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Saiba como usar o Instagram para a divulgação da sua academia

Usar o Instagram para academias pode ser uma maneira muito interessante de conseguir novos alunos e tornar o seu estabelecimento reconhecido no mercado. 

Afinal de contas, as redes sociais já fazem parte do nosso dia a dia e são cada vez mais usadas por todos os tipos de estabelecimento.

Só no Brasil, são mais de 50 milhões de usuários do Instagram. Ao todo, a rede contabiliza cerca de 1 bilhão de pessoas, sendo uma das plataformas que mais cresce no mundo.

Contudo, diante desse amplo aumento, é preciso considerar algumas estratégias para se destacar no Instagram, já que a competitividade é alta.

No artigo de hoje, saiba como usar o Instagram para a divulgação da academia e conheça algumas dicas para investir na rede social. Acompanhe a leitura!

1 – Crie uma identidade visual para o seu perfil

É importante que o perfil da sua academia tenha uma identidade visual muito bem planejada. A recomendação é seguir as especificações da sua marca, usando a mesma paleta de cores e tipografia do logo.

Mas a identidade visual também se refere a escolher um tom para a sua rede. Ou seja, se a sua academia é focada em dar aula de dança sertanejo, a escolha de cores, letras e imagens deve fazer sentido com o serviço oferecido.

Importante ressaltar que muitas academias investem em um perfil fitness, voltado a um estilo de vida mais saudável. Isso é importante, mas também busque se diferenciar da maioria, trazendo algo que possa conquistar o seu público.

Com uma identidade visual bem construída, aos poucos os usuários vão conhecer melhor a sua marca e, logo de cara, vão associar quais são as suas publicações. Ou seja, é possível construir uma espécie de top of mind.

2 – Produza conteúdo relevante

A informação é a grande moeda de troca da internet – em especial, nas redes sociais.

Hoje em dia, a pessoa não segue o perfil de uma academia com hidroginástica somente para ver anúncios promocionais. O usuário também está em busca de conteúdo relevante, como dicas de exercícios, curiosidades, entre outros materiais.

Por esse motivo, mais do que investir em boas imagens, é interessante ter um planejamento de produção de conteúdo, que será fundamental para tornar o seu perfil no Instagram muito mais atraente.

Algumas opções de conteúdos no Instagram são:

  • Reels com esquetes e desafios;
  • IGTV com aulas de até 1 hora;
  • Carrossel de imagens com dicas de exercícios;
  • Legendas bem formuladas, com informações relevantes.

Além disso, a produção de conteúdo relevante constrói a autoridade do seu estabelecimento, algo que ajuda na conquista de novos alunos.

Isso porque as pessoas vão preferir fechar um contrato com uma empresa que domina informações sobre a área, do que um local que somente divulga flyers academia no Instagram.

3 – Conheça o seu público-alvo

Conhecer o seu público é a melhor forma de produzir conteúdo relevante e investir no direcionamento do seu perfil no Instagram.

Para isso, é necessário fazer uma pesquisa de mercado, ou até mesmo consultar as informações sobre seus seguidores através dos relatórios da própria rede social.

Outra dica é usar os dados da sua catraca com biometria da academia, para verificar qual é o perfil dos seus alunos. 

Lembre-se: quanto mais segmentada é a sua ação de marketing nas redes, melhor são os seus resultados no Instagram.

4 – Use o stories todos os dias

O story é um recurso do Instagram capaz de publicar conteúdos instantâneos, que ficam disponíveis por até 24 horas. Essa funcionalidade foi criada para competir com outra rede social, o Snapchat e, acabou conquistando os usuários do Instagram.

Usar os stories é uma boa maneira de construir uma aproximação com o público. Com ele, as pessoas ficam sabendo o que ocorre no seu dia a dia, sendo uma forma de humanizar mais o seu perfil.

Você pode usar o stories para gravar um exercício na esteira para academia, divulgar uma aula, ou criar conteúdos de interação (enquetes, perguntas, entre outros).

Nos stories, também vale a pena compartilhar conteúdos criados pelos seus alunos e que marcaram a academia. Assim, os seus clientes irão se sentir valorizados, o que estimula o sentimento de pertencimento e identificação.

5 – Escreva boas legendas

Embora o Instagram seja uma rede de forte apelo visual, é importante saber como escrever as legendas da sua publicação. Inclusive, elas chamam os usuários para alguma ação ou fornecem informações.

A dica é tomar cuidado com a grafia, pontuação e não exagerar no uso de frases muito informais. Por mais que a sua academia seja descontraída, vale a pena manter o profissionalismo, para que os usuários tenham confiança no seu negócio.

Também vale a pena usar os emojis. Eles deixam sua legenda mais leve e divertida, para que os usuários tenham uma experiência de leitura mais agradável.

6 – Use hashtags em suas publicações

As hashtags, também chamadas de “jogos da velha”, são palavras-chave específicas, antecedidas pelo símbolo #, que tornam esses termos linkáveis, conectando a sua publicação com uma comunidade de postagens semelhantes.

Desse modo, se uma empresa que vende camiseta dry fit amarela usa a hashtag #vidasaudavel, e a sua academia usa o mesmo termo, tanto os usuários da primeira publicação quanto da segunda conseguem ver o conteúdo.

A dica é usar hashtags que façam sentido para a sua academia e que tenham relação com o conteúdo compartilhado. Por isso, use-as com coerência e inteligência.

Além disso, é recomendado não ultrapassar 10 hashtags por postagem, visto que o excesso pode ser prejudicial (o Instagram vai encarar como um spam, fazendo com que a visualização do seu conteúdo caia).

7 – Interaja com os seus seguidores

As redes sociais são excelentes canais de comunicação. Por esse motivo, além de usá-las para divulgar a sua academia, também é importante interagir com os seus seguidores.

Assim, caso alguém mande uma pergunta sobre a sua aula de pilates para coluna pelo direct do Instagram, é importante não ignorar o usuário.

Além das mensagens direcionadas, também é importante responder os comentários e compartilhar resultados de interações nos stories. Dessa maneira, o seu engajamento será cada vez maior, o que irá melhorar a visibilidade do seu perfil no Instagram.

8 – Explore todos os recursos do aplicativo

É importante explorar todos os recursos oferecidos no Instagram para conquistar mais seguidores, divulgar a sua marca e obter reconhecimento com o seu perfil.

Apesar do Instagram não afirmar que privilegia as contas que usam todos os recursos, percebe-se que a rede social tem uma tendência para oferecer conteúdos diversificados.

Por isso, se a sua intenção é divulgar um cartão de visita nutricionista parceria, mas o seu feed já está saturado de imagens, opte pela criação de um Reels, por exemplo.

9 – Faça promoções e concursos

As promoções e concursos do Instagram são conteúdos muito famosos. Além de oferecer uma grande possibilidade de engajamento e aumento no número de seguidores, é uma maneira de alcançar potenciais clientes para a sua academia.

Quando a sua academia oferece um mês de aula gratuita em um sorteio, há grandes chances do vencedor continuar na sua academia. Ou seja, você já ganha um novo aluno!

Fora que é uma maneira muito divertida e simples de aumentar o número de seguidores, gerar engajamento e contribuir para o crescimento do seu perfil.

10 – Faça parcerias com influenciadores

Hoje em dia, grande parte das decisões de compra são influenciadas pelas pessoas famosas da internet – os chamados digital influencers.

No Instagram, é possível encontrar várias personalidades desse tipo. Eles não só colaboram com a divulgação da sua marca, mas ajudam a aumentar consideravelmente o número de leads (potenciais clientes) e alunos da sua academia.

A dica é fechar uma parceria com algum influenciador que tenha relação com o seu conteúdo. No caso de academias, os instagrammers fitness são os mais recomendados.

Mas também é possível iniciar uma parceria com outros conteudistas, como nutricionistas, fisiculturistas, pessoas em busca de uma mudança no estilo de vida, entre outros.

Conclusão

O Instagram é uma das redes sociais mais famosas da atualidade. Muito disso, deve-se ao seu grande crescimento nos últimos anos, além do forte apelo imagético. Dessa forma, fica muito mais fácil se aproximar do público.

O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como ter um perfil interessante para a sua academia no Instagram. Dessa forma, será possível alcançar um número maior de seguidores e, ao mesmo tempo, aumentar o número de potenciais clientes.

Por esse motivo, se você tem uma academia e ainda não investiu no Instagram, está na hora de começar a pensar em alguma estratégia para a rede social.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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