INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Qual a importância dos KPIs em uma estratégia de marketing digital?

Os KPIs são métricas que ajudam a mensurar o desempenho das estratégias de marketing e demais processos de gestão de uma companhia.

O principal diferencial de uma estratégia de sucesso é o acompanhamento constante de seu desempenho. Isso significa que as organizações que têm o hábito de acompanhar suas estratégias são mais bem-sucedidas.

Essa análise mostra para a organização o que funciona e o que não funciona em sua estratégia, tanto de marketing quanto de gestão, e assim por diante. Em resumo, é a melhor maneira de analisar os resultados com base em números.

As informações obtidas permitem que a empresa descubra se os resultados que alcança estão de acordo com aquilo que ela almeja e se compensam os investimentos feitos.

Os indicadores de performance também evitam que todo o valor aplicado em marketing não seja desperdiçado com ações que não trazem resultados ou benefícios. 

No entanto, apesar de ser fundamental, não é difícil encontrar gestores empreendedores que não compreendem a importância do KPI.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de KPIs, os tipos existentes e qual a importância desse indicador para as estratégias de marketing digital. Acompanhe!

 

KPI: o que é?

Sigla para Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Performance, o KPI serve para medir se uma estratégia está trazendo os objetivos almejados pela organização.

As empresas podem medir diferentes indicadores, e tendo em vista que o fluxo de informações é constante, a principal dúvida é saber quais indicadores acompanhar.

O KPI pode ser representado por um número ou por um percentual, por exemplo, quando uma empresa de segurança para eventos mede quantas páginas de seu site o mesmo visitante visualizou.

Ela também pode identificar a taxa de rejeição de uma página específica em seu blog, e a partir disso, obter um percentual. Mas é muito importante não confundir KPI com métrica, mas ela pode se transformar em um indicador de performance.

Em outras palavras, é correto afirmar que os KPIs ajudam as empresas a conquistarem seus objetivos, ao passo que a métrica é o único fator que deve ser medido.

A partir do momento em que essa métrica se torna relevante o suficiente para as estratégias do negócio, então pode ser transformada em KPI.

Independentemente disso, é necessário levar em conta alguns fatores que pesam nas tomadas de decisão do negócio. Por essa razão, é fundamental saber escolher os indicadores e de que maneira a métrica se transforma.

Portanto, é possível afirmar que o KPI deve ser valioso para auxiliar a companhia, no sentido de ajudá-la a tomar decisões mais eficientes e inteligentes.

 

Quais são os tipos de KPI?

Uma empresa de internet pode usar diferentes tipos de indicadores-chave para medir suas estratégias. Contudo, para que eles façam sentido, é necessário avaliar dados e fazer pesquisas no dia a dia.

Os indicadores devem ser usados levando em conta os interesses da corporação, e dentre os seus tipos estão:

 

1 – KPIs primários

Esses indicadores são muito importantes para os objetivos do negócio e mostram o quanto ela está lucrando. Por exemplo, no que diz respeito às estratégias de marketing digital, os indicadores primários se referem a:

  • Receita por compra;
  • Número de leads;
  • Receita total;
  • Custo de aquisição por leads (CAC);
  • Taxa de conversão.

Independentemente de qual indicador você prefere usar em seu negócio, primeiro é importante levar em conta o principal objetivo da companhia.

2 – KPIs secundários

Um dos papéis dos gestores empreendedores é acompanhar o desenvolvimento e o resultado das estratégias colocadas em prática.

Os KPIs mostrados por um colaborador atestam que os testes e gerenciamento feitos pela companhia estão trazendo resultados.

Os indicadores secundários reforçam os primários, e dentre os principais estão o preço médio por transação, custo por lead em cada etapa do funil, origem do tráfego, custo por visitante, visitantes recorrentes, assinantes do blog, dentre outros.

Além de justificar os indicadores primários, os secundários mostram de que maneira um escritório especializado em abertura de empresa eireli está atingindo seus resultados.

 

3 – KPIs práticos

Ao elaborar uma campanha de marketing digital, é fundamental realizar alguns testes que mostram um pouco sobre o comportamento, características e de que maneira o usuário faz uma aquisição.

Este tipo de KPI pode falar sobre diversos pontos, como visualização das páginas, melhores landing pages, interações, visitantes, tráfego, conteúdos mais lidos, palavras-chave mais pesquisadas, entre outros.

O objetivo dos KPIs práticos é entender os pontos importantes para os objetivos do negócio e de que maneira ele pode melhorar seus resultados.

Os indicadores primários, secundários e práticos são importantes para promover mudanças na empresa, tanto em seus processos internos quanto nos processos externos.

 

Por que os KPIs são importantes no marketing?

Pense que, se a função dos KPIs é medir o desempenho das estratégias de marketing, de modo a fazer com que a empresa alcance seus objetivos, não é difícil compreender por que eles são essenciais.

O gestor de marketing de uma empresa de consultoria fiscal utiliza essas informações para melhorar as campanhas de comunicação e desenvolver melhor a imagem da marca perante os consumidores.

É por meio desse processo que as estratégias estabelecidas se mantêm alinhadas com os propósitos do negócio e focadas nos objetivos que ele deseja alcançar.

Com base nos resultados apontados pelos indicadores, é possível quantificar o desempenho de uma companhia e o que deve ou não ser mudado em suas estratégias.

Os profissionais de marketing também se baseiam nas informações trazidas pelos diferentes tipos de indicadores para decidir mudanças que precisam ser implementadas dentro das estratégias de marketing, otimizando o investimento.

Mensurar resultados é extremamente importante dentro do marketing digital. Aliás, pode-se dizer que o maior diferencial do marketing pela internet é a mensuração, algo que ainda não é possível por meio do marketing tradicional.

Para aproveitar bem o potencial desses indicadores, uma escola de cursos online pode utilizar ferramentas para essa finalidade, que são muito eficientes, independentemente do segmento do negócio.

Toda vez que uma empresa investe em marketing digital, ela precisa visualizar suas ações, para mudá-las o quanto antes, caso seja necessário e assim direcionar melhor seus esforços.

A análise se baseia em cada uma das metas da marca, permitindo que as ações sejam acompanhadas enquanto ainda estão em andamento.

O gestor compreende o desempenho das campanhas criadas, e as ferramentas são tão intuitivas que até mesmo quem tem pouco conhecimento em marketing digital consegue acompanhar os resultados.

Inclusive, se uma escola de cursos profissionalizantes contrata uma agência, esta pode utilizar as informações obtidas por meio dos indicadores para criar uma campanha adequada às necessidades de seu cliente.

Se eles estiverem relacionados aos objetivos do negócio, os profissionais de marketing podem identificar onde houve falhas nas estratégias ou na abordagem da equipe de vendas.

Só que para entender um pouco mais sobre a importância do KPI para as estratégias de marketing digital, é necessário compreender a diferença entre ele e as métricas, pois são conceitos distintos.

As métricas mostram o número bruto, por exemplo, a quantidade de visitas que o site de um fabricante de balcão caixa expositor recebeu, ou então a origem do tráfego e até mesmo a taxa de rejeição.

O KPI, por sua vez, informa os resultados provenientes das métricas e mostra se os objetivos do negócio foram atingidos, como no caso de uma empresa que quer aumentar a taxa de conversão.

Para entender melhor, vamos usar esse exemplo para exemplificar de que modo os KPIs e as métricas são utilizadas.

Assim, para saber qual é a sua taxa de conversão, a empresa pode pegar o número total de vendas e dividir pelo total de visitas recebidas no site.

Se ela deseja saber o ticket médio, então deve usar o valor total de receita e dividir pelo total de vendas realizadas.

Se uma empresa de impressão de folhetos pretende saber qual é o índice de engajamento de seu público, então deve dividir o total de visitantes que interagiram com sua página, pelo total de visitantes no site.

Agora, se a intenção é saber qual é o índice de influência social, basta pegar todas as postagens curtidas no perfil de uma das redes sociais da companhia e dividir pela quantidade de publicações realizadas nessas plataformas.

 

Conclusão

Saber analisar e compreender os KPIs é muito importante para tomar decisões mais assertivas em relação às campanhas e estratégias de marketing digital de um negócio.

Fazer marketing pela internet depende muito da maneira como as ações são segmentadas e da análise que é feita de cada ação. Sem isso, a empresa não chega a lugar nenhum, além de desperdiçar tempo e dinheiro.

Trabalhar com análise de KPIs também evita comprometer o desenvolvimento da marca e contribui para o sucesso de sua atuação no mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.