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Saiba como usar a estratégia de Marketing de Conteúdo no Instagram

Recorrer ao uso do marketing de conteúdo no Instagram se tornou uma necessidade para empresas de diversos setores, pois estamos falando da rede social que mais cresce no Brasil e no mundo.

Para se ter uma ideia, o Instagram é a segunda plataforma mais usada no mundo todo, reunindo consumidores de diferentes perfis. Por esse motivo, estar presente nessa mídia é uma estratégia essencial para que a marca seja vista.

No entanto, é preciso saber como fazer isso para orientar a percepção da empresa, estabelecer a imagem e criar a comunicação de forma adequada.

Isso significa que estar lá não é o suficiente, pois quando falamos de marketing de conteúdo é preciso planejamento e uma boa execução.

Assim, é importante entender o que é o Instagram e o que é Marketing de Conteúdo, além de saber usar as ferramentas e estratégias que eles proporcionam para a imagem da marca.

Dessa forma, qualquer empresa pode fazer boas campanhas nessa rede social, usando um dos principais pilares do marketing digital.

Afinal, os consumidores estão sempre em busca de informações ricas e relevantes, por meio dos canais que eles mais usam.

Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre o que é Instagram, o que é marketing de conteúdo, como usar essa estratégia de marketing nessa plataforma e quais resultados esperar

Entenda o que é o Instagram

O instagram é uma rede social focada no compartilhamento de imagens com amigos e que é feita por meio de dispositivos móveis.

Esse é um app que pode ser encontrado para sistema Android e IOS, podendo ser baixado gratuitamente, para compartilhar fotos que podem conter efeitos para serem compartilhadas com amigos.

Além disso, as empresas como buffet para festa de aniversário podem compartilhar instantaneamente as publicações do Instagram em outras redes sociais, como Facebook. Auxiliando na percepção da marca e na interação com o público em diversos canais.

Com isso, é possível atingir um número maior de pessoas, podendo ampliar o alcance por meio do uso das hashtags (#) – que permitem que os usuários encontrem publicações relacionadas.

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é a produção de informações e materiais relevantes e valiosos para a persona, visando levá-la a realizar uma ação, além de atrair e engajar o público.

Para isso, o conteúdo pode se apresentar em vários formatos, tais como:

  • Textos;
  • Áudios;
  • Vídeos;
  • Infográficos.

Ao investir nessa estratégia, as empresas conseguem impactar as pessoas de maneira positiva, gerando autoridade e mais oportunidades de negócios.

Esses conteúdos podem ser divulgados por meio de diversos canais, como sites, blogs e as redes sociais, como o Instagram, que já é usado por 90% dos usuários da internet. 

Com isso, ao adotar as ações nas mídias, uma fabricante de piso led festa consegue:

  • Divulgar sua marca;
  • Engajar a audiência;
  • Gerar tráfego;
  • Aumentar as oportunidades.

Exatamente por isso, é preciso que as empresas estejam presentes nesta plataforma.

Mais ainda, para possam sair na frente da concorrência e se destacar, o marketing de conteúdo no Instagram pode ser um grande diferencial.

Como usar o Marketing de Conteúdo no Instagram

Existem muitas ferramentas valiosas que ajudam a produzir conteúdo relevante para o Instagram.

Afinal, é preciso investir em ações que elevam a marca nessa plataforma para que a identidade da marca seja reconhecida e a presença online direcione a percepção da marca.

Para isso, algumas estratégias podem ser adotadas, tais como:

  1. Use diferentes tipos de posts

O marketing de conteúdo tem como foco fazer com que a marca, como no caso de uma empresa de restauração em deck de madeira, leve conteúdo de valor para o seu público.

Isso pode ser feito de diversas maneiras no Instagram, como por meio dos stories. Pelo fato de ficar disponível apenas por 24 horas, esse recurso tem o poder de atrair mais pessoas do que qualquer outro formato e pode ser usado para humanizar a imagem da empresa.

Vale ainda destacar que enquanto nem todos os seguidores do perfil de uma empresa vão receber o que ela publica no feed de notícias, o stories é entregue a 100% dos seguidores.

Assim, publicar um pequeno vídeo nesse formato mantém o público engajado e interagindo com a marca. 

Para isso, esse vídeo pode mostrar, por exemplo, o dia a dia da empresa, fazendo com que as pessoas se sintam mais próximas dela.

Também é possível criar anúncios para o Instagram, assim como uma empresa de paisagismo para quintal com piscina cria no Facebook, de modo a alcançar possíveis clientes.

Os anúncios são feitos pela mesma plataforma, com uma interface simples e que agrade os usuários. 

Vale destacar nesse ponto que é possível que a empresa defina quem é a sua persona ao realizar as estratégias de marketing de conteúdo pelo Instagram.

Isso permite segmentar o público, criando leads com um excelente custo-benefício. 

Para isso, uma alternativa é criar campanhas de retargeting, pois nesse tipo de anúncio as pessoas que já acessaram algum conteúdo no site ou outras redes sociais podem visualizá-lo e fixar a imagem da marca.

Isso é muito vantajoso porque as pessoas que já viram um conteúdo estão procurando por um produto/serviço que a empresa oferece e estão mais propensas a comprar do que aquelas não viram.

Também é possível criar vídeos maiores com conteúdos de interesse do seu público e publicá-lo no IGTV. Trata-se de uma funcionalidade que compete com o YouTube e deve ser bem usada nas estratégias de marketing de conteúdo para aprofundar determinados temas.

Os vídeos podem ter até 1 hora e possibilitam que uma clínica emagrecimento ofereça informações relevantes de assuntos que interessam aos seguidores da página, como os hábitos para adotar uma rotina de exercícios que auxiliam na perda de peso.

O foco é fazer produções profissionais, levando conteúdo de qualidade, que engaje os usuários e mostre que o empreendimento é referência na área. Além disso, é possível que ensine os seguidores a usarem o produto ou serviço que sua empresa oferece.

Os vídeos também podem ser compartilhados na página do Instagram, em que será mostrado apenas os minutos iniciais do vídeo, atraindo a atenção.

Caso o usuário demonstre algum interesse, ele consegue clicar na publicação e o vídeo continuará de onde parou. Tais ações podem ser mensuradas e relacionadas às estratégias do estabelecimento

Esse tipo de conteúdo também é vantajoso porque permite usar descrições, ajudando a levar mais tráfego para o blog ou site da empresa.

  1. Tenha uma boa frequência de postagens

Uma empresa de plano alimentar individualizado precisa mais do que ter um perfil no Instagram, ela precisa ter uma estratégia eficiente e recorrente de Marketing de Conteúdo. Por conta disso, ela deve dar atenção à frequência das publicações.

Portanto, é recomendável criar um calendário de publicações, planejando o que será publicado com antecedência, além de usar ferramentas que automatizem as postagens por meio de ferramentas diversas.

Isso vai permitir que o administrador do perfil tenha mais tempo para realizar outras tarefas importantes, sem deixar de ter um perfil de sucesso na rede social.

 

Com as ferramentas, uma academia de aula de fitdance para iniciantes, consegue agendar os conteúdos e alcançar uma boa frequência, com cuidado para realizar uma boa distribuição do conteúdo para alcançar seu público.

  1. Use linguagem apropriada

A linguagem usada varia de negócio para negócio. Por exemplo, uma loja de roupas masculinas sociais não vai usar a mesma linguagem de uma loja de roupas infantis.

Apesar de as duas serem lojas de vestuário, atendem a públicos diferentes e o perfil das pessoas não muda apenas porque elas estão no Instagram.

Para escolher o tipo de linguagem ideal para se comunicar com o público que acompanhará as postagens na plataforma, o indicado é conhecer a sua audiência e suas particularidades.

Vale destacar que essa recomendação é válida para qualquer canal de comunicação, ou seja, tanto nas redes sociais quanto em sites, blogs e e-mails.

  1. Promova concursos

É comum vermos lojas fazendo promoções para atrair as pessoas e os concursos no Instagram têm o mesmo objetivo.

Nesse contexto, uma fabricante de banner para academia pode criar um concurso para que os seguidores compartilhem e divulguem a marca, que realizarão a ação por conta do benefício e confiança que a marca possui.

Para usar essa estratégia, é necessário estabelecer algumas regras, como compartilhar a postagem do anúncio no stories, seguir o perfil e convidar outras pessoas para participar comentando na publicação.

Apesar de ser um pouco trabalhosa, essa estratégia ajuda a alcançar uma boa audiência, incentivando a divulgação da marca pelos seguidores. Quanto mais pessoas participarem, mais retorno a marca vai ter.

Resultados que podem ser alcançados

O marketing de conteúdos pelo Instagram pode trazer excelentes resultados para uma empresa, a começar pelo aumento no engajamento.

Além disso, a empresa se torna mais visível e quanto mais pessoas conhecem, mais oportunidades de bons negócios a marca terá.

Além da visibilidade, o conteúdo constrói uma imagem de autoridade que desperta a confiança das pessoas com relação ao que a organização tem a oferecer.

Mais ainda, isso também faz que a marca se destaque em seu mercado de atuação, ultrapassando a concorrência na preferência dos consumidores.

Conclusão

Só pelo fato de a sua empresa usar o Instagram, ela já está se aproximando mais de seu público. No entanto, é importante investir em boas estratégias, como o Marketing de Conteúdo, para fazer valer os esforços da marca.

Dessa forma, as pessoas se conscientizam a respeito dela e passam a considerá-la uma solução para seus problemas e necessidades.

O Instagram já oferece os recursos que permite que um negócio se destaque. Isso unido às estratégias de marketing de conteúdo, os resultados podem ser ainda mais compensadores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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