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Prospecção ativa: Veja como te ajudar a atrair os melhores leads!

Prospecção ativa é um trabalho em que a empresa busca clientes em potencial. Ele envolve estratégias de atração e as organizações precisam utilizar recursos atuais para convencer os prospects sobre sua capacidade em atendê-los.

Ampliar o número de clientes é um objetivo comum entre as empresas, e não faltam motivos para isso. Quanto mais clientes, mais lucros e credibilidade, e a prospecção ativa é uma estratégia sólida que ajuda a gerar oportunidades.

Mas não basta selecionar alguns nomes e entrar em contato por telefone. Para prospectar com qualidade, é necessário saber desenvolver esse trabalho e adotar uma postura mais incisiva.

Mais do que prospectar, é necessário estabelecer uma rotina fixa e contínua, que vai trazer mais regularidade para a entrada de novos clientes. Ademais, uma boa prospecção depende de planejamento e boas bases.

Trata-se de uma estratégia utilizada pelas empresas há muito tempo, mas quem está começando agora ou nunca fez esse trabalho antes, pode ter muitas dúvidas sobre ele.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é prospecção ativa, como ela auxilia na busca por leads e dar algumas dicas para prospectar. Confira.

 

O que é prospecção ativa?

Prospecção ativa nada mais é do que buscar clientes, utilizando uma estratégia de pesquisa e contato. A organização precisa descobrir quais clientes teriam interesse no que ela oferece e a partir disso fazer uma proposta.

Esse tipo de trabalho foi comum durante muitos anos, principalmente quando os canais digitais ainda não eram tão desenvolvidos, as empresas costumavam investir em publicidade offline e ligações.

As ligações eram o principal meio de prospecção ativa, mas com o avanço dos recursos, hoje em dia, uma empresa de aluguel de rolo compactador de solo tem acesso a outras estratégias que ajudam a atrair clientes.

Uma das estratégias de marketing digital mais populares atualmente é o inbound marketing. Trata-se da criação de conteúdo que mostra para os consumidores o valor da marca e quais são os produtos e serviços oferecidos por ela.

As estratégias de atração servem para construir fluxo de visitas em sites e páginas usadas pela empresa. A partir disso, é possível fazer ofertas e converter os visitantes em leads que serão trabalhados ao longo do funil de vendas.

Embora o inbound marketing seja muito eficaz, não deve ser a única opção da companhia. Justamente por isso, a prospecção ativa continua sendo um excelente mecanismo para levar as soluções ao conhecimento dos consumidores.

Mas para trabalhar dessa forma, é necessário conhecer as necessidades do público e desenvolver ofertas que atraiam o interesse das pessoas.

 

Como a prospecção ativa ajuda as empresas

A prospecção ativa ajuda um fabricante de forro de isopor decorado a encontrar leads qualificados para as estratégias de vendas. Ela ajuda os negócios de muitas maneiras, como:

  • Reduz o ciclo de vendas;
  • Reduz o custo de aquisição de clientes;
  • Melhora a qualificação;
  • Comenta as conversões;
  • Aumenta o retorno sobre os investimentos.

A prospecção ativa acelera a tomada de decisão por parte do futuro cliente, por conta disso, consegue reduzir consideravelmente a duração do ciclo de vendas.

Ela também interfere no custo de aquisição de clientes (CAC), uma métrica usada para saber o quanto a empresa gasta para atrair novos consumidores.

Quando a organização investe em prospecção ativa, tem total controle sobre seu funil de vendas, e devido à qualificação mais eficiente, reduz o fluxo de leads imaturos que chegam até os vendedores.

Consequentemente, o desempenho da equipe de vendas vai melhorar muito, reduzindo o tempo necessário para trabalhar a oportunidade.

Durante a prospecção ativa, a qualificação acontece simultaneamente à abordagem porque o vendedor precisa coletar informações sobre o prospect.

Ao aplicar a filtragem para se comunicar apenas com quem se encaixa no perfil de cliente ideal, uma empresa de manutenção de ponte rolante consegue avaliar boas negociações e buscar contatos que estejam alinhados a esse padrão.

Os vendedores, por sua vez, terão mais clareza acerca das soluções oferecidas pela empresa e quais correspondem às necessidades do prospect.

A corporação que consegue controlar seu funil de vendas, naturalmente vai obter boas taxas de conversão. A prospecção ativa melhora a qualidade das oportunidades e potencializa as abordagens, por meio de conhecimento produzido ao longo do tempo.

O vendedor consegue compreender qual é a real situação do lead, e por isso fica mais fácil nutri-lo e fechar boas vendas.

Por fim, assim como a prospecção interfere no custo de aquisição de clientes, reduzindo esse valor, aumenta consideravelmente o retorno sobre os investimentos (ROI).

Para prospectar clientes dessa forma, um fabricante de escada com vidro e madeira precisa fazer um investimento inicial um pouco mais robusto, no entanto, ele trará resultados muito mais rápidos, em comparação com outras estratégias.

Isso acontece por conta do aumento da eficácia na qualificação de leads e no modo como o time comercial trabalha sua abordagem.

 

Dicas para fazer uma boa prospecção ativa

Para ter sucesso com essa estratégia e alcançar todos os objetivos do seu negócio, é necessário saber trabalhá-la, e algumas dicas para isso são:

 

Ser consistente

O problema mais comum durante a prospecção ativa é a falta de consistência e coerência. O vendedor vai prospectar até ter compromissos o suficiente para deixar de procurar clientes.

A partir do momento em que essa quantidade diminui, ele volta a prospectar novamente. Mas para que isso seja realmente bom e estabelecer um fluxo constante de clientes potenciais, é necessário ser consistente.

Independentemente da quantidade de negócios, o vendedor precisa ter tempo para prospectar e com isso manter o fluxo de negociações.

 

Prospectar com qualidade

O processo de vendas de uma empresa especializada em avcb para igrejas deve melhorar continuamente, e com a prospecção ativa, essa necessidade não é diferente.

A organização que trabalha bem sua prospecção consegue fazer poucas chamadas e trabalhar menos, uma vez que qualifica melhor os prospects.

Para alcançar esse patamar, é necessário estudar a fundo as estratégias de prospecção e buscar a eficiência todos os dias.

 

Controlar os números

Imagine que um vendedor foi a um evento com duração de 4 horas e conversou apenas com 1 ou 2 prospects. Este é o exemplo perfeito de um profissional que não soube usar adequadamente seu tempo de prospecção.

Agora, se outro vendedor entrar em contato por telefone e conseguir fazer 10 prospecções qualificadas, está fazendo um excelente uso de seu tempo.

Fazer uma boa gestão do tempo é fundamental porque só assim um fabricante de guarda corpo de vidro para piscina vai manter o foco nas atividades certas.

 

Definir uma meta diária

É muito importante ter um número em mente para que ele se torne sua meta, ou seja, aquilo que você quer atingir no dia a dia e que será analisado por meio de indicadores de vendas.

Independentemente da quantidade estabelecida, é sempre importante impactar novas pessoas que nunca ouviram falar da marca ou não conhecem o que ela faz.

Procure atingir uma quantidade x de pessoas que ainda não conhece, podendo usar diferentes meios para isso, como telefone e e-mail.

Durante esse período, o que importa é começar com uma quantidade que não seja fantasiosa e que você possa aumentar aos poucos.

Além disso, o vendedor de um fabricante de forro de pvc decorado deve ser proativo com os contatos no dia a dia e fazer da prospecção ativa sua prioridade.

 

Criar mensagens irresistíveis

Se você entrar em contato com o prospect e ele não atender, deixe uma mensagem realmente eficaz e que vai fazer com que a pessoa entre em contato novamente.

O conteúdo da mensagem precisa ser atraente e despertar a curiosidade de quem está do outro lado da linha.

 

Fazer o que for necessário

O vendedor precisa estar verdadeiramente comprometido com o número de prospects que deseja conseguir para que sua estratégia de prospecção ativa seja realmente bem-sucedida.

Mas, geralmente, isso significa fazer milhares de ligações, bater em muitas portas e falar com centenas de pessoas para chegar à meta que você estipulou.

Ao fazer isso, o vendedor de uma empresa de instalação de parede drywall apartamento conseguirá atingir uma boa quantidade de pessoas e aumentar o número de vendas e oportunidades de negócios consideravelmente.

 

Considerações finais

A prospecção ativa é uma estratégia que precisa fazer parte dos negócios que querem aumentar suas vendas e levar seus produtos e serviços ao conhecimento de uma quantidade maior de consumidores.

O segredo é saber como fazer a prospecção para alcançar as metas e objetivos estipulados. Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o assunto e de que maneira trabalhar essa estratégia de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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