INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Retenção de Talentos: 5 Dicas para mantê-los na sua empresa.

A retenção de talentos é um conjunto de estratégias que ajudam as organizações a manter seus melhores colaboradores engajados e motivados.

O que mais se vê são empresas investindo em novos talentos e trabalhando muito pouco no nível de satisfação dos funcionários mais antigos. Só que os veteranos são responsáveis por transmitir a cultura da companhia e seus valores.

Nenhuma organização consegue sobreviver sem pessoas e os resultados não são positivos se elas não estiverem engajadas.

O mercado de trabalho é competitivo e faz com que as corporações encontrem maneiras de manter os colaboradores alinhados com seus propósitos e objetivos. Assim, será possível diminuir a rotatividade de funcionários, algo que gera muitos custos.

Além de reduzir a necessidade de novas contratações e demissões, saber reter talentos também mantém a produtividade e a qualidade daquilo que é produzido, preservando os processos internos.

Em linhas gerais, é uma forma de potencializar os resultados e manter na empresa os profissionais mais qualificados para seus cargos.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar as vantagens de investir em retenção de talentos e dar algumas dicas para fazer isso. Confira.

 

Importância de reter talentos

Investir em estratégias para reter talentos é uma maneira de melhorar o padrão de qualidade dos produtos e serviços e estabelecer um relacionamento positivo dentro das equipes.

Existem muitas outras vantagens ao realizar esse trabalho que explicam sua importância. Dentre elas estão:

 

Redução de custos

Em primeiro lugar, reter talentos também é uma forma de economizar porque deixa de ser necessário substituir funcionários com certa frequência. Vários processos são muito custosos para a corporação, como:

  • Seleção;
  • Recrutamento;
  • Integração;
  • Capacitação;
  • Desligamento.

Para uma agência de assessoria casamento, fazer uma boa gestão de recursos humanos é muito mais econômico e ainda ajuda a preservar a qualidade da mão de obra.

 

Aumenta o engajamento

Ter uma equipe engajada é vantajoso, porque os funcionários estarão mais comprometidos com o funcionamento do negócio e sua visão. Consequentemente, vão trabalhar se sentindo mais motivados.

Só que este cenário não é possível como um colaborador que acabou de chegar, por isso é necessário compreender que produtividade é algo diretamente relacionado ao engajamento.

Quanto mais empenho e dedicação houver por parte do profissional, melhores serão os resultados da corporação.

Não existe produção de qualidade se os profissionais não estiverem adaptados. Neste viés, a retenção também é uma forma de garantir a produtividade. Os funcionários se sentem mais engajados e motivados e por isso trabalham mais e melhor.

 

Melhora o clima organizacional

As estratégias voltadas para a retenção de colaboradores ajudam a construir um clima organizacional mais agradável. Metade do dia é utilizada para atividades no ambiente de trabalho, fazendo com que todos vivenciem experiências respeitosas no dia a dia.

Dentro de um fabricante de pallet de plástico reforçado é a receita perfeita para manter os profissionais atuantes sempre felizes.

Mas para aproveitar todos os benefícios dessa prática, é fundamental saber implementar as melhores ações dentro da corporação.

 

Dicas para reter talentos na empresa

Antes de saber como reter talentos, primeiro é necessário saber identificar essas pessoas dentro da companhia.

Um talento é alguém que possui valores em comum com a organização e compartilha de sua visão e propósito. É um profissional de alta performance, com potencial de crescimento e que supera as expectativas dos superiores.

Todo negócio precisa de talentos para que possa crescer, mas para atraí-los, a primeira coisa é compreender que a nova geração de profissionais se preocupa tanto com qualidade de vida quanto com realização profissional.

Desejam ter mais autonomia para tomar decisões, flexibilidade de horário, acesso à aprendizagem e expectativas para o futuro. Mas além do desafio de atraí-los, é necessário saber retê-los, e algumas dicas para isso são:

 

1 – Investir na experiência do colaborador

Uma confecção de camiseta personalizada avengers começa o processo de retenção de talento desde o primeiro contato com o candidato, ou seja, durante a seleção. É fundamental que o recrutamento aconteça de maneira inovadora.

Profissionais que se diferenciam não se atraem por procedimentos padrão, com perguntas prontas e que não os permitem mostrar seu diferencial.

Uma dica é oferecer um desafio que a corporação tenta solucionar, apresentando situações reais e que vão estimular a tomada de decisões e a criatividade na hora de solucionar problemas.

É necessário mostrar que a empresa está realmente interessada em conhecer as motivações que fazem aquele profissional querer entrar no time. Trata-se de uma dinâmica que ajuda a conhecer o perfil do candidato de maneira mais profunda.

Uma empresa especializada no descarte de cosméticos deve ser transparente durante a entrevista, mostrando claramente qual é o cargo, as responsabilidades exigidas, habilidades que a pessoa deve ter, entre outras informações.

Por fim, faça com que o processo de seleção seja dinâmico, funcional e lúdico para o recrutador e os participantes.

 

2 – Oferecer feedbacks continuamente

Oferecer feedbacks continuamente, independentemente de ser positivo ou negativo, é fundamental para o desenvolvimento dos funcionários e mostra que a corporação acompanha o trabalho realizado por eles.

Mas se o feedback não for dado de maneira adequada, a reação do colaborador pode ser negativa, caso seja alguma crítica, ou deixar a pessoa desmotivada.

Antes de passar o feedback para o funcionário, é necessário criar um ambiente confortável, avaliar o profissional de maneira assertiva e indicar as melhorias que ele precisa fazer em suas atividades.

O mais importante é manter o foco em fatos e não fazer julgamentos, além de estar sempre aberto para ouvir o que as pessoas têm a dizer.

Lembrando que o gestor de uma empresa de drenagem do solo construção civil pode fazer isso quantas vezes forem necessárias. Geralmente, o feedback é oferecido mensalmente, mas tudo depende da necessidade da empresa e do colaborador.

 

3 – Cuidar do ambiente de trabalho

Oferecer um bom ambiente de trabalho é fundamental para reter talentos porque os profissionais passam a maior parte do dia nesse local.

É indispensável que ele ofereça qualidade de vida e colabore com a produtividade dos funcionários. É assim que eles vão se sentir mais felizes e usar toda a criatividade.

O espaço de trabalho ideal é dinâmico, estimulante e acolhedor, com a presença de murais e outros meios de comunicação para divulgar datas, reuniões, eventos, treinamentos, entre outros.

Os canais online e offline devem fazer parte desse processo, mas nada se compara à boa e velha conversa presencial, responsável por estreitar os relacionamentos.

Quando as pessoas estão bem informadas, não sobra espaço para fofocas e boatos que podem provocar insatisfação. Ademais, um fabricante de perfil meia cana de aço também investe em móveis ergonômicos, local limpo e organização.

 

4 – Oferecer salário e benefícios atraentes

Embora o profissional moderno se preocupe com outras questões além do salário, ele continua sendo importante para atrair e reter talentos.

Precisa ser compatível com o que é oferecido pelo mercado, assim como os benefícios também estimulam o bom desempenho dos empregados.

Eles precisam ter valor para as pessoas e fazer com que elas se sintam mais satisfeitas. Novamente, é importante ressaltar que os fatores, mesmo não sendo o principal motivo para reter um funcionário, continuam sendo importantes.

Se uma funilaria rápida oferecer um salário melhor para um profissional, além de benefícios atraentes e outras oportunidades, não tenha dúvidas de que vai conseguir contratá-lo rapidamente.

Os benefícios não são, necessariamente, plano de saúde e participação nos lucros. Existem outras iniciativas que fazem a diferença, como horários flexíveis, trabalho híbrido ou home office.

 

5 – Pensar no bem-estar de todos

Infelizmente, o trabalho está mais associado ao estresse e à cobrança do que ao prazer de realizar uma atividade construtiva diariamente. Por conta disso, está afetando a qualidade de vida das pessoas.

Para reverter essa situação, é imprescindível investir em maneiras de promover a satisfação física e mental dos profissionais.

Se um fabricante de queimador industrial se preocupa com as condições de trabalho, vai reter os talentos e transformar a empresa em um local onde todos gostam de trabalhar.

As atividades colaborativas devem fortalecer os vínculos entre os indivíduos e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para todos. Converse com as pessoas sobre a importância de praticar atividades físicas e ofereça ginástica laboral.

Para completar, se a empresa puder, deve oferecer suporte psicológico para seus funcionários, pois o bem-estar mental é crucial para a saúde física e o desempenho de qualidade no trabalho.

 

Considerações finais

Além das dicas que demos aqui, existem muitas outras maneiras de reter talentos dentro da corporação.

É necessário estudar as possibilidades da empresa e as necessidades de seus colaboradores para desenvolver ações compatíveis e benéficas para todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.