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Quando saber que é a hora de ir atrás de uma agência de marketing?

Já não é possível ignorar a importância da publicidade, da comunicação e da divulgação na história de uma empresa. O que poucos sabem é como uma agência de marketing pode ajudar nesse esforço todo e acelerar o processo.

De fato, com o advento da internet as oportunidades acabaram se multiplicando, o que também tem o papel de democratizar o acesso a certas vantagens que antes eram restritas das grandes marcas, como o acesso à televisão e ao rádio.

Hoje, a maior vitrine do mundo são os motores de busca, onde você pesquisa por algo como escritório compartilhado coworking e em poucos segundos encontra milhares de resultados, alguns deles com geolocalização e GPS, ajudando seu deslocamento até lá.

Sendo que, se antes o anúncio em grandes emissoras era algo impensável para muitas, dominar a primeira página de plataformas como Google, Bing e Yahoo é algo que qualquer pequena ou média empresa pode fazer, ao menos teoricamente.

Por outro lado, as estratégias de marketing também têm se disseminado cada vez mais no Brasil, ao ponto da saturação. Quase que diariamente surgem tantas técnicas novas que fica até difícil acompanhar todas elas.

Ou seja, não é apenas quem quer encontrar soluções, mas também a contraparte que deseja anunciar sua marca. Se você quer divulgar um negócio de escritórios virtuais, as oportunidades e modalidades possíveis são muitas.

Existem os buscadores, assim como as redes sociais, plataformas diferenciadas, marketplaces e até aplicativos de celular. Também é aí que entra a importância de uma agência de marketing, como modo de colocar tudo isso em prática.

Afinal, todos esses elementos positivos que citamos também acabam gerando alguns desafios, especialmente para quem está no começo. 

Quer dizer, a democratização traz acesso, ao mesmo tempo que gera uma maior concorrência, pois agora todo mundo pode fazer.

Do mesmo modo, as novidades que surgem a todo momento podem confundir um pouco e desnortear a maioria dos empresários e gestores. Por isso decidimos escrever este artigo, explicando melhor quando saber se é a hora de ir atrás de uma agência.

Mais do que os tradicionais serviços de comunicação visual, que lidam eminentemente com o marketing de tipo offline, hoje as agências têm a vantagem redobrada de poder ajudar com uma estratégia completa, que integra o universo online nas campanhas.

Nesse sentido, a marca passa a ganhar uma presença muito maior. Lembrando que esse passo envolve muito mais do que questões como orçamento, podendo incluir pontos delicados como mão de obra interna e até a cultura organizacional.

Então, se você quer entender de uma vez por todas quando é o momento perfeito para contratar os serviços de uma agência de marketing, mudando a história do seu negócio para a melhor, basta seguir adiante na leitura deste artigo.

 

Afinal, o que é uma agência?

O povo brasileiro é conhecido por sua informalidade e por certo pragmatismo, o que pode ter seus aspectos positivos.

No caso do marketing, é comum ouvir dizer que todo empresário ou gestor sabe “mais ou menos” como divulgar sua empresa. Ou, ainda, a pessoa pede ajuda para um parente, como um sobrinho que acabou de começar a estudar o assunto.

Na verdade, o que uma agência de marketing faz é muito mais complexo do que pode parecer, e vai muito além de mandar a arte de um panfleto para a gráfica imprimir, ou de configurar seus anúncios na Rede de Display do Google.

Basta pegar o exemplo de uma fachada comercial moderna, que lida com comunicação e marketing offline. Esse esforço não se limita apenas ao serviço de pintura e renovação, mas ainda inclui questões mais conceituais e preliminares.

Afinal, se a identidade visual e verbal da marca não estiver bem definida, não adianta ela melhorar a fachada, pois as demais ações de marketing vão destoar drasticamente desta.

Nesse sentido, a identidade visual pode incluir elementos como:

  • Os uniformes;
  • As sacolas personalizadas;
  • O template do site;
  • O layout das redes sociais;
  • As artes de impressão.

Enfim, a paleta de cores é um elemento da identidade da marca que vai se replicar em todas as demais ações. Quando for preciso variar na aplicação da cor principal, o mais indicado é manter-se em opções próximas da cor primária.

Este é um exemplo de como o marketing pode ser mais complicado do que parece, sendo que falamos apenas de uma ação, ligada à comunicação visual.

Quando o foco está em campanhas e planejamento de médio e longo prazo, a questão se torna ainda mais complicada. Por isso, o que uma agência faz é criar, manusear e manter a lógica que deve operar por trás de cada decisão que uma marca vai tomar.

É essa unidade conceitual e programática que vai ajudar a empresa a se comunicar com o seu público de modo eficiente. Sem isso, fica difícil confrontar o mercado, a concorrência e, claro, a clientela, que pode acabar preferindo outras opções.

 

As principais razões para ir atrás

Do que falamos acima, já começou a ficar claro quando é a hora de ir atrás de uma agência de marketing. No fundo, depende apenas da empresa contratante e da maturidade que ela atingiu internamente.

Não falamos em maturidade dentro do mercado, pois esta depende do próprio marketing. Mas sim, da maturidade que os donos e sócios atingiram no sentido de compreender o papel da comunicação e do fortalecimento de uma marca.

Esse ponto de vista é fundamental, pois demonstra como o momento ideal pode ser algo subjetivo, ao contrário do que muitos pensam. Portanto, não se trata de um serviço buscado apenas quando a empresa não tem clientes.

Se um negócio de coworking sala privativa quer desenhar cenários futuros de médio e longo prazo, isso já pode ser feito por meio de uma boa equipe de marketing.

Claro que por trás o grande interesse sempre vai ser o de aumentar a rentabilidade e faturamento da empresa, o que passa pelo processo de aumento na captação de leads e de novos clientes, embora não precise focar nisso diretamente.

Também assim, não há problema nenhum em um negócio decidir procurar uma agência justamente porque não tem conseguido realizar esse esforço principal de aumento da carteira de clientes ou das vendas como um todo.

Só o que ocorre é que, geralmente, isso é o efeito de algo, e não a causa. De modo que a causa será discutida em termos de branding, cultura organizacional, filosofia da marca, convicções pessoais dos fundadores e pontos assim, que são mais abrangentes.

 

Conhecendo exemplos práticos

Já vimos que a comunicação da marca com o seu público é um dos pontos mais importantes da jornada de uma empresa, embora nem sempre seus donos se deem conta disso.

Na prática, embora você não precise esperar um acontecimento dramático na história do seu negócio para buscar uma agência, há indícios que apontam nessa direção e que podem ajudar na tomada de decisão.

Por exemplo, a questão do atendimento e da resolução de crises. Mesmo uma empresa ligada ao nicho do marketing precisa saber desenvolver-se nesse sentido, como uma gráfica que imprime folders empresariais.

A verdade é que a internet deu um poder enorme aos clientes, então hoje eles não ficam horas no telefone esperando alguém resolver um problema. O que fazem é correr para as mídias sociais e dizer para todos a experiência que estão tendo.

A agência pode ajudar e muito nisso. Outro exemplo prático é o da configuração de anúncios ou implementação de novas frentes digitais, que também parecem simples em um primeiro momento, mas logo se mostram desafiadoras.

De fato, uma coisa é ler a importância do marketing de conteúdo, outra é saber criar uma agenda editorial com o timing perfeito, que permita criar os melhores artigos e postagens, publicando cada um na plataforma que tiver mais sinergia.

 

Um pouco sobre os benefícios

Outro modo de mensurar se já está na hora de ir atrás de uma agência de marketing é olhar não apenas na dor que você está sentido, mas nos aspectos positivos e nas vantagens.

Afinal, todo negócio tem suas preocupações próprias, o que ainda inclui a dos seus clientes, como alguém da área de assessoria empresarial, cuja função principal é resolver os problemas daqueles que contratam seus serviços.

Por isso, é impossível pensar em tudo ao mesmo tempo, seja no financeiro e na limpeza, seja no marketing online e offline.

Então, além de profissionalizar sua comunicação, aumentar a carteira de clientes e fortalecer sua marca perante a concorrência e o mercado, a agência ajuda você a reduzir gastos e otimizar seu tempo, que é um dos ativos mais importantes do mundo.

 

Conclusão

As vantagens e benefícios de contratar uma agência de marketing são muitas, embora alguns empresários e gestores ainda continuem na dúvida sobre quando exatamente fazer isso.

Com as explicações e as dicas práticas que demos aqui, fica mais fácil e muito mais seguro entender melhor as boas práticas dessa decisão, conseguindo resultados que realmente podem alavancar a empresa e melhorar as vendas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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