Usar o Instagram para academias pode ser uma maneira muito interessante de conseguir novos alunos e tornar o seu estabelecimento reconhecido no mercado.
Afinal de contas, as redes sociais já fazem parte do nosso dia a dia e são cada vez mais usadas por todos os tipos de estabelecimento.
Só no Brasil, são mais de 50 milhões de usuários do Instagram. Ao todo, a rede contabiliza cerca de 1 bilhão de pessoas, sendo uma das plataformas que mais cresce no mundo.
Contudo, diante desse amplo aumento, é preciso considerar algumas estratégias para se destacar no Instagram, já que a competitividade é alta.
No artigo de hoje, saiba como usar o Instagram para a divulgação da academia e conheça algumas dicas para investir na rede social. Acompanhe a leitura!
1 – Crie uma identidade visual para o seu perfil
É importante que o perfil da sua academia tenha uma identidade visual muito bem planejada. A recomendação é seguir as especificações da sua marca, usando a mesma paleta de cores e tipografia do logo.
Mas a identidade visual também se refere a escolher um tom para a sua rede. Ou seja, se a sua academia é focada em dar aula de dança sertanejo, a escolha de cores, letras e imagens deve fazer sentido com o serviço oferecido.
Importante ressaltar que muitas academias investem em um perfil fitness, voltado a um estilo de vida mais saudável. Isso é importante, mas também busque se diferenciar da maioria, trazendo algo que possa conquistar o seu público.
Com uma identidade visual bem construída, aos poucos os usuários vão conhecer melhor a sua marca e, logo de cara, vão associar quais são as suas publicações. Ou seja, é possível construir uma espécie de top of mind.
2 – Produza conteúdo relevante
A informação é a grande moeda de troca da internet – em especial, nas redes sociais.
Hoje em dia, a pessoa não segue o perfil de uma academia com hidroginástica somente para ver anúncios promocionais. O usuário também está em busca de conteúdo relevante, como dicas de exercícios, curiosidades, entre outros materiais.
Por esse motivo, mais do que investir em boas imagens, é interessante ter um planejamento de produção de conteúdo, que será fundamental para tornar o seu perfil no Instagram muito mais atraente.
Algumas opções de conteúdos no Instagram são:
- Reels com esquetes e desafios;
- IGTV com aulas de até 1 hora;
- Carrossel de imagens com dicas de exercícios;
- Legendas bem formuladas, com informações relevantes.
Além disso, a produção de conteúdo relevante constrói a autoridade do seu estabelecimento, algo que ajuda na conquista de novos alunos.
Isso porque as pessoas vão preferir fechar um contrato com uma empresa que domina informações sobre a área, do que um local que somente divulga flyers academia no Instagram.
3 – Conheça o seu público-alvo
Conhecer o seu público é a melhor forma de produzir conteúdo relevante e investir no direcionamento do seu perfil no Instagram.
Para isso, é necessário fazer uma pesquisa de mercado, ou até mesmo consultar as informações sobre seus seguidores através dos relatórios da própria rede social.
Outra dica é usar os dados da sua catraca com biometria da academia, para verificar qual é o perfil dos seus alunos.
Lembre-se: quanto mais segmentada é a sua ação de marketing nas redes, melhor são os seus resultados no Instagram.
4 – Use o stories todos os dias
O story é um recurso do Instagram capaz de publicar conteúdos instantâneos, que ficam disponíveis por até 24 horas. Essa funcionalidade foi criada para competir com outra rede social, o Snapchat e, acabou conquistando os usuários do Instagram.
Usar os stories é uma boa maneira de construir uma aproximação com o público. Com ele, as pessoas ficam sabendo o que ocorre no seu dia a dia, sendo uma forma de humanizar mais o seu perfil.
Você pode usar o stories para gravar um exercício na esteira para academia, divulgar uma aula, ou criar conteúdos de interação (enquetes, perguntas, entre outros).
Nos stories, também vale a pena compartilhar conteúdos criados pelos seus alunos e que marcaram a academia. Assim, os seus clientes irão se sentir valorizados, o que estimula o sentimento de pertencimento e identificação.
5 – Escreva boas legendas
Embora o Instagram seja uma rede de forte apelo visual, é importante saber como escrever as legendas da sua publicação. Inclusive, elas chamam os usuários para alguma ação ou fornecem informações.
A dica é tomar cuidado com a grafia, pontuação e não exagerar no uso de frases muito informais. Por mais que a sua academia seja descontraída, vale a pena manter o profissionalismo, para que os usuários tenham confiança no seu negócio.
Também vale a pena usar os emojis. Eles deixam sua legenda mais leve e divertida, para que os usuários tenham uma experiência de leitura mais agradável.
6 – Use hashtags em suas publicações
As hashtags, também chamadas de “jogos da velha”, são palavras-chave específicas, antecedidas pelo símbolo #, que tornam esses termos linkáveis, conectando a sua publicação com uma comunidade de postagens semelhantes.
Desse modo, se uma empresa que vende camiseta dry fit amarela usa a hashtag #vidasaudavel, e a sua academia usa o mesmo termo, tanto os usuários da primeira publicação quanto da segunda conseguem ver o conteúdo.
A dica é usar hashtags que façam sentido para a sua academia e que tenham relação com o conteúdo compartilhado. Por isso, use-as com coerência e inteligência.
Além disso, é recomendado não ultrapassar 10 hashtags por postagem, visto que o excesso pode ser prejudicial (o Instagram vai encarar como um spam, fazendo com que a visualização do seu conteúdo caia).
7 – Interaja com os seus seguidores
As redes sociais são excelentes canais de comunicação. Por esse motivo, além de usá-las para divulgar a sua academia, também é importante interagir com os seus seguidores.
Assim, caso alguém mande uma pergunta sobre a sua aula de pilates para coluna pelo direct do Instagram, é importante não ignorar o usuário.
Além das mensagens direcionadas, também é importante responder os comentários e compartilhar resultados de interações nos stories. Dessa maneira, o seu engajamento será cada vez maior, o que irá melhorar a visibilidade do seu perfil no Instagram.
8 – Explore todos os recursos do aplicativo
É importante explorar todos os recursos oferecidos no Instagram para conquistar mais seguidores, divulgar a sua marca e obter reconhecimento com o seu perfil.
Apesar do Instagram não afirmar que privilegia as contas que usam todos os recursos, percebe-se que a rede social tem uma tendência para oferecer conteúdos diversificados.
Por isso, se a sua intenção é divulgar um cartão de visita nutricionista parceria, mas o seu feed já está saturado de imagens, opte pela criação de um Reels, por exemplo.
9 – Faça promoções e concursos
As promoções e concursos do Instagram são conteúdos muito famosos. Além de oferecer uma grande possibilidade de engajamento e aumento no número de seguidores, é uma maneira de alcançar potenciais clientes para a sua academia.
Quando a sua academia oferece um mês de aula gratuita em um sorteio, há grandes chances do vencedor continuar na sua academia. Ou seja, você já ganha um novo aluno!
Fora que é uma maneira muito divertida e simples de aumentar o número de seguidores, gerar engajamento e contribuir para o crescimento do seu perfil.
10 – Faça parcerias com influenciadores
Hoje em dia, grande parte das decisões de compra são influenciadas pelas pessoas famosas da internet – os chamados digital influencers.
No Instagram, é possível encontrar várias personalidades desse tipo. Eles não só colaboram com a divulgação da sua marca, mas ajudam a aumentar consideravelmente o número de leads (potenciais clientes) e alunos da sua academia.
A dica é fechar uma parceria com algum influenciador que tenha relação com o seu conteúdo. No caso de academias, os instagrammers fitness são os mais recomendados.
Mas também é possível iniciar uma parceria com outros conteudistas, como nutricionistas, fisiculturistas, pessoas em busca de uma mudança no estilo de vida, entre outros.
Conclusão
O Instagram é uma das redes sociais mais famosas da atualidade. Muito disso, deve-se ao seu grande crescimento nos últimos anos, além do forte apelo imagético. Dessa forma, fica muito mais fácil se aproximar do público.
O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como ter um perfil interessante para a sua academia no Instagram. Dessa forma, será possível alcançar um número maior de seguidores e, ao mesmo tempo, aumentar o número de potenciais clientes.
Por esse motivo, se você tem uma academia e ainda não investiu no Instagram, está na hora de começar a pensar em alguma estratégia para a rede social.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.