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Saiba o que é Brand Voice e a importância para seu e-commerce

A revolução proporcionada pela internet modificou várias relações na sociedade, especialmente as de compra. Hoje, ao invés de procurar em lojas físicas, muitas pessoas buscam um e-commerce que atenda às suas necessidades, para a realização de compras online – sem nem precisar sair de casa.

Contudo, os comércios eletrônicos também precisam ter atenção nas estratégias de marketing usadas em trabalhos de divulgação. 

Afinal de contas, mesmo pela internet, o contato com os clientes é fundamental, sendo necessário pensar em formas de fidelização do público e reconhecimento da marca.

É aí que surge o Brand Voice, um conceito que pode ser usado em todas as estratégias de marketing digital e para qualquer e-commerce, desde uma loja virtual de roupas, até em um site de uma clínica veterinária popular.

Quer saber o que é Brand Voice e a importância para seu e-commerce? Então acompanhe o artigo de hoje!

O que é Brand Voice?

Em português, “Brand Voice” quer dizer “Voz da Marca”. O conceito refere-se a um conjunto de esforços direcionados a encontrar o tom de voz mais adequado para representar a sua empresa. 

Dessa maneira, é possível estabelecer uma relação fiel e duradoura com os clientes.

Como exemplo, podemos pensar na identidade visual da organização. Ela é usada para criar uma proximidade com o público, fazendo com que as pessoas possam encontrar facilmente a sua marca e ter um destaque perante à concorrência.

Ou seja, é a maneira para definir o tom de voz correto para se comunicar com a audiência, fortalecendo a relação entre a empresa e o consumidor.

O Brand Voice também é aplicado ao Marketing de Conteúdo, pois ele define a forma como os textos serão escritos. 

A intenção, nesse sentido, é aumentar o engajamento com o usuário e transmitir os valores de maneira natural.

Por exemplo, ao produzir um banner preço diferenciado para a promoção de um produto do seu e-commerce, é preciso adotar um tom de voz adequado, que estabeleça uma relação com o público.

Toda essa ação do Brand Voice contribui para a fidelização dos clientes, pois eles passam a compreender melhor o comportamento da sua marca e, como consequência, se identificam com o tipo de comunicação.

Por conta disso, adotar uma linguagem bem definida é a melhor maneira de mostrar a personalidade da sua marca nos canais de comunicação, ajudando a audiência a conhecer melhor seus valores, ideais e objetivos.

Com um planejamento apropriado do Brand Voice, o seu e-commerce aumenta as chances de convencer os clientes, que passam a confiar na empresa, influenciando positivamente nas vendas.

Importante dizer que, caso a voz da marca não seja respeitada, o e-commerce corre risco de transmitir mensagens incoerentes e, assim, perder clientes. 

Ou seja, o resultado esperado é totalmente ao contrário, por isso, a necessidade de cuidar da linguagem, dos termos empregados e do nível de formalidade.

3 vantagens do Brand Voice para o seu e-commerce

O Brand Voice é a alma da comunicação dos negócios. A sua empresa pode conseguir boas vendas de uma bateria de caminhão, por exemplo, se adotar uma voz que se comunica com eficiência com o público-alvo.

Mas, além das boas probabilidades de venda, há outras vantagens em adotar o Brand Voice, tais como:

1 – Destaque da marca no mercado

Hoje em dia, é possível encontrar uma série de ferramentas online, além de estratégias que possibilitam a divulgação de produtos e serviços na internet. 

No entanto, fica cada vez mais difícil se destacar dentro de um mercado cada vez mais exigente, competitivo e concorrido.

Pesquisas na área de marketing digital mostram que o fortalecimento e reconhecimento da marca, ao lado da geração de engajamento, são os principais objetivos de quem deseja se destacar no mundo online.

Assim, com a aplicação correta de um Brand Voice, é possível se destacar no ambiente digital, já que o e-commerce pode mostrar uma comunicação própria e exclusiva. 

O resultado é um estilo que se assemelha à linguagem do público e, com isso, promove o engajamento da audiência.

2 – Aproximação com os clientes

Imagine a seguinte situação: o seu e-commerce precisa vender uma transpaleteira. Contudo, esse é um equipamento muito específico, voltado para um perfil de clientes altamente segmentado. 

Por isso, é necessário ter uma campanha de marketing que “fale a mesma língua” dos consumidores.

Com o Brand Voice, além de adotar um tom mais adequado ao público, a tonalidade faz com que o consumidor tenha mais confiança na sua marca, gerando uma aproximação maior e um relacionamento mais saudável, o que resulta na fidelização dos clientes.

Afinal de contas, as pessoas se sentem mais confortáveis ao confiar seus recursos em uma empresa que compartilha dos mesmo valores, ideais e objetivos.

3 – Assertividade na comunicação com clientes

A maneira como a empresa se comunica com os seus clientes é um fator cada vez mais importante nas estratégias de marketing. 

Não adianta produzir um artigo altamente informativo, se a linguagem adotada não é dirigida ao público-alvo.

Assim, ao adotar um tom de voz, pode-se ter mais assertividade nas campanhas de marketing e nas vendas do seu e-commerce.

Por exemplo, se a audiência interessada no seu serviço de laudo veicular é formada por pessoas mais velhas, é interessante optar por um tom mais sério e formal, ao invés de uma linguagem despojada.

Dessa forma, ao estabelecer um tom de voz para a marca, a estratégia de comunicação é mais eficiente, sendo possível ter resultados ainda mais positivos e alcançar, muito mais facilmente, os objetivos estipulados.

Como criar um Brand Voice para o seu e-commerce

Agora que já sabemos o que é um Brand Voice e qual é a importância de adotar uma tonalidade correta para a sua marca, está na hora de saber como aplicar essa técnica na prática de divulgação do seu e-commerce.

Vale destacar que o Brand Voice é válido para todo o tipo de negócio, seja para uma loja que venda filtro de carvão ativado, ou qualquer outro empreendimento. Confira abaixo!

1 – Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para elaborar uma estratégia de Brand Voice é, justamente, conhecer quem são os seus clientes. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa de público-alvo, destacando as principais características da audiência:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Nível socioeconômico;
  • Grau de escolaridade;
  • Hobbies e interesses.

A partir desses aspectos, é possível conhecer melhor seus clientes e saber como orientar a tonalidade certa. 

Afinal, não adianta nada usar uma linguagem formal para divulgar um adesivo jateado, se a maior parte dos seus clientes é formada por jovens.

2 – Escolha os canais de comunicação adequados

Além de conhecer seus clientes, é preciso saber onde eles estão. Já que as campanhas e ações de marketing devem ser anunciadas nos canais de comunicação certos, para atingir justamente o público-alvo.

3 – Tenha uma tabela para definir o tom de voz

Uma dica muito importante para não errar no tom de voz é escolher o estilo de linguagem da sua marca. 

Por exemplo, você pode pensar em três palavras que representam o seu e-commerce e completar a tabela com o que fazer e o que não fazer. Isso te ajuda a ter uma referência melhor nas mãos.

Em uma propaganda de venda de uma urna de acrílico, vale a pena conferir quais palavras podem ser usadas para definir melhor os valores da empresa.

4 – Adote uma linguagem mais humana

As pessoas querem se conectar com as empresas, não somente serem bombardeadas por anúncios invasivos e sensacionalistas. Por isso, é interessante pensar que a marca também tem sentimentos, valores e comportamentos.

Isso irá refletir na forma como o usuário vê a sua empresa, pois ele passa a se identificar e se reconhecer nessas características. 

Com isso, há uma humanização do conteúdo, capaz de humanizar e aproximar o público do seu e-commerce.

Para isso, vale a pena criar um “rosto” para a empresa. 

Quer dizer, imagine um personagem com nome e características reais para atender os clientes. Dessa maneira, fica mais fácil conquistar a confiança da audiência e fidelizar os consumidores.

Conclusão

O Brand Voice é o coração e a alma da comunicação da sua empresa. 

A tonalidade vai além de palavras e frases específicas, mas diz respeito à forma como o seu negócio se comunica com o público, como ocorre a transmissão de valores e o compartilhamento de objetivos com a audiência.

Por esse motivo, é importante pensar que a sua empresa tem uma personalidade, para humanizar as mensagens que são repassadas e transmitidas ao público. 

Tudo isso pode fazer com que as pessoas se apaixonem e se aproximem da marca.

Afinal, os consumidores não somente adquirem algo somente por necessidade, eles também compram pela conexão a nível emocional. Daí a importância de saber como, quando e onde falar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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