O macroambiente trata-se de fatores que podem impactar a competitividade e rentabilidade do negócio. Ele é composto por forças ligadas à corporação e pode impactar sua capacidade competitiva.
Também diz respeito a variáveis externas complexas, como no caso dos ambientes sociais, econômicos, naturais e políticos, podendo interferir no funcionamento da empresa de maneira positiva ou negativa.
São variáveis que podem afetar a sociedade e suas atividades, uma vez que envolve assuntos relacionados à população.
Qualquer negócio que queira ter sucesso com suas ações e obter resultados positivos, precisa analisar e estudar o macroambiente.
Só que na hora de fazer isso, muitos empreendedores têm dúvidas sobre como proceder em uma análise construtiva e fazer com que a organização cresça.
A estratégia é o caminho que a companhia vai percorrer para alcançar seus objetivos, mas para que ela exista, é necessário determinar o ramo de negócio, estabelecer alguns princípios, conhecer o público-alvo, definir os preços e uma série de outras necessidades.
Conhecer o macroambiente é fundamental nesse processo, e para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo vamos definir o que é macroambiente, como estudá-lo e a importância disso para o desenvolvimento do negócio.
Macroambiente: do que se trata?
O macroambiente é composto por fatores externos e que não podem ser controlados pela empresa. Ele é muito mais complexo do que o microambiente, e suas forças são:
- Questões econômicas;
- Questões legais e políticas;
- Ambiente demográfico;
- Ambiente natural;
- Ambiente tecnológico;
- Ambiente cultural.
Quando uma empresa de quadro de gestão analisa as questões econômicas, compreende melhor os hábitos de compra do consumidor e o que pode afetar o poder de compra.
As questões políticas e legais, por sua vez, são as leis, pressões e questões governamentais que podem limitar a corporação e as pessoas.
O ambiente demográfico diz respeito ao estudo da população, levando em conta várias características importantes, como idade, etnia, sexo, localização, dentre outras informações relevantes para a marca saber como os indivíduos se comportam em seu mercado.
Quanto ao ambiente natural, ele se forma por meio dos recursos naturais que a companhia usa como subsídio e que pode ser afetado por aquilo que é usado pela equipe de marketing.
Já o ambiente tecnológico está relacionado ao desenvolvimento da empresa para que ela possa utilizar essa força e conquistar o sucesso de suas estratégias.
Por fim, o ambiente cultural são instituições e forças que possam afetar os valores da companhia e o modo como as pessoas enxergam a marca, podendo até mesmo atingir as preferências do público e seu comportamento.
Ao analisar o macroambiente, uma empresa de portaria virtual percebe que essas forças podem impactar tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa as estratégias de marketing.
Como fazer essa análise?
O estudo do macroambiente empresarial precisa ser trabalhado para que a empresa compreenda de que maneira as forças externas se comportam e como podem impactá-la.
Por essa razão, é necessário compreender o ambiente demográfico, questões econômicas, ambiente natural, tecnológico, ambiente cultural, além das questões políticas e legais.
Só que, para fazer uma análise do ambiente, é necessário investir em pesquisas e estudos complexos para levantar todas as informações, e assim desenvolver estratégias de marketing mais inteligentes.
É importante saber para qual ambiente demográfico a companhia atua, sua situação econômica, se afeta o poder de compra dos consumidores e quais são os recursos naturais que a equipe de marketing utiliza.
Outro ponto fundamental é verificar de que maneira acontece o desenvolvimento e a pesquisa por parte da corporação, com o objetivo de melhorar os lucros, saber quais são as questões políticas e legais que limitam as atividades e de que modo o público a enxerga.
Uma empresa de centrais na nuvem precisa saber quais são as características demográficas dos indivíduos que compram com ela.
Outro ponto importante é saber de que maneira a situação econômica atual está afetando, de maneira positiva ou negativa, os hábitos de compra dessas pessoas.
A organização precisa procurar saber como seus funcionários estão usando os recursos naturais, e de que modo a própria corporação tem investido em pesquisas que consigam melhorar seus processos.
Uma análise do macroambiente também depende de saber quais aspectos políticos e legais influenciam nas limitações do negócio, além das características culturais dos clientes.
Responder todas essas perguntas é fundamental para desenvolver um bom estudo do macroambiente. Mas também é importante destacar que as informações precisam ser organizadas de maneira inteligente.
É assim que a corporação vai elaborar iniciativas e ações de marketing, de maneira organizada e planejada, garantindo o sucesso de suas campanhas.
A importância de estudar o macroambiente
Estudar o macroambiente é vital para o negócio porque ajuda a formar o plano estratégico da empresa, além de servir como fonte de informação no que tange a viabilidade de implantação de atividade no setor econômico.
Desde o momento de abertura de empresa eireli, é fundamental analisar o macroambiente para descobrir possíveis tendências, tanto de ameaças quanto de crescimento, posto que podem impactar o negócio de muitas maneiras.
Apesar disso, vemos muitos empreendedores se arriscando no mercado porque não analisam as informações do macroambiente. O único ponto que eles observam são os concorrentes diretos ou a crença de que não possuem concorrentes.
O estudo do macroambiente não quer dizer que o negócio está livre de riscos quanto aos investimentos no setor, entretanto, consegue minimizar os riscos e funciona como sinalizador.
Ele mostra onde o gestor precisa prestar mais atenção, em relação aos diferentes aspectos que englobam o macroambiente.
Ao fazer uma análise desses fatores, um escritório de consultoria contábil identifica tendências que podem gerar oportunidades ou ameaças para a implantação de uma empresa.
Analisar o macroambiente, juntamente com a análise da indústria, considerando as forças competitivas, é uma maneira de obter subsídios para criar um excelente plano estratégico do negócio.
O estudo do macroambiente cria uma maneira apurada de enxergar o mercado, uma vez que amplia os horizontes e mostra tendências que podem não ser percebidas pelos gestores.
Ao avaliar a implementação de um negócio, muitos empreendedores costumam observar apenas o mercado local como uma referência.
Por outro lado, ao fazer um estudo do macroambiente, fica mais fácil desenvolver um plano estratégico, com informações sobre os diversos setores e que podem estar envolvidos com o negócio de maneira direta ou indireta.
O que fazer depois desse estudo?
Depois que um fabricante de pasta para documentos personalizada levantou todas as informações relacionadas aos fatores do macroambiente, pode confrontar as informações e cruzá-las com as ameaças, oportunidades, forças e fraquezas.
Esse processo é conhecido como análises SWOT, uma estratégia fundamental para o planejamento estratégico. Ela complementa de maneira analítica o estudo feito até então e consegue iniciar a estratégia.
Por meio desse método, é possível ter uma visão mais clara do mercado em que o negócio atua, e consequentemente, poder fazer interferências nele.
Por exemplo, como pontos fortes e oportunidades, um fabricante de caderno personalizado pode tirar o máximo de partido desses pontos para aproveitar ao máximo as oportunidades.
Quanto às ameaças e pontos fortes, também é possível aproveitá-los ao máximo e minimizar os efeitos das ameaças detectadas.
Em contrapartida, existem os pontos fracos e as oportunidades. Neste caso, a organização pode desenvolver estratégias que ajudam a minimizar os efeitos negativos dos pontos fracos, mas sem deixar de aproveitar as oportunidades que aparecem.
Como último exemplo, também existem as ameaças e os pontos fracos. Ao identificar-se situações que se encaixam dessa maneira na análise SWOT, a companhia precisa desenvolver estratégias para minimizar os pontos fracos.
Além disso, é necessário enfrentar as ameaças de frente, para evitar que elas se tornem problemas maiores e possam causar prejuízos e danos piores ao negócio.
Essa ação se aplica a qualquer tipo de empresa, desde uma gráfica especializada em impressão de folhetos, até lojas, indústrias, prestadores de serviços e assim por diante.
Considerações finais
Para estudar o macroambiente é necessário reunir todas as questões que o envolvem. Ao fazer isso, a organização vai conseguir agir de maneira sólida em seu mercado e elaborar estratégias de marketing que vão impactar o público certo.
Existem vários fatores que podem influenciar as estratégias de marketing, e conhecer o macroambiente é uma maneira de otimizá-las e torná-las mais assertivas.
Isso acontece porque todos os fatores que podem influenciar essas ações são levantados e discutidos durante uma pesquisa profunda das questões externas.
Contudo, é essencial lembrar da necessidade de unir teoria e prática para obter os resultados desejados, que podem ser os mais diferentes possíveis, como conquistar mais clientes, dentre outros.
Se a empresa fizer um bom estudo de macroambiente, vai conseguir lidar com essas questões com mais facilidade e obter resultados cada vez melhores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.