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Quais tipos de anúncios são mais adequados para um e-commerce?

Divulgar um e-commerce por meio de marketing digital, pede como conhecimento o entendimento sobre os tipos de anúncios que podem ser mais bem utilizados em cada tipo de preferência, sendo ainda essenciais para empresas que vendem online.

E-commerces ou lojas online, são grandes ferramentas para empresas que desejam focar em clientes que preferem comprar em casa, por meio de celulares ou outros dispositivos, e que muitas vezes estão em uma distância geográfica considerável.

Com a explosão da popularidade da internet e das redes sociais, o e-commerce passou a ser não apenas mais uma forma de venda, mas uma sobrevivência para grande parte das lojas, o que trouxe uma maior demanda para o entendimento do marketing.

As estratégias de marketing, em especial o marketing digital, permite que essas empresas ampliem suas formas de relacionamento e de divulgação de seus conteúdos. 

Anúncios: o que são e seus principais tipos

São muitos os tipos de anúncios e suas utilidades, fazendo com que o estudo da receptividade de cada um deles para as empresas seja algo essencial no estudo sobre o marketing digital. 

Veja abaixo um pouco mais sobre cada um das opções:

Sites

Provavelmente você já deve ter visto dentro de sites nos quais já entrou alguns anúncios de lojas, marcas e empresas, até mesmo de eventos, que ficam em diferentes lugares, quase sempre ofertando uma promoção ou tentando uma conexão visual interessante.

Essas são formas de anúncio quase sempre preferidas pelas empresas, visto que são uma maneira de interagir exatamente com o público que compra seus produtos, como no caso de uma loja de judogi Adidas, que chega exatamente ao seu cliente alvo.

Isso acontece porque, por meio do Google, é possível saber exatamente quem são as pessoas que acessam sites de assuntos variados, e entender que seu público provavelmente estará em uma plataforma, que será então, utilizada para anunciar.  Esses anúncios são conhecidos com Google Display.

Redes Sociais

Redes sociais são boas plataformas de anúncios, e também as mais prováveis de serem vistas pelos públicos de empresas, visto que grande parte dos consumidores está nas redes, interagindo com empresas, marcas e pessoas.

Por meio de publicidades entre stories, que são mecanismos dentro de grande parte das plataformas, e anúncios que podem atingir pessoas que não são seguidoras da marca, podendo incluir possibilidades de compras futuras por quem se interessar.

Para isso, assim como em todas as outras formas de anúncios, é importante ter grande controle sobre uma excelente comunicação visual e escrita, para que além de chamar atenção para a compra, induz também para o interesse sobre a empresa.

Links patrocinados

Os links patrocinados fazem com que empresas encontradas, por meio de buscadores, sejam facilmente consideradas ótimas opções de compra. 

Isso acontece, pois esses links que direcionam para as páginas aparecem em primeiro lugar em uma pesquisa.

Essa é uma excelente oportunidade para marcas, como uma grande empresa de projeto de loja de roupa, que já tem uma boa atuação no mercado, sejam ainda mais conhecidas, caso não tenham ampla atuação ou popularidade no mercado.

Outra boa vantagem é entender de que forma as pessoas estão procurando sua empresa, como por meio de relatórios, já que por meio dessa informação é possível encontrar as melhores respostas sobre as preferências do cliente.

Principais dicas para anúncios para e-commerce

Veja abaixo algumas dicas essenciais para fazer com que os anúncios do seu e-commerce atinjam grandes índices de sucesso, promovendo não apenas grandes resultados de vendas, mas também fazendo com que uma empresa entenda de fato seu público.

Conheça seu público

Entender o público-alvo para o qual você está trabalhando é essencial para que grande parte de suas estratégias funcionem.

Visto que serão para clientes específicos que você estará vendendo, e cada um dos gostos e interesses dessas pessoas é específico.

Por exemplo, para uma empresa de serviço de frete e transporte de pequenas cargas, é possível que uma venda possa acontecer por meio de telefones e contatos frequentes com os tomadores de decisões, algo que difere do público de uma loja de roupas.

Dessa forma, é importante ter em mente algumas informações agregadas a esse público, como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Classe Social;
  • Localização;
  • Gostos específicos.

Essas informações quase sempre aparecem por meio de pesquisas bem direcionadas, feitas e depois analisadas, para que possam ser transformadas em conteúdos e anúncios focados em um público específico e cada vez mais parecido com o que a empresa entrega.

Dessa forma, sempre que for iniciar uma campanha, em especial aquelas que investem em anúncios, é essencial ter em mãos as informações certas sobre o público-alvo e suas especificações, o que abre espaço para uma melhor segmentação.

Faça estratégias segmentadas

Imagine que em uma empresa de roupas femininas para revenda, grande parte das clientes sejam mulheres empresárias, que possuem lojas físicas dentro de uma localidade. No entanto, o negócio tem visto crescer um público de homens donos de lojas.

Ainda que este não seja o maior público que a empresa tem, entender que esse é um segmento a ser apostado, assim que ele apresentar melhores números, passa a ser uma realidade interessante, ainda mais para empresas que querem testar seus anúncios.

Por isso, é interessante a aposta em anúncios segmentados, que podem ser administrados para atingir não apenas um grupos específico, mas uma localidade, um tipo de gênero, uma idade, dentre outras informações que a empresa tenha dessas pessoas.

Com tudo em mãos, fica mais fácil colocar em prática testes e outras possibilidades que talvez tragam uma maior identificação com potenciais públicos, testando e entregando resultados sobre essas estratégias para equipes de marketing de empresas.

Produza testes A/B

A produção de testes A/B são essenciais para saber se uma proposta de comunicação está sendo bem recebida pelo público-alvo ou não.

Isso acontece porque, ainda que a empresa tenha todas as informações sobre o consumidor, suas formas online podem ser múltiplas.

Por exemplo, clientes de uma empresa de confecção de uniformes podem estar mais interessados em anúncios que aparecem mostrando os números de promoções ou de descontos, evitando saber mais sobre como as roupas ficam vestidas.

Em outro caso, uma loja de vestidos pode ter como resultado de maior popularidade um anúncio com fotos de vestidos e seus tecidos, independente de mostrarem os valores ou possíveis números para contato, como grande parte do segmento faz.

Para isso existem os testes, para que duas formas de uma mesma campanha sejam comunicadas, onde será verificada a melhor e mais conectiva forma de interação, que irá trazer maiores resultados para uma empresa, em uma questão de interação.

Ofereça cupons

Para um e-commerce, é interessante que dentro de seus anúncios, ele mantenha uma ligação rápida e direta com seus clientes direcionando para o site de compras, visto que esse será o local onde essas pessoas vão consumir seus produtos e serviços.

Dessa maneira, uma das principais ideias que lojas e empresas utilizam online, é a divulgação de cupons e outros descontos.

Algo que rapidamente chama a atenção dos clientes, e os leva diretamente para o site e para o fechamento de um negócio.

Também é interessante divulgar os produtos separadamente com seus descontos, como no caso de uma camiseta dry fit branca masculina, que pode aparecer com um valor com desconto ao lado, causando uma forte atração para a página.

A melhor forma que será utilizada só poderá ser idealizada com testes e com a análise das melhores formas de comunicação com o público, o que demanda maior atenção da própria empresa. Ainda assim, cupons e descontos sempre serão populares.

Foque na melhor comunicação

Não esqueça que anúncios e diferentes formas de estratégias de marketing digital focam sempre nas comunicações com o público, e que além de uma forma visual interessante é preciso focar, ainda, em uma redação clara e objetiva.

Por isso, não deixe de focar nesse quesito, como sendo o principal dentro da estratégia na sua empresa, lembrando ainda de entender quais são as melhores frases e palavras para cada tipo de público que você estará lidando.

Digamos que você esteja fazendo a estratégia de marketing para uma empresa de camiseta personalizada com logo, que tenha como principais clientes pessoas que consideram uma excelente forma visual de produtos, bem como sua visualização gráfica.

Considerações finais

Por meio de anúncios, é possível que empresas passem não apenas a divulgar da melhor forma seus produtos, mas também entender seus clientes por meio de dados e informações vindos de relatórios, como em uma página de entrega expressa motoboy.

Entendendo essas ferramentas e utilizando as principais dicas, fica fácil que as empresas possam investir bem em suas propagandas, atendendo exatamente o que seus públicos esperam deles.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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