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Quais são as tendências que vão facilitar as estratégias de marketing?

A disputa por um lugar no mercado e pela atenção dos clientes está cada vez mais acirrada. O aumento da difusão dos serviços de entrega e a internet fizeram com que essa competição aumentasse, e as estratégias de marketing vieram para salvar esse cenário.

Com tantos desafios para ganhar destaque entre a concorrência, os empreendimentos procuram novas formas de apresentar o seu produtos, e muitas dessas novas soluções estão ligadas ao marketing digital.

Essa possibilidade cria um ambiente mais positivo para os pequenos negócios, uma vez que eles precisam de um investimento baixo para começar.

Aliás, as estratégias de marketing digital vão muito além de alavancar vendas. Com o planejamento correto, a marca estará capacitada para apresentar melhor o seu produto ou serviço.

Esse processo cria uma consciência de marca, além de vender mais e gerar clientes mais fiéis.

No caso das pequenas empresas, com menos potencial de investimento, é essencial que haja aprofundamento nas ferramentas de marketing para otimizar o montante investido. 

Uma das formas para isso é priorizar os canais mais lucrativos, ampliando sua ação e efeito. Essa é a chave de sucesso da maioria das campanhas de marketing de sucesso. 

Assim, uma empresa de troca óleo que promove o seu trabalho por meio das redes sociais e impulsionamento de campanhas de seu site precisa monitorar o resultado das duas frentes antes de decidir em quais delas investir.

Esse raciocínio inclui um conceito muito importante, que é a performance. Quando você planeja a sua estratégia de marketing digital tendo o desempenho como guia, seu investimento rende mais e o resultado cresce de forma considerável.

A grande maioria das plataformas de marketing digital permite que se comece com um investimento relativamente baixo, que aumenta conforme os indicativos mostram uma evolução positiva para a empresa. 

 

O que saber antes de investir em marketing digital

Criar uma presença online é o foco principal de qualquer estratégia de marketing digital. Nos dias de hoje, o crescimento de qualquer organização está relacionado a isso. 

A grande maioria das pessoas já procuram produtos primeiro pela internet, ao invés de ir diretamente à loja. Portanto, sua empresa deve estar lá.

Todas as ferramentas relacionadas ao ambiente digital estão inseridas dentro da proposta de estratégia de marketing digital.

Ou seja, uma empresa de lavagem e higienização de carros pode investir no uso de redes sociais, inbound marketing, marketing de relacionamento e uma série de outras vertentes.

Muito do marketing pode ser absorvido só pela forma que as pessoas consomem as campanhas de outras empresas. Por mais que cada um seja único, muitos hábitos de consumo são parecidos e coletivos.

Ao pesquisar por um serviço como de vistoria do carro, irão aparecer os resultados orgânicos e os resultados patrocinados. A partir disso, os links patrocinados serão oferecidos para você novamente em novas páginas, até que a venda seja concluída.

Essa é só uma das formas de como uma empresa pode impactar o seu público, mas antes, ela precisa saber qual é o seu público. Para isso, é necessário levantar dados tanto dos seus consumidores quanto do mercado em geral, e definir uma persona.

Persona é um conceito do marketing digital que explora a ideia de encontrar o público ideal para o seu negócio, e a partir disso, coordenar as ações para atingir esse perfil determinado de clientes.

O marketing digital mudou completamente a forma como as empresas se comunicam para promover o seu negócio. O termo em si tem se popularizado, e com cada vez mais acesso aos meios digitais, é importante que o mercado entre em franca expansão.

Com o marketing digital, é menos comum que pessoas visitem a loja ou entre em contato com um vendedor, por isso, é preciso que a comunicação seja assertiva e eficiente em apresentar o produto sem criar dúvidas.

A internet mudou a forma como as pessoas se relacionam e se comunicam com marcas, isso porque as plataformas online permitiram que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo, interagindo e até criando conteúdo para a marca.

As estratégias de marketing digital também permitiram que as empresas alcançassem um número muito maior de pessoas.

Assim, se antes uma empresa de chave de carro codificada disputava a atenção de quem passava em frente a sua fachada, agora ela está na internet, visível para milhares de pessoas todos os dias. 

Esse fenômeno apresenta dois resultados diferentes. No primeiro, pessoas que não visitaram uma empresa podem conhecer tudo sobre seu produto no ambiente digital da empresa, seja ele a rede social ou website.

Isso se manifesta com pessoas que moram distantes da empresa e podem comprar os produtos depois de tomar conhecimento pela internet. Assim, uma empresa de rastreador carros joão pessoa, pode oferecer seus serviços para todo o país.

No segundo caso, a empresa que quer ou manter seu trabalho com uma atuação regional pode segmentar as estratégias para a sua localidade.

Deste modo, as pessoas vão ser apresentadas a sua empresa por meio do marketing digital, fator que aumenta de forma considerável a credibilidade. 

 

Principais tendências do marketing digital

As estratégias de marketing digital permitem que uma empresa fature mais, dinamize a sua divulgação e crie uma presença nas plataformas.

Além disso, estar atento às novidades pode fazer com que uma empresa de montagem de pneus novos ganhe nos processos de:

  • Produção de elementos criativos e postagens; 
  • Programação de posts nas plataformas para os horários mais efetivos;
  • Monitoramento no desempenho dos conteúdos e dos investimentos em tráfego;
  • Criação de disparos em e-mail marketing; 
  • Geração de uma lista de interessados (ou leads);
  • Conversão de clientes através de páginas de venda;
  • Otimização SEO dos links da empresa nos motores de busca.

O marketing é um meio muito volátil, sendo preciso investir nas plataformas em que o seu público está, e para isso é fundamental conhecer a audiência e estar antenado nas novidades.

Novas plataformas e métodos surgem todos os dias com aplicativos, inovações e tecnologias para distribuir melhor os conteúdos.

As tendências passam por um processo de maturação, ou seja, leva um tempo até que uma novidade se consolide e tenha um ápice de rendimento. Rastrear essas inovações no início vai facilitar o crescimento da empresa.

A própria empresa passa por um processo parecido com o de um treinamento para quem tem medo de dirigir, isso por que leva tempo até que ela encontre as melhores formas de investir.

O marketing digital permitiu que um empreendimento comece com um investimento pequeno e amplie conforme os resultados aparecem.

Quem pesquisou um pouco sobre marketing já se deparou com o conceito de marketing de conteúdo, um dos modelos mais populares atualmente.

O marketing de conteúdo se baseia na criação de conteúdo relevante para a audiência, a fim de manter o relacionamento e educar o público, gerando credibilidade e identificação. 

Uma empresa especializada em injeção eletrônica motor ap pode criar um blog ou um perfil nas redes sociais para difundir conteúdos sobre as novidades do mercado, seus processos e outras questões relacionadas, além de conversar com a audiência.

Uma tendência para reconstruir a presença digital de uma empresa é adaptá-la aos dispositivos móveis. O Mobile Marketing foca as estratégias nesses dispositivos porque esses são o maior número de usuários hoje na internet.

Tal visão inclui a atenção ao design de sites e aplicativos, para que as pessoas consigam navegar com mais facilidade e interatividade. Uma página com boa navegação cria menos barreiras, aumentando consideravelmente a conversão.

Outra tendência popular em franco crescimento é a criação de estratégias de marketing focadas em conteúdo audiovisual. Webinars, videoaulas e vídeos curtos são muito eficientes, tanto para o engajamento quanto para a conversão.

Cada vez mais se faz importante a atenção aos grandes dados que podem ser coletados durante a campanha de marketing. Com esses números em mãos, é possível direcionar as ações para os pontos que mais geram resultado. Esse processo é intitulado Big Data.

 

Considerações finais

O marketing digital também tem se tornado uma opção extremamente rentável graças às ferramentas de automação. Essas permitem realizar o monitoramento e o envio de mensagens ou e-mails de forma 100% automática.

Um segundo passo desse conceito é explorar a criação de robôs (ou chatbots) para ações específicas. Esses conjuntos de programação são extremamente eficientes para direcionar o atendimento ao cliente com mais eficiência e agilidade.

Cada vez mais inseridas no nosso cotidiano, os aplicativos de mensagem são o próximo alvo das estratégias de marketing digital. Com milhares de usuários ativos, muitas empresas já colhem os resultados de investir em estratégias focadas nesses aplicativos.

Com mais empresas criando conteúdo, é uma grande tendência que esses conteúdos fiquem repetitivos. Nesse contexto, surgem conteúdos mais interativos como os podcasts, documentários e séries produzidas para apresentar os ideais e a identidade das empresas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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