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Saiba como um e-commerce pode fazer lives no Instagram e aumentar seu alcance

O Instagram foi um dos aplicativos que mais cresceu nos últimos anos, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. 

Esse número demonstra o potencial da plataforma, tendo um aumento de 5% por trimestre, um percentual maior do que o Whatsapp, com um crescimento de 1% ao ano.

No Brasil, o Instagram aparece como o aplicativo de maior engajamento dos usuários. 

Pesquisas mostram que cerca de 37% dos usuários passam pelo menos uma hora por dia na rede, ou quase 650 horas mensais.

Não é à toa que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking entre os países com maior tempo gasto nas redes sociais, perdendo apenas para as Filipinas.

Por esse motivo, várias empresas, e-commerces e lojas virtuais têm usado a rede como parte da estratégia de marketing.

Hoje em dia, podemos achar praticamente qualquer negócio no Instagram. Por exemplo, uma foto de mini salgados assados em perfis de padarias ou de buffet para festas, dentre outros empreendimentos, como lojas de roupas, prestadores de serviço, etc.

Além do mais, não são somente as postagens do feed que são atrativas. 

Desde 2016, com a inclusão do recurso do Stories e a possibilidade de fazer lives no Instagram, o aplicativo tem recebido cada vez mais usuários e interações.

Cerca de 500 milhões de usuários acessam o Instagram Stories diariamente. Dos conteúdos divulgados, mais de um terço foi criado por empresas.

Entre os recursos do Stories, destacam-se as lives, que são vídeos ao vivo que aumentam a participação do público com o seu perfil – o que é extremamente vantajoso para os negócios.

Mas como um e-commerce pode fazer lives no Instagram e aumentar o seu alcance? 

O post de hoje vai falar mais sobre isso, e dar dicas de como produzir um vídeo ao vivo de sucesso.

Então, fique por dentro e acompanhe a leitura!

Por que fazer lives no Instagram?

A live, ou Instagram Live, é um recurso dentro do Stories, que permite a criação de transmissões ao vivo. 

Em 2017, o recurso ganhou ainda mais uma funcionalidade, em que é possível convidar os amigos e espectadores para participar do vídeo no formato hangout.

Depois que a transmissão termina, é possível compartilhar o vídeo no Stories, disponibilizando o conteúdo por até 24 horas, ou então, descartá-lo.

As possibilidades de uso das lives são inúmeras, como por exemplo, uma entrevista ao vivo com farmacêuticos sobre manipulação de medicamentos, um bate-papo descontraído entre pessoas, e até mesmo shows completos podem ser transmitidos.

Por conta disso, muitos e-commerces, bem como empresas de todos os nichos, têm usado a live para ações de marketing, já que elas aumentam a proximidade com o público e permitem uma interação mais direta.

Além disso, por ser um vídeo, as transmissões ao vivo alcançam um grande engajamento, com 21,2% a mais de interações do público, em comparação com o uso de imagens no Instagram.

Por isso, diante de tamanha preferência, os conteúdos audiovisuais e as transmissões ao vivo têm um enorme poder de alcance, para que as empresas possam divulgar o seu conteúdo para mais pessoas e, ao mesmo tempo, aproximar os seguidores.

No entanto, o interesse do público não é o único motivo pelo qual as lives são populares. Abaixo, veja outras vantagens do conteúdo.

Aumento na geração de leads

Ter um grande número de seguidores e uma alta taxa de visualização, não são suficientes para que o seu negócio alcance um número positivo em vendas e tenha impactos reais com ações de marketing. Para isso, é necessário que parte da audiência se transforme em potenciais clientes, o que leva à conversão em consumidores.

Ou seja, um estabelecimento de banho e tosa leva e traz, precisa ter uma porcentagem significativa de leads, para que se possa nutrí-los e, desse modo, fechar o negócio.

No Instagram, as lives podem atuar como uma excelente ferramenta para geração de potenciais clientes.

Isso porque, por conta do caráter instantâneo das transmissões ao vivo, alguns usuários buscam as lives justamente para encontrar links rápidos. 

Dessa maneira, você pode construir uma landing page capaz de capturar esses usuários e convertê-los em leads.

Maior compartilhamento orgânico

Imagine que você está gravando um tutorial de como fazer a troca de óleo motor do seu veículo. 

Esse conteúdo pode ser muito interessante, visto que muitas pessoas têm dúvidas de como fazer o serviço, que é essencial para a manutenção de automóveis.

 

Isso significa que a sua transmissão possui um grande potencial de compartilhamento orgânico, natural, pois os próprios seguidores podem convidar novas pessoas para assistir.

Como consequência do compartilhamento orgânico, a sua empresa:

  • Aumenta o número de seguidores;
  • Passa a ter reconhecimento no mercado.
  • Melhora o relacionamento com o público;
  • Espalha o conteúdo sem investimento publicitário.

Por esse motivo, crescer organicamente, isto é, sem o patrocínio de nenhum anúncio, é um dos principais objetivos do marketing digital para empresas e e-commerces.

4 dicas para uma live de sucesso no Instagram

Assim como qualquer estratégia em marketing, as lives no Instagram também requerem um planejamento, para que os resultados sejam positivos.

Afinal de contas, se a intenção é fazer uma live de tutorial sobre como instalar um vidro blindado automotivo, é necessário pensar nos aspectos de gravação, horário, conteúdo, entre outros.

Para te ajudar a fazer lives de sucesso no Instagram e aumentar o alcance do seu e-commerce, separamos algumas dicas. Confira!

1 – Crie um roteiro do conteúdo

Antes de tudo, você precisa saber ao certo sobre o quê quer gravar, bem como quais serão os conteúdos abordados na sua live.

Imagine começar gravando uma transmissão ao vivo sobre como funciona um ultrassom veterinário com doppler e, de repente, dar aquele branco?

Além de ser algo incômodo, isso pode prejudicar a estratégia, fazendo com que a sua marca perca seguidores, ao invés de melhorar o engajamento.

Mesmo que você se sinta confortável em falar sobre o assunto, é necessário roteirizar o que será dito para evitar falhas, e também garantir a máxima eficiência de transmissão, passando realmente a informação completa aos seus seguidores.

Claro que, devido à própria essência do Instagram, por ser uma rede social mais versátil, e pela live ser uma transmissão ao vivo, não é preciso seguir um script rigoroso e totalmente formal. Porém, o roteiro servirá como uma espécie de “guia”.

2 – Prepare o cenário

Um dos pontos determinantes para o sucesso da sua transmissão ao vivo é o cenário, pois ele dará o contexto de todo o tema.

Por exemplo, ao falar de uma bola de pilates 65, pode ser interessante gravar a live dentro de um estúdio de pilates, como uma forma de criar uma proximidade com o público e estabelecer uma linguagem adequada.

No entanto, é importante destacar que um cenário todo decorado pode prejudicar o conteúdo, bem como um local vazio. 

Por isso, é necessário buscar um equilíbrio, com elementos agradáveis aos olhos e que ajudem a compor um bom visual.

3 – Teste a sua câmera e o som do celular

As lives do Instagram são feitas diretamente do aparelho celular, com recursos do dispositivo. 

Muito por conta disso, nem sempre a qualidade de imagem é 100%, já que nem todos os celulares possuem câmeras de alta qualidade.

Contudo, é fundamental fazer um teste de imagem e som antes de iniciar a transmissão ao vivo. 

Mesmo que a câmera do seu celular não seja das melhores, veja se ela realmente está funcionando e se o som está audível para os seguidores.

Garanta que o seu dispositivo não apresente nenhum ruído de imagem e som. Além disso, uma boa iluminação pode ajudar a melhorar a visualização do conteúdo.

4 – Tenha interação com os usuários

Um dos grandes diferenciais das transmissões ao vivo é o alto poder de engajamento. 

Mas as empresas podem fazer com que a interação seja explorada ao máximo, não esperando somente que ela ocorra de maneira natural.

 

Assim, como realizador da live, é importante que você faça comentários que estimulem a participação do público, tirando dúvidas, pedindo opiniões, etc.

 

Por exemplo, em uma transmissão sobre aluguel de tendas para casamento, você pode pedir aos participantes que mandem perguntas sobre o serviço, referente à valores, tamanhos das estruturas, entre outros pontos.

É importante que a audiência não perca o interesse no engajamento. Por isso, sempre que possível, responda aos comentários deixados pelo público.

Um modo de fazer isso é ler em voz alta o que os seguidores enviaram, e responder durante a transmissão.

Conclusão

A live do Instagram pode ser um recurso muito atrativo para os e-commerces e empresas de todos os tipos. 

Além de oferecer conteúdo audiovisual com potencial de engajamento do público, as transmissões ao vivo também promovem um relacionamento mais próximo com os seguidores.

Desse modo, é possível construir uma fidelização maior com a audiência e, como consequência, ter resultados altamente positivos, como o aumento da visibilidade, e até mesmo, das vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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