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ROI: o que é e por que ele é tão importante para seu negócio

Há muito tempo atrás, para um negócio desenvolver e aplicar alguma campanha de marketing, as bases de mensuração eram o achismo e as referências de outras empresas,

Como resultado, a organização não conseguia saber se a estratégia era realmente eficaz, ou se ela trouxe algum retorno para a empresa.

No entanto, nos dias de hoje isso mudou. Desde o surgimento do marketing digital, as técnicas de mensuração se tornaram uma questão de prioridade para as empresas que querem se destacar frente ao mercado.

Ainda mais com inúmeras possibilidades de estratégias, para que um empresa de seringa de insulina, por exemplo, faça uma escolha de qual utilizar, ele vai precisar analisar qual as possibilidades de retorno sobre o investimento de cada uma delas.

E um dos indicadores que mais teve eficácia dentre as métricas de mensuração é o ROI. Por se tratar de uma análise personalizável e versátil, ele pode ser utilizado para calcular qualquer tipo de investimento e captar as informações mais relevantes.

Pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo para te explicar o conceito do ROI e mostrar qual a sua importância dentro do seu negócio. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Afinal, o que é ROI?

Basicamente, o termo ROI é a sigla para a expressão em inglês “Return over Investiment”, que significa Retorno sobre Investimento.

Como o próprio nome já diz, ele se trata de uma análise em que é possível descobrir quanto um negócio está ganhando com seus investimentos.

A análise do ROI aborda todos os tipos de estratégias que geram algum lucro futuro ou até mesmo um prejuízo. Com ele, o gestor pode saber quanto ele poderá lucrar e em quanto tempo obterá o valor investido novamente.

Assim, é possível fazer a melhor escolha de estratégia e ainda obter eficácia nas ações, além de alcançar os melhores resultados com o menor índice de investimento e fazer uma empresa se desenvolver.

Além disso, o ROI está se tornando cada vez mais popular e recorrido, pois com o surgimento do marketing digital, muitas estratégias também vieram a tona.

Uma empresa de locação de tendas pode escolher entre e-mail marketing, SEO, marketing de conteúdo, links patrocinados, assessoria digital, e assim vai a lista. Por isso, o ROI proporciona uma maior clareza de quais ações realmente valem a pena.

Qual a importância do ROI?

Embora muitas empresas confiem e acreditam que as estratégias de marketing apresentam retornos significativos, na prática, elas podem proporcionar resultados muito diferentes, dependendo do público-alvo, porte, segmento, etc.

Isso significa que não adianta uma agência de publicidade implementar as mesmas estratégias que uma indústria de chapa de acrílico, por exemplo.

Por essa razão, adotar a métrica de ROI auxilia ao gestor sobre as características e potencial de determinadas campanhas.

Com o ROI, é possível saber se os canais de comunicação é mais efetivo, se o desempenho das campanhas de marketing estão atingindo resultados desejáveis, se o atendimento do cliente está contribuindo para a sua fidelização, entre outros fatores que influenciam no sucesso da empresa.

Agora que você já entendeu tudo sobre o ROI e sabe qual é a sua importância, o que acha de aplicá-lo em seu negócio e se destacar? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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