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Redes sociais e posicionamento de marca: Porque ambas precisam estar ligadas?

Não é de hoje que as redes sociais são importantes para as empresas que querem fazer um bom trabalho com marketing digital.

Essas plataformas são ótimos canais para se relacionar com o público, divulgar conteúdos, fazer anúncios e alcançar um número maior de pessoas.

Hoje em dia, quando não encontramos uma marca nas redes sociais chega a ser estranho e até mesmo a levantar dúvidas em relação à sua idoneidade.

As pessoas estão presentes nelas para interagir com seus contatos, mas também para saber mais sobre produtos, serviços e novidades do mercado.

Se você fizer uma rápida pesquisa sobre os principais canais do marketing digital, sempre vai encontrar as redes sociais como um dos meios mais importantes. 

Portanto, não podemos negligenciá-las no planejamento.

Esses sites também ajudam a conhecer um pouco mais sobre o público-alvo, suas características e suas preferências. 

Sendo assim, a partir desse conhecimento, todas as outras estratégias de marketing são beneficiadas.

Se você quer melhorar o seu posicionamento na internet, neste artigo, vamos falar sobre a importância das redes sociais, porque elas e o posicionamento da marca devem estar ligados e como construir essa ligação. 

Importância das redes sociais e do bom posicionamento

As redes sociais deram voz ao consumidor, que deixou de ser passivo quanto à informação e encontrou nelas um espaço para se manter informado.

Em vista disso, essas plataformas se tornaram uma importante estratégia de marketing para qualquer tipo de empresa.

Só que além de ter um perfil, utilizar uma linguagem adequada e investir em conteúdos, os negócios precisam ser ativos, assim como o seu público.

Uma empresa especializada em paisagismo fachada, por exemplo, deve criar laços com seus seguidores, engajá-los, falar a língua deles, se comunicar e assumir um bom posicionamento.

Devido a essa necessidade surgiram os profissionais especialistas em redes sociais, afinal de contas, elas deixaram o público mais exigente.

As pessoas não se importam com missão, visão e valores expostos nas páginas do site institucionais. 

Elas desejam conhecer profundamente a marca, saber qual é o real propósito dela e no que acredita.

Por exemplo, em certas datas, como no dia das mulheres, não basta apenas fazer uma publicação sem mencionar a importância do empoderamento feminino e outros assuntos relevantes.

Em outras palavras, você precisa defender os pontos de vista do seu público e mostrar que está por dentro dos movimentos defendidos por essas pessoas. É dessa forma que você mostra que a sua marca pode fazer algo pela sociedade.

Entretanto, as organizações precisam ir além dos argumentos que utilizam para defender determinada causa, ou seja, mais do que falar, é importante agir de maneira coerente.

As organizações também precisam ser honestas em sua posição, tendo em vista que é antiético defender pontos de vista nos quais você não acredita, apenas para promover o negócio.

Ao utilizar as redes sociais e conquistar um bom posicionamento nelas, conquistamos a fidelidade dos clientes, credibilidade social, maior alcance, popularidade e novos clientes.

Além disso, um fabricante de caixa de papelão personalizada para presente consegue selecionar melhor o público com quem quer falar e conquistar seu perfil de cliente ideal.

A reunião das redes sociais com o posicionamento

Em um mundo cada vez mais digital, é essencial melhorar o relacionamento com os clientes, estar por dentro do avanço da tecnologia e tornar a empresa mais digital.

Trabalhar nas redes sociais é estar onde os clientes estão, principalmente, no Brasil, onde cerca de 140 milhões de pessoas estão nas redes sociais. 

E a tendência é que cada vez mais essas plataformas sejam indispensáveis para as organizações.

As pequenas e médias empresas precisam pensar muito bem na construção de sua presença na internet. 

Com isso, surge a necessidade de uma boa gestão de redes sociais e de conhecer um pouco sobre marketing digital.

A maneira como seu negócio se posiciona nas redes sociais mostra para os clientes qual é a sua essência e seu propósito.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018, 69% dos consumidores brasileiros compravam com determinadas marcas ou boicotavam algumas empresas, devido à sua posição em relação a alguns assuntos políticos e sociais.

O estudo apontou um aumento de 13% em relação a 2017 e esta é uma tendência no mundo inteiro. 

Isso quer dizer que ela deve aumentar, tendo em vista uma sociedade cada vez mais envolvida com esses temas.

Portanto, além de cuidar da sua fachada para comércio, você precisa se posicionar nas redes sociais em relação a algumas pautas. 

Mas, tome cuidado com isso porque se você se posicionar de maneira inadequada, pode afastar os clientes.

Isso acaba por diminuir as vendas e até levar a um boicote público, o que para uma pequena empresa pode ser uma catástrofe.

Agora que você já sabe qual é a importância da reunião entre redes sociais e posicionamento, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para construir o seu posicionamento de marca nessas plataformas.

Sugestão para posicionamento nas redes sociais

Para que um fabricante de adesivo vinil preto possa construir o seu posicionamento nas redes sociais, ele precisa saber quem é a sua persona, o problema é que soluciona e o seu diferencial em relação à concorrência.

Ao responder essas perguntas, você será capaz de investir em boas estratégias de posicionamento, por meio de práticas, como as abaixo.

Criar o objetivo da presença online

Toda estratégia de marketing depende de um objetivo porque se ele não existir, é difícil ter um direcionamento do modo como a marca vai se posicionar no mercado.

Você não pode, por exemplo, ser uma empresa que investe em produtos top de linha e em produtos populares ao mesmo tempo. 

Isso gera uma confusão para o público, visto que as pessoas não compreenderão a personalidade da marca.

Consequentemente, vai prejudicar o posicionamento dela e ainda pode causar uma má impressão.

Trabalhar estratégias para aumentar os seguidores

Uma empresa de instalação de internet, assim como qualquer outra, precisa lidar com uma audiência ampla nas redes sociais.

Além da grande quantidade de pessoas, existem diferentes tipos de usuários que participam das redes. 

Tendo isso em vista, é necessário desenvolver ações estratégicas que ajudem a aumentar os seguidores.

Mas, isso depende de muito conhecimento, diferenciação e inovação, o que quer a construção de uma identidade visual única, investimento em conteúdos virais, ouvir a opinião do público e ter uma periodicidade de postagens.

Escolher as redes sociais

Se você conhece o seu público sabe em qual rede social precisa estar presente. 

Isso reforça o fato de que nenhuma empresa precisa estar presente em todas essas plataformas, mas as mais utilizadas são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • YouTube.

Uma marca de colar comprido feminino está presente nas plataformas em que seu público está, sempre mantendo o perfil ativo e com publicações periódicas.

Produzir conteúdo de qualidade

Para destacar o seu negócio em meio à concorrência, é fundamental produzir conteúdos de qualidade e personalizados.

Eles devem falar sobre assuntos de interesse do público-alvo e destacar os pontos fortes da empresa em seus diferenciais.

É assim que você vai se distanciar dos concorrentes e ganhar mais destaque com a sua audiência. 

O importante aqui é evitar que a publicação se assemelhe a um anúncio ou argumento de vendas.

Por exemplo, uma empresa de conserto de corrente de ouro pode exibir o seu trabalho nas redes sociais de maneira artística, com imagens bem montadas que mostrem o valor do seu trabalho.

Faça com que o seu perfil nas redes sociais tenha um alto nível de personalização e originalidade, de modo a construir a imagem do seu negócio.

Utilizar linguagem adequada

Você também precisa saber que tipo de abordagem e linguagem é mais adequada ao seu público e à rede em que vai atuar.

Saber utilizar o tipo de linguagem certa é importante para fazer com que a comunicação tenha sentido para sua audiência.

Por exemplo, uma empresa de impressão digital camiseta pode usar uma linguagem mais leve e descontraída, enquanto um escritório de advocacia deve utilizar uma linguagem mais séria e formal.

Não se esqueça de que, além de utilizar a linguagem mais adequada, você deve trabalhar a identidade visual e todos os elementos da sua marca a cada publicação, para gerar engajamento.

Conclusão

Portanto, o objetivo das redes sociais sempre foi promover a comunicação entre os usuários, quando nos comunicamos, e expressamos nossa personalidade, pontos de vista e comportamentos.

Isso acontece com as pessoas e com as empresas, portanto, seu negócio deve utilizar essas plataformas como uma maneira de estabelecer a sua personalidade e conquistar um bom posicionamento.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre a importância de trabalhar nessas plataformas e o posicionamento do seu negócio, para que assim ele possa crescer e expandir sua atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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