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André Cardia
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Saiba como fazer uso do WhatsApp como canal de vendas

Você já pensou em utilizar o WhatsApp como um canal de vendas complementar para o seu negócio? Com ele, você pode aumentar o seu número de novos pedidos e ampliar os seus resultados.

Muitas empresas aderiram ao uso do aplicativo para que o contato com os clientes fosse facilitado, de modo a oferecer um suporte completo para tirar dúvidas ou agendar serviços.

Além disso, muitas encontraram uma outra solução bastante eficiente para o uso do WhatsApp durante o período comercial: utilizá-lo como uma ferramenta de vendas que pudesse oferecer novas oportunidades para o negócio.

Com isso, tanto o estabelecimento quanto os clientes se beneficiam, já que o aplicativo permite uma comunicação prática e instantânea, onde um contato pode ocorrer de modo mais dinâmico e proporcionar mais rapidez no atendimento.

Pelo WhatsApp, uma empresa pode facilmente enviar as opções de papel de parede área externa que oferece e mostrar o seu catálogo para uma pessoa interessada em reformar a casa, sem que seja necessário realizar uma visita presencial.

Esse tipo de otimização pode ser uma das maiores vantagens do uso do aplicativo para fechar novos negócios. Isso porque algumas etapas que envolvem o deslocamento dos clientes podem ser solucionadas rapidamente.

Por isso, se você ainda não utiliza o WhatsApp como um canal de vendas para a sua empresa, mas quer começar o quanto antes, siga na leitura deste artigo para entender mais sobre o assunto.

WhatsApp: mais facilidade para o seu negócio

Certamente você já utiliza o WhatsApp no seu smartphone, já que ele possibilita uma comunicação simples e direta com os seus amigos e familiares.

Mais ainda, recentemente muitas empresas aderiram ao aplicativo como um modo de proporcionar um novo canal de atendimento para os clientes, permitindo que eles consultassem mais informações sobre os seus produtos ou serviços.

Um estabelecimento especializado em equipamentos profissionais para tapeçaria, por exemplo, pode disponibilizar o seu contato para que um interessado pergunte sobre a disponibilidade de produtos como um grampeador pneumático e solicite uma reserva.

Justamente pensando em facilitar esse processo de contato, oferecendo maiores possibilidades para os clientes, o número de empresas que aderem ao aplicativo na sua rotina é cada vez maior.

Isso porque, com o WhatsApp você pode:

  • Digitar uma mensagem facilmente;
  • Enviar um áudio mesmo em momentos mais corridos;
  • Enviar fotos e vídeos para apresentar seus produtos;
  • Realizar o atendimento simultâneo de várias pessoas;
  • Disponibilizar um catálogo no seu perfil comercial;
  • Configurar respostas automáticas para o período de ausência.

Envio de mensagens instantâneas

Com o aplicativo em uso, você pode enviar mensagens facilmente e de modo muito mais rápido. Você ainda pode utilizar o formato WhatsApp Web, que permite o acesso ao comunicador diretamente do seu computador.

Com isso, enviar especificações de uma placa fotoluminescente para o cliente pode ser mais simples. Deste modo, ele pode tirar as dúvidas necessárias para finalizar um novo pedido com a sua empresa.

Envio de áudios

Em dias de maior movimentação na sua loja, os seus clientes não precisam ficar sem resposta: você pode utilizar o recurso de gravação de áudios para enviar uma mensagem importante para um contato.

Em poucos segundos, você consegue tirar uma dúvida e oferecer um suporte completo para os seus compradores, agilizando os atendimentos mesmo em uma rotina interna mais corrida.

Isso é essencial para qualquer empresa, que não deixa os seus clientes sem resposta, independentemente do período do dia.

Envio de imagens e vídeos

Enviar imagens e vídeos para os seus clientes pode ser uma maneira bastante prática de realizar novas vendas.

Isso porque, diferente de uma ligação convencional, com o WhatsApp você pode enviar fotos do produto em que o comprador está interessado, mostrando se o modelo de balança digital com impressora que você possui é a ideal para ele.

Você ainda pode apostar no recurso de vídeo para gravar um conteúdo explicando sobre o funcionamento do equipamento enquanto você o apresenta mais detalhadamente. Com isso, o WhatsApp se torna um canal de vendas muito mais dinâmico e eficiente.

Conversas simultâneas

No atendimento presencial ao público, uma das grandes dificuldades é conciliar o suporte a várias pessoas ao mesmo tempo.

Pode ser que algumas não queiram ou não possam esperar e, com isso, você acaba perdendo vendas.

Com o WhatsApp isso é revertido, já que você pode alternar entre as conversas de forma ágil, tirando dúvidas e fechando pedidos de modo simples e prático.

Catálogo de produtos

Uma das mais recentes funcionalidades do aplicativo é a implementação de um espaço para o catálogo de produtos nos perfis comerciais, que está facilitando a rotina de muitos empresários.

Isso porque o cliente pode acessar as fotos do portfólio de uma empresa rapidamente e consultá-las sempre que necessário, sem precisar utilizar a memória do seu celular para armazenar várias imagens.

Com isso, o cliente pode escolher um produto como álcool gel perfumado rapidamente, passando pelas propostas oferecidas no seu catálogo.

Assim, ao enviar uma mensagem, ele já sabe todos os produtos que precisa e encaminha a lista de pedidos, agilizando o atendimento e o fechamento de novas vendas.

Respostas automáticas

Uma das grandes necessidades dos comércios sempre foi oferecer um atendimento extra, em que fosse possível que, mesmo após o período comercial, os seus clientes pudessem receber uma resposta para um contato realizado.

Uma mensagem recebida por e-mail pode contar com esse recurso, já que a configuração da conta permite que o seu cliente receba um aviso, indicando que o retorno será feito brevemente.Com o WhatsApp isso também pode ser aplicado. 

Ao enviar uma mensagem após o período comercial, o cliente que deseja comprar uma tela de segurança recebe um contato rápido que o avisa sobre os horários de atendimento e também que algum vendedor entrará em contato com ele rapidamente.

Assim, qualquer tentativa de contato ficará registrada na sua conta do WhatsApp e, com isso, a sua empresa não perde novas vendas.

Com todas as facilidades mencionadas neste tópico, é possível perceber como o WhatsApp pode ser um canal eficiente de atendimento para fechamento de pedidos, complementando o seu negócio.

Os canais de venda de uma empresa

Uma empresa pode contar com diferentes canais de venda e utilizar o WhatsApp como uma ferramenta complementar, para aumentar de modo significativo os seus negócios.

Isso porque, juntamente com o site, com as redes sociais e com o e-mail marketing, é possível disponibilizar opções para que os interessados cheguem até você da maneira mais conveniente para eles.

Assim, se um internauta entra no seu site procurando um gerador de energia portátil e encontra as informações que ele precisa para fechar o pedido, isso pode ser feito diretamente na sua loja virtual.

Desse modo, é possível que ao receber um e-mail marketing com as novidades mais recentes do seu estabelecimento, ele queira solicitar uma quantidade de um item para montar um estoque e faça o pedido pelo mesmo canal por onde ele foi contatado.

Você também pode desenvolver uma campanha de marketing nas suas redes sociais e promover os seus produtos para atletas diretamente na sua página.

Isso permite que um cliente faça um pedido de whey protein para engordar diretamente pela sua página na plataforma.

Nesse sentido, há ainda pessoas que podem visualizar um anúncio nas suas páginas da internet e decidir entrar em contato por telefone, pois sentem mais segurança.

Além disso, pode ser que alguns clientes ainda prefiram visitar o seu estabelecimento presencialmente, saindo de lá com a compra em mãos.

Todos esses canais de vendas podem ser essenciais para o sucesso do seu negócio e, por isso, você deve investir neles de modo amplo, garantindo que a sua empresa ganhe destaque na internet e alcance cada vez mais novos pedidos.

Isso porque os diferentes perfis de clientes devem ser atendidos da maneira que for mais confortável. Por isso é preciso proporcionar uma experiência de compra de acordo com a expectativa do consumidor.

Desse modo, é essencial oferecer diferentes canais de vendas na sua empresa, pois isso garante que você ofereça meios eficientes e simplificados para atender todas as necessidades do seu cliente, gerando maior confiança neles.

Sendo assim, você pode dar o suporte para as dúvidas em qualquer um desses meios e utilizar outros para complementar o seu atendimento.

Um exemplo disso pode ser o de um cliente que entra em contato pelo telefone, mas quer receber fotos de um produto. Assim, você pode seguir o atendimento pelo WhatsApp e concluir a venda na ferramenta.

Por isso, é importante conciliar os diferentes canais de atendimento da sua empresa, oferecendo um suporte completo para o seu cliente, seja pelo site, e-mail, redes sociais ou WhatsApp. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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