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Telegram: Vale a pena investir na rede social?

O Telegram é uma rede social concorrente do WhatsApp e já conquistou milhões de usuários no mundo. Para as empresas, é uma excelente plataforma para divulgar as marcas, produtos e serviços e melhorar a comunicação com o cliente.

O canal também pode ser usado pelos consumidores para esclarecer dúvidas, resolver problemas e até mesmo para fechar pedidos.

Atualmente, é mais comum ver as empresas utilizando o WhatsApp, que possui uma versão Business e recursos que colaboram com o dia a dia de trabalho das organizações. Por isso, faz parte do planejamento de marketing.

Embora diversas redes sociais sejam muito populares entre os negócios, o Telegram está ganhando mais espaço e traz outras vantagens que o destaca perante seu principal concorrente.

Ele vem chamando a atenção dos empreendedores, porque oferece segurança, privacidade e possibilita alcançar um público maior, sem restrições. Mas é importante saber utilizá-lo nas estratégias de comunicação do negócio.

De qualquer forma, ele colabora com a rotina da empresa e traz muitas facilidades para o dia a dia.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é o Telegram, as vantagens de utilizá-lo e o quanto ele cresceu nos últimos anos no Brasil.

 

O que é o Telegram?

Telegram é um aplicativo de mensagens desenvolvido por Pavel Durov em 2013 e não pertence às empresas do Facebook, como o Messenger, Instagram e WhatsApp e se destaca por conta de seu armazenamento em nuvem.

Por conta disso, é mais rápido, seguro e pode ser usado por plataformas iOS, Windows e Android. Ele apresenta recursos comuns em outras redes sociais, como enquetes e comentários, mas não conta com campanhas pagas.

Por meio dele, uma empresa de enchimento para torre de resfriamento pode realizar diversas funções, como:

  • Trocar mensagens de texto;
  • Fazer chamadas de vídeo;
  • Enviar áudios;
  • Enviar arquivos de vários formatos.

Tudo isso é feito de maneira instantânea, além de ser possível criar grupos de até 200 mil membros, contar com criptografia de ponta a ponta, edição de conversas enviadas, não interferência de algoritmos nos resultados e envio de mensagens que se autodestroem.

Para as estratégias de marketing de uma empresa, usar o Telegram é muito vantajoso porque ele possibilita o alcance de 100% do público, além da possibilidade de usar bots.

O usuário consegue programar funções que atendem necessidades específicas, trazendo mais rapidez na comunicação e facilidade na hora de responder perguntas frequentes enviadas pelos clientes.

 

Vantagens do Telegram para os empreendedores

Investir nesse aplicativo de mensagens traz muitas vantagens para os negócios, independentemente de seu porte ou segmento. Dentre elas estão:

 

Gratuito e seguro

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows, possuindo, também, versões para web e desktop.

As conversas entre uma gráfica de panfletos e seus clientes estão sempre seguras por conta da criptografia, que tem como objetivo garantir a privacidade dos usuários. Justamente por isso, o Telegram consegue criar chats secretos.

As mensagens podem se autodestruir e uma vez que a conversa é apagada, também desaparece para outros participantes, excluindo totalmente a conversa.

 

Controle total do usuário

O aplicativo permite que os usuários criem canais de transmissão onde os clientes podem se inscrever para receber informações e conteúdos sobre os produtos e serviços.

Eles têm acesso a materiais publicados de maneira organizada e a companhia pode restringir interações para que o grupo não fique confuso e perca o foco.

 

Acesso independente

A facilidade de acesso é outro motivo para usar esse recurso, que funciona de maneira totalmente independente do celular, ou seja, não é necessário estar conectado para usar a versão web do aplicativo.

Se o usuário estiver sem bateria no celular, pode usar o Telegram web se estiver logado no computador, algo que não é possível fazer com o WhatsApp.

 

Alcance maior

Por meio deste aplicativo, uma empresa de laudo veicular moto tem a certeza de que suas mensagens vão chegar a todos os contatos.

Por exemplo, se a lista de contatos de uma empresa for de 10 mil pessoas, pode ter certeza de que o conteúdo vai chegar para todas elas em algum momento.

Quando uma marca faz publicações nas redes sociais, não tem controle sobre a entrega dos conteúdos e quem teve acesso a eles. Isso acontece porque os algoritmos dessas plataformas funcionam de maneiras diferentes.

 

Conversas mais amplas

Se a empresa pesquisar criar um grupo ao invés de um canal de transmissão, seu potencial de alcance continua sendo muito grande.

O conteúdo pode chegar a centenas de pessoas, trazendo mais visibilidade para a marca e aumentando as chances de vendas, por meio dos canais dentro da ferramenta.

 

Crescimento do Telegram no Brasil

Vários tipos de empresa, como uma de comodato máquina de café expresso, assim como milhares de pessoas, já perceberam as vantagens de utilizar este aplicativo.

Ele está presente em cerca de 60% dos celulares no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, um crescimento de 15% em comparação com 2021.

A mesma pesquisa mostrou que o Telegram foi o aplicativo de mensagens que mais cresceu nos últimos anos. Em 2019, apenas 14% dos aparelhos brasileiros contavam com esse aplicativo.

Em 2020, este número cresceu para 27% e continuou crescendo ao longo do tempo. Mas mesmo diante deste crescimento considerável, o WhatsApp continua sendo o aplicativo mais utilizado.

 

Dicas para usar o Telegram

Se você chegou à conclusão de que este aplicativo pode ajudar o seu negócio de muitas maneiras, separamos algumas dicas para utilizá-lo do jeito certo. São elas:

 

Criar um canal

A primeira coisa que você precisa fazer é criar um canal para transmitir as mensagens e incluir mais de um administrador que vai se responsabilizar pelas postagens.

Uma empresa de pintura automotiva localizada deve clicar no ícone “nova mensagem” e logo após em “novo canal” e em seguida em ”criar canal”.

Ao fazer isso, o aplicativo oferece a opção de incluir uma foto, o nome do canal e uma descrição, e estes dados são muito importantes para que as pessoas possam identificar a marca.

 

Divulgar o canal

Depois de criar o canal, é necessário informar aos seus clientes e seguidores nas redes sociais que a sua empresa está presente no Telegram.

Deixe o link disponível na biografia do Instagram e crie postagens e publicações em diferentes plataformas para divulgar a informação. Também é recomendável publicar conteúdos de outros canais no aplicativo para aumentar a divulgação.

 

Fazer postagens frequentes

Assim como no caso das outras redes sociais, uma empresa de baia de atendimento 4 lugares deve criar um calendário de publicações para definir a frequência de postagens e organizar os conteúdos com antecedência.

Também é uma forma de criar expectativas nos usuários que esperarão os posts. Utilize o aplicativo para compartilhar comunicados, informações, conteúdos exclusivos, entre outros, para os seguidores que têm acesso.

Os conteúdos podem assumir diferentes formatos, como áudio, texto e vídeo e a marca precisa descobrir quais ou qual deles funciona melhor com a audiência.

Lembre-se de que os inscritos vão receber notificações, toda vez que você enviar uma nova mensagem. É necessário equilibrar o número de postagens para não perturbar quem está presente em seu canal.

 

Criar um grupo

Se um fabricante de carrinho de oficina mecânica quiser, pode criar um grupo onde os outros participantes podem enviar mensagens.

O processo para criar o grupo é muito semelhante ao processo para criar um canal. Você só precisa clicar no ícone “nova mensagem”, depois em “novo grupo” e adicionar os membros que deseja.

É possível adicionar até 200 mil participantes, e depois é necessário criar o nome e inserir uma foto para identificá-lo.

Embora os outros membros possam compartilhar informações, o dono do grupo pode moderar o nível de participação. Por exemplo, é possível permitir ou não que outras pessoas enviem links, vídeos e fotos.

Um pet shop de banho e tosa mais próximo pode vincular seu grupo ao seu canal, fazendo com que a estratégia pelo Telegram seja mais completa.

Para fazer isso, é necessário entrar no canal e clicar no nome, depois, clique na opção “editar” e na aba “conversa” é possível selecionar o grupo correspondente e fazer a vinculação.

 

Considerações finais

Na era da informação, as empresas precisam de vários canais que ajudem a melhorar suas estratégias de comunicação. A tempos as redes sociais colaboram nesse sentido e o Telegram é mais uma opção para conversar com os clientes.

Ouvimos, ele oferece funcionalidades diferentes do WhatsApp e seu negócio terá acesso a mais uma forma de se comunicar com as pessoas. Inseri-lo em suas estratégias é expandir as possibilidades de sua empresa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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