Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Saiba como o e-mail marketing pode ajudar no seu e-commerce

Você utiliza o e-mail marketing para o seu e-commerce, aproveitando os benefícios que a ferramenta proporciona nas mais diversas ações relacionadas ao negócio?

O marketing digital trouxe uma série de oportunidades, e junto com elas possibilita diferentes estratégias que, ao serem aplicadas na rotina da loja virtual, podem ser responsáveis pelo aumento de resultados e pelo bom relacionamento com o público.

Dessa forma, se antes os meios de atuação de quem investiu em uma atuação online eram limitados, hoje existem recursos importantes e que facilitam a administração de um e-commerce. 

Uma dessas ferramentas significativas é o e-mail marketing, que é capaz de promover a venda de um filtro manga, indo desde o anúncio sobre o item até o questionamento sobre a satisfação do comprador com a aquisição realizada.

Justamente por isso, é possível perceber a flexibilidade e as utilidades que uma estratégia de e-mail marketing pode fornecer a um estabelecimento. 

Para que essas vantagens sejam facilmente alcançadas é preciso conhecer melhor o funcionamento da ferramenta e para quais tipos de ações ela pode ser utilizada, garantindo o sucesso da loja virtual.

Se você reconhece que o e-mail marketing é importante e quer utilizá-lo no dia a dia do seu e-commerce, siga na leitura deste artigo e entenda melhor sobre o assunto.

O que é o e-mail marketing?

Certamente você já utilizou a internet para vários tipos de ações, desde a procura de uma empresa que forneça crepe para festa até a realização da compra de um determinado produto.

Para muitas dessas necessidades, você se cadastrou em um site ou e-commerce deixando o seu endereço de e-mail, permitindo assim que contatos fossem feitos por parte da empresa. 

De fato, uma loja virtual que quer marcar presença na rotina dos seus clientes deve se empenhar no uso do e-mail marketing, criando vínculos e conquistando um relacionamento mais próximo com o seu público.

Isso porque a ferramenta trata-se do envio de um conteúdo para os leads de uma companhia, de modo que o assunto abordado ali possa ser de interesse desses destinatários, trazendo, assim, resultados efetivos para o negócio.

Desse modo, é possível dizer que o e-mail marketing pode ser utilizado para várias finalidades, sendo de grande importância para lojas virtuais de qualquer segmento. 

Como utilizar o e-mail marketing no seu e-commerce

O e-mail marketing fará parte de diversas etapas de uma compra de bandeirola colorida, do mesmo modo que deve ser utilizado para levar conteúdos para os clientes, não apenas com o intuito de vender, mas de conquistar a confiança e fidelizar o público.

Por isso, saber com quais estratégias você deve seguir ao usar o e-mail marketing pode ser um fator determinante para o desenvolvimento de campanhas assertivas. 

Sendo assim, é possível dizer que o e-mail marketing pode ser bem aplicado para:

  • Divulgação de promoções;
  • Acompanhamento de pedidos;
  • Estratégias institucionais;
  • Envio de felicitações;
  • Compartilhamento de conteúdos;
  • Aumento de tráfego;
  • Entre outros.

1. E-mail marketing para divulgar promoções

Um dos principais objetivos do e-mail marketing é, sem dúvida, a divulgação de promoções e descontos, que vão servir para potencializar os resultados financeiros de um negócio.

Assim como uma clínica de estética pode decidir criar um pacote de sessões de depilação a laser virilha completa para estimular o preenchimento da sua agenda, os e-commerces podem utilizar do e-mail marketing para anunciar preços atrativos para o seu público.

Afinal, esse é o meio mais prático de garantir que uma empresa consiga comunicar esses benefícios ao cliente, já que grande parte deles não terá contato diário com a marca. 

2. Acompanhamento de pedidos

O e-mail marketing também pode servir como uma ferramenta potente de comunicação. 

Ao finalizar a compra de uma mesa de inox para cozinha, certamente o comprador vai querer saber quando ela foi despachada e quando deverá chegar no endereço de entrega. 

Nesse sentido, o envio de mensagens surge como um recurso prático e eficaz, já que cada disparo pode conter informações que são importantes para o comprador, como a confirmação do pagamento ou o envio do pedido. 

Por isso, ele pode ser um auxílio também nessa etapa de relacionamento com o cliente, sendo, dessa maneira, ideal para qualquer loja virtual.

3. Estratégias institucionais

Levar informações para os clientes, revelando as novidades do seu e-commerce, também pode ser fundamental para o seu negócio. 

Há vários exemplos que podem ser utilizados para promover o e-commerce, como a abertura de uma loja física, a participação em ações beneficentes, o investimento na formação da equipe com um curso de mopp, de tecnologia, etc.

Ao levar esse tipo de informação para os clientes, eles conseguem perceber o comprometimento da marca com o seu público e com os seus funcionários, mostrando a sua responsabilidade social.

Dessa forma, a admiração e confiança do público com a marca crescem de modo positivo, fazendo com que o e-commerce ganhe destaque no seu nicho. 

4. Envio de felicitações

O e-mail marketing pode ser utilizado na construção do relacionamento com o público inclusive em datas especiais.

Assim, enviar bons votos e felicitações em datas comemorativas importantes, como o aniversário, dia das mães, dos pais, Natal, etc., é uma ótima oportunidade de marcar presença em dias comemorativos. 

Pode ser também uma ocasião interessante para oferecer desconto na compra de produtos para pintura eletrostática a pó, oferecidas pelo seu e-commerce, com um desconto especial para aniversariantes.

5. Compartilhamento de conteúdos

Se você já se inscreveu para receber e-mails marketing de alguma empresa, provavelmente já percebeu que essa ferramenta não é utilizada apenas para vender. 

Além de possibilitar a construção de uma ponte com os seus consumidores, trazendo-os mais para perto do seu negócio, o e-mail marketing também é importante para educar o público e fidelizar os clientes. 

Assim como ter um blog é fundamental para que os potenciais compradores da sua marca que estejam pesquisando sobre caldeiraria industrial possam encontrar a sua loja virtual, o e-mail marketing também é um caminho para levá-los até o seu e-commerce.

Os mesmos conteúdos que são disponibilizados no seu site, e que podem influenciar o leitor a acessar a loja, também podem ser enviados por e-mail, de modo que você instrua o público sobre as novidades e os temas importantes do seu nicho. 

Ao receber uma mensagem com um título atrativo, é possível que você conquiste a atenção do destinatário, que desejará ler o que você enviou naquele e-mail.

Dessa forma, você consegue mostrar aos clientes a importância e a qualidade dos produtos oferecidos, ao mesmo tempo em que conquista a fidelidade dele quando mostra domínio sobre os principais assuntos do segmento. 

6. Aumento de tráfego

Se os seus compradores estiverem ausentes e não fazem compras há um certo tempo, é interessante utilizar o e-mail marketing para recordá-los das vantagens oferecidas pela sua loja virtual. 

Nesse tipo de mensagem, é importante que você insira o link do seu blog, site ou qualquer outra página relacionada ao seu negócio, fazendo com que o número de pessoas que estejam acessando o endereço na web cresça a cada dia. 

Além de aumentar a relevância do seu e-commerce na internet, você também facilita o caminho para a compra de um cliente interessado, garantindo maiores vendas para a sua loja. 

Os benefícios do uso do e-mail marketing

Depois de conhecer as principais maneiras de utilizar o e-mail marketing para o seu e-commerce, é interessante perceber os benefícios que ele traz para o seu negócio, de modo que você desenvolva campanhas cada vez mais eficazes.

O e-mail marketing é barato

O investimento para o envio de e-mail marketing é um dos menores entre as principais estratégias de marketing digital, o que mostra o quanto ele é cada vez mais indispensável para qualquer empresa. 

O e-mail marketing pode ser automatizado

Existem softwares hoje que podem automatizar o envio de e-mail marketing, possibilitando a criação de listas específicas e que levem em conta as características dos seus clientes. 

Além de programar os melhores dias e horários, você ainda pode personalizar cada mensagem com o nome do destinatário, o que torna o contato muito mais próximo e direcionado. 

O e-mail marketing é mensurável

Assim como um software permite que você automatize e personalize as mensagens, ele também oferece meios de mensurar os resultados das suas campanhas, de modo que você terá acesso aos números de taxa de abertura, cliques, entre outros.

Com isso, você terá melhores subsídios para entender as preferências do seu público e o que pode trazer mais resultados para o seu e-commerce. 

Considerações finais

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas do marketing digital, e justamente por isso é fundamental para uma loja virtual.

Sendo assim, utilizá-lo para as mais diversas finalidades, de acordo com os objetivos do seu e-commerce, é um modo de garantir o crescimento e o desenvolvimento positivo da sua marca. 

Por isso, não deixe de incluí-lo no planejamento das suas ações de publicidade e colha frutos cada vez melhores para a sua loja virtual.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais notícias para você

Shopping Basket