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Saiba como usar o e-mail marketing na comunicação interna de sua empresa

A comunicação interna é parte integrante de um bom ambiente corporativo. Sem ela, certamente grande parte da sua estrutura interna é prejudicada, pois os funcionários representam um dos pilares mais importantes de qualquer negócio.

Toda empresa precisa contratar novas pessoas, que farão parte do seu quadro de colaboradores. Esse processo normalmente é feito em etapas, para que tanto o interessado quanto a empresa possam se conhecer previamente e identificar sinergia entre as partes.

Depois dessa etapa, com a aprovação do interessado, essa pessoa passa a fazer parte da sua equipe. Ou seja, ela faz parte da sua empresa, e será um dos envolvidos no processo de fazer com que o seu negócio prospere.

Para manter uma equipe sempre alinhada, uma empresa precisa investir em diversos elementos, que tornam o seu engajamento sempre presente.

E um desses elementos é a comunicação interna. Quantas pessoas conhecemos que estão insatisfeitas com os seus ambientes de trabalho por não se sentirem parte do negócio?

É muito comum verificar essa situação em locais que não prezam por uma parceria com seus colaboradores. Por isso, é preciso valorizá-los e garantir que eles estejam sempre informados sobre os processos internos.

Para entendermos melhor esse cenário, é preciso conhecer alguns pontos essenciais, como veremos no decorrer deste artigo.

O que é a comunicação interna de uma empresa?

A comunicação interna é o elemento principal de interação entre toda a equipe empresarial, ou seja, ela permite que uma informação chegue a todos funcionários de maneira adequada.

Podemos dizer que a comunicação interna tem dois níveis principais: entre funcionários do mesmo patamar e entre chefes de uma seção e seus subordinados, que podem levar vários tipos de informações entre os diferentes níveis hierárquicos da empresa.

Essas informações podem tratar de vários temas, tais como:

  • Valores institucionais da empresa;
  • Feedbacks sobre o trabalho;
  • Reuniões de alinhamento;
  • Estabelecimento de novas metas;
  • Treinamentos e cursos.

Os valores institucionais de uma empresa ajudam o funcionário a se situar dentro do estabelecimento, seguindo a filosofia de trabalho do local.

Assim, uma empresa que oferece os serviços de georreferenciamento com drone, por exemplo, que preza por um atendimento personalizado, rápido e eficiente precisa passar essa mesma cultura para os seus colaboradores.

Os feedbacks também são importantes dentro da rotina de um negócio. Eles podem ser utilizados para chamar a atenção de um funcionário de modo individual, ajudando-o a corrigir uma pequena falha, ou ainda como elogio, mostrando reconhecimento.

As reuniões de alinhamento fazem parte de qualquer local de trabalho, pois é preciso que todos os colaboradores sigam uma mesma linha e busquem pelo mesmo objetivo internamente. 

Assim, uma empresa de manutenção em cabine primária, por exemplo, pode reunir a sua equipe e estabelecer novos parâmetros de atendimento, que prezem pela segurança e qualidade dos serviços.

Há ainda o momento para a implementação de novas metas, que deve reunir todos os departamentos de uma empresa, alinhando todo o quadro de funcionários para atingir melhores resultados.

Além disso, uma empresa também deve investir em treinamentos e cursos para os seus funcionários, apostando em uma melhor qualificação profissional, que prepara a equipe para aprimorar o atendimento da empresa.

Todos esses elementos fazem parte de uma boa comunicação interna, que é parte essencial da rotina de empresas que se preocupam com seus funcionários.

A importância de uma boa comunicação interna

A comunicação interna tem grande importância para a estrutura de um estabelecimento, principalmente, porque ela oferece meios de organizar o local adequadamente, criando uma rotina mais propícia ao bom relacionamento entre funcionários e gerentes.

Além disso, quando uma boa comunicação é estabelecida, ela faz com que os colaboradores se sintam valorizados, e permaneçam engajados, vestindo a camisa da empresa. Uma boa comunicação também aumenta a produtividade. 

Funcionários que trabalham juntos na montagem de um centro de usinagem horizontal, por exemplo, são capazes de entregar um bom serviço de maneira muito mais eficiente por estarem alinhados e trabalhando em equipe.

Quando os funcionários se relacionam de maneira harmoniosa, eles ainda contribuem para a recepção de novos colaboradores, fazendo com que a adaptação de uma nova pessoa à empresa seja muito mais tranquila.

Essas são apenas algumas das principais vantagens que a comunicação interna traz para um estabelecimento, tornando-a assim de extrema importância.

E-mail marketing e estratégias de comunicação

Entre as principais estratégias de comunicação interna dentro de uma empresa, é possível elencar:

  • Interação mais próxima com seus funcionários;
  • Ouvir as queixas os funcionários;
  • Investir em momentos de descontração;
  • Oferecer bonificações e reconhecer méritos;
  • Investir em canais de comunicação.

Todas essas podem ser muito mais efetivas se praticadas via e-mail marketing.

E-mail marketing e interação

Com o uso do e-mail marketing, uma empresa pode facilmente enviar informações relevantes sobre vários tipos de assunto.

Ele pode ser usado para comunicar o acontecimento de uma nova reforma, que alterará parte da rotina de funcionamento do local.

Por exemplo, por causa de uma caçamba estacionária para entulho que estará presente em uma determinada área da empresa; ou mesmo para informar sobre a troca de uniformes dos funcionários.

Essa comunicação interna é responsável, muitas vezes, por diminuir o número de comentários negativos dentro do estabelecimento, já que todos os funcionários estarão informados sobre pontos que alteram os hábitos da empresa.

E-mail marketing para coletar feedback dos funcionários

A opinião dos funcionários deve ser sempre solicitada, de modo a compor uma comunicação mais eficiente dentro da empresa.

Para isso, existe um formulário, chamado de pesquisa de clima organizacional, que pode ser enviado por e-mail marketing para todos os colaboradores a fim de coletar feedbacks e opiniões a respeito do funcionamento geral da empresa.

Essa pesquisa tem um papel de grande importância na comunicação interna do local, pois permite ouvir queixas e sugestões que podem ser essenciais para melhorar a rotina do estabelecimento.

Um funcionário pode, por meio dessa pesquisa, sugerir que seja implementado o uso de empilhadeira de grande porte, por exemplo, para facilitar a rotina de armazenamento da empresa, otimizando processos e organizando o estabelecimento de maneira mais rápida.

Isso porque a pesquisa enviada por e-mail marketing tende a deixar os funcionários mais à vontade para comentar sobre pontos importantes, fazendo diferença no ambiente de trabalho.

E-mail marketing, descontração e novidades

O e-mail marketing também pode ser uma ferramenta de descontração interna. 

Ele pode conter um convite para um momento de lazer coletivo no local, ou o envio de fotos de algum evento interno da empresa, fazendo com que os funcionários interajam de maneira mais amigável e alegre ao relembrar algumas dessas situações.

Além disso, um e-mail marketing pode ser um entregador de boas notícias. 

Ele pode levar ao conhecimento dos funcionários que novos equipamentos estão sendo implementados, tal como um termo anemômetro, que estava sendo solicitado há meses, mas ainda não tinha sido adquirido.

Desse modo, todos os colaboradores são informados sobre benefícios que facilitam a rotina de trabalho, o que gera animação na equipe como um todo.

E-mail marketing e reconhecimento

O e-mail marketing pode ser utilizado para agradecimentos coletivos e reconhecimento de méritos dos funcionários.

Isso torna a equipe muito mais produtiva e engajada, já que elogiar um trabalho bem-feito faz parte de um ambiente corporativo harmonioso.

Nesse caso, se um cliente que solicitou o serviço de solda em aço inox, por exemplo, enviou algum contato de agradecimento para a empresa, ele pode ser repassado para a equipe, que ficará mais animada com a informação.

Além disso, reconhecimentos podem ainda ser motivo de bonificações. Por isso, um e-mail marketing que comunica esse tipo de assunto é muito bem recebido pelo quadro de funcionários.

E-mail marketing e outros canais de comunicação

O e-mail marketing deve ser visto como uma ótima ferramenta de comunicação.

Ele pode ser bastante eficiente para que uma empresa comunique aos seus funcionários sobre qualquer informação importante, de maneira rápida e objetiva.

Mas, o e-mail marketing também pode ser utilizado em conjunto com outros canais de comunicação, tal como os murais de recados convencionais, pequenos panfletos ou cartazes disponibilizados no estabelecimento.

Nesses casos, a unificação dos meios de comunicação torna mais eficiente a divulgação de um curso ou de uma palestra fornecida pela empresa, que será responsável por melhorar o local de trabalho.

Ou mesmo para informar sobre o procedimento interno que ocorrerá em uma determinada data da empresa, para que o laudo AVCB corpo de bombeiros seja emitido para a estrutura do estabelecimento.

E até mesmo para informar sobre festas e outros eventos interessantes para todo o quadro de funcionários da empresa, de modo que eles possam se organizar para comparecer à ocasião.

Por esses motivos, o e-mail marketing se mostra como um elemento fundamental na comunicação interna da instituição, sendo responsável por auxiliar na transmissão de informações importantes e por patrocinar um ambiente interno muito mais agradável.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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