INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Qual a vantagem de participar de feiras do empreendedorismo?

As feiras do empreendedorismo são eventos anuais que buscam fomentar um ambiente no qual a cultura empreendedora possa florescer e se consolidar.

Tendo sido iniciadas no ano de 1992, e se expandindo para todas as regiões do país, tais feiras são fundamentais para a exploração dos diferentes potenciais econômicos de cada canto do Brasil.

Embaixo de uma das tenda de lona para eventos, o empreendedor tem a chance de ensinar e aprender sobre a sua área, além de conhecer diversos outros participantes desse universo.

Além disso, participar dessa modalidade de evento traz inúmeros benefícios para os participantes que podem, por exemplo, estabelecer parcerias. Mas, afinal, o que é uma feira do empreendedorismo?

As feiras do empreendedorismo são eventos anuais que ocorrem em diversos estados brasileiros. Elas congregam milhares de pessoas, entre visitantes e expositores.

Assim, empreendedores que trabalham com camiseta personalizada para eventos ganham a oportunidade de debater com empresários do ramo têxtil, por exemplo, e podem trocar dicas e algumas vivências.

Sendo um evento de grande porte, uma marca também tem a chance de conhecer melhor o segmento de mercado no qual atua, já que nesse formato de evento empresas de diversos portes dentro de variados ramos estão participando.

Desse modo, é visto que a feira do empreendedorismo é uma boa chance de estabelecer contato com o mundo dos negócios e de aprender ainda mais sobre como gerenciar um empreendimento.

Em seguida, este artigo vai abordar alguns bons motivos para uma empresa começar a cogitar sobre alugar tenda na próxima feira do empreendedorismo.

 

Principais motivos para frequentar as feiras

As feiras do empreendedorismo sempre são descritas como boas oportunidades para quem possui um negócio, mas o primeiro motivo da lista, para participar desse evento, é para quem ainda não empreende: as feiras são um ótimo lugar para descobrir qual ramo seguir.

Tendo contato com os mais variados empreendimentos, e podendo conversar com os idealizadores de cada negócio ajuda a entender melhor as vantagens e os desafios de um segmento antes de dar o primeiro passo.

Desse modo, pessoas que ainda estão na gênese da ideia de empreender podem conhecer um pouco do cotidiano de se atuar numa área da forma mais humana possível, que é contatando quem está rotineiramente trabalhando nesse campo.

Além disso, se o desejo do futuro empreendedor não é colocar uma ideia em prática, e sim dar continuidade a algo que já existe, as feiras de empreendedorismo são uma grande oportunidade.

As franquias sempre marcam presença nesses eventos e podem ser o primeiro passo de um indivíduo rumo ao empreendedorismo.

Um outro benefício das feiras do empreendedorismo, que é sempre ressaltado pela organização desses eventos, é o networking.

Como já citado anteriormente, se conectar com pessoas empreendedoras e estabelecer vínculos é muito benéfico, e não apenas pela parte empresarial.

O networking possibilita estabelecer relações com parceiros de trabalho em potencial, aumentando as chances de sucesso de um empreendedor na área.

Uma terceira vantagem de se participar de uma feira do empreendedorismo é a possibilidade de aprender com grandes nomes do ramo por meio de consultorias.

Conversar com quem já está na área há muito tempo pode ajudar a entender melhor como se posicionar no mercado, além da chance de tirar dúvidas e fazer algumas perguntas para os empresários já consolidados.

Um outro ponto é que as feiras do empreendedorismo são um ótimo evento para apresentar uma empresa ao público pela primeira vez.

Assim como realizar a demarcação de estacionamento, demarcar o espaço da empresa no setor é essencial, uma vez que esse reconhecimento ajuda a expandir o negócio e a fidelizar clientes, que já terão um conhecimento prévio do empreendimento.

Desse modo, os eventos de empreendedorismo são uma boa jogada para quem ainda sente que o negócio não é reconhecido no ramo.

Possuir um stand, por exemplo, onde seja disponibilizado um folder de apresentação de empresa e algumas amostras grátis, caso o empreendimento forneça produtos, pode ser um pontapé inicial para que futuros clientes e investidores conheçam o negócio.

Assim sendo, mostrar a cara da empresa pela primeira vez em um evento no qual diversas pessoas estão para conhecer novas startups e novos empreendimentos, pode ser uma jogada certeira para causar uma boa impressão no público.

A quinta vantagem das feiras é a oportunidade de se instruir de forma mais assertiva no que tange às individualidades do ato de empreender.

Os conteúdos das palestras das feiras de empreendedorismo abrangem uma grande gama de assuntos voltados para o empreendedor.

São ofertadas capacitações voltadas para iniciantes, que resolvem dúvidas primordiais ou que ensinam a tocar um negócio pela primeira vez, mostrando, por exemplo, como buscar fornecedores e negociar com eles.

Assim, um empreendedor iniciante que deseja produzir uma caneta personalizada com nome poderá aprender a estruturar o seu negócio, além de receber dicas relacionadas à logística dessa produção.

Ao mesmo tempo, existe a oferta de material avançado e especializado para quem já empreende há algum tempo.

Esse conteúdo, diferente do oferecido para iniciantes, ajuda a melhorar o financeiro de uma empresa, ensinando como cortar gastos ou pode auxiliar na melhora do processo organizacional de um negócio, por exemplo.

As feiras do empreendedorismo, desse modo, são capazes de fornecer uma educação empreendedora para todos os públicos. 

O sexto benefício que pode ser propiciado pela participação em uma dessas feiras, é o contato com possíveis investidores.

As feiras do empreendedorismo são conhecidas por terem startups realizando a apresentação de produtos ou serviços para investidores, que podem auxiliar a levantar capital para materializar a ideia.

Logo, um empreendedor que deseja desenvolver um software de controle de acesso via QR code mais seguro, por exemplo, tem a chance de conseguir juntar o montante necessário para criar essa nova tecnologia.

Assim, as feiras não são apenas eventos para a apresentação de novos produtos e serviços, mas também são um espaço para a idealização e produção de ferramentas e tecnologias.

 

Como participar de uma feira do empreendedorismo?

Esses eventos são anuais, então, os indivíduos que desejam participar devem se programar com antecedência para não perdê-los.

Para participar, basta preencher o cadastro que os endereços virtuais dessas feiras fornecem, explicando o contexto da empresa, caso a possua, e quais os objetivos da participação no evento.

Aqueles que desejam ir apenas para visualizar as tendas e participar de algumas partes do evento não desembolsam nada, tendo em vista que o evento é gratuito.

Já para quem quer expor o seu negócio, o processo vai exigir que o empreendedor forneça um projeto de apresentação junto com a sua inscrição, que será aprovado pela organização do evento.

É fundamental lembrar que as feiras do empreendedorismo possuem um número de vagas para expositores limitada, então, os projetos devem ser muito bem desenvolvidos e enviados com antecedência.

 

Considerações finais

As feiras do empreendedorismo, que se iniciaram na década de 1990 e hoje estão presentes em todas as regiões do Brasil, são um grande estímulo à iniciativa.

Elas almejam que mais e mais brasileiros iniciem suas jornadas no empreendedorismo, abrindo seus negócios e transformando a economia do país.

Tais eventos também ajudam a fomentar o desenvolvimento de novos negócios e reforçam a importância da mentalidade empreendedora, garantindo que sempre estejam surgindo novas tecnologias.

Nessas feiras, é possível conversar com outros empreendedores e entender a dinâmica das suas respectivas empresas, além de oferecer ao público a chance de se capacitar e compreender ainda mais sobre o mundo dos negócios. As capacitações podem servir para:

  • Tirar dúvidas quanto aos primeiros passos ao abrir um negócio;
  • Ensinar a gerir as finanças de uma empresa;
  • Ajudar a melhorar a logística de um negócio;
  • Inovar nos processos organizacionais de um empreendimento.

Além disso, novos empreendedores podem usar esses eventos para catapultar os seus negócios, podendo apresentá-los ao público grande e diverso que frequenta esse tipo de feira.

Por fim, as feiras do empreendedorismo também proporcionam um encontro entre o indivíduo que deseja empreender e investidores, ajudando o empreendedor a obter capital suficiente para tirar as suas ideias do papel e materializá-las.

Tais acontecimentos também possibilitam um posicionamento adequado de um negócio frente aos clientes, agindo quase como a demarcação de vaga de estacionamento: os dois são essenciais para estar resguardado e sustentar a posição pretendida.

Assim sendo, é importante que todo empreendedor, independente do tipo de negócio e do tamanho da empresa, participe dessas feiras, uma vez que todo indivíduo pode aprender e ensinar algo e esse tipo de troca é bastante benéfica para todos os envolvidos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.