Leonardo Biz
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Tendências modernas para cartões de visita

Mesmo em um mundo cada vez mais conectado, com todos os passos da vida de uma pessoa sendo vivenciados e resolvidos por meio da internet, uma peça impressa nunca sai de moda: o cartão de visita.

Tão importante quanto um bom networking para a construção de relacionamento com possíveis parceiros de negócio, o cartão de visitas faz parte do ritual de apresentação de todos aqueles que desejem prospectar parceiros ou ampliar seus contatos. “O simples ato de entregar um cartão não constrói um relacionamento. É preciso passar a mensagem certa para aquela pessoa que se deseja aproximar”, explica Roberto Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi.

Em uma feira de negócios de porte médio, em que estimativas mostram que circulam mais de 10 mil pessoas por dia, quem não tem um cartão não é lembrado depois. O executivo recomenda que, na hora de fazer a encomenda de seus cartões de visita, o cliente opte por modelos modernos, que fujam do trivial e conquistem a atenção de quem lê. “Imagine um diretor em uma feira de negócios. Ele recebe milhares de cartões a cada rodada de conversa. Desses, só um ou dois captarão sua atenção. Por isso, é preciso inovar em cada detalhe, para que a pessoa esteja nesse seleto grupo”, diz.

Com mais de 60 anos de experiência na impressão de !ink cartões de visitas Roberto separou as principais tendências modernas que podem aumentar a visibilidade desse produto:

1. Letterpress

O cartão de visitas impresso em letterpress costuma se destacar dentre os demais, pois fornece a quem o recebe uma sensação tátil que aguça os sentidos.

A técnica, que imprime em baixo relevo, é antiga. Surgiu com a tipografia clássica de Gutemberg e aparece em desuso atualmente, mas pode ser utilizada para surpreender clientes.

2. Handmade

Para o sócio da gráfica online , um cartão que use uma técnica onde se simule a escrita cursiva ou que ele tenha sido preparado artesanalmente em casa, sem o auxílio profissional, imediatamente chama a atenção, pois denota um cuidado maior na produção de cada um deles.

3. Cortes especiais

Um cartão de visitas não precisa sempre ser quadrado. É possível brincar com seu formato, simulando nele seu ramo de atividade. “Se você trabalha com doces ou consertos de eletrodomésticos, pode inovar, criando um cartão em formato de bolo ou de serra, por exemplo”, diz.

4. Diferentes texturas

Uma tendência moderna – e que vem ganhando muita força no mercado da impressão de cartões de visitas -, mescla diferentes texturas em um mesmo produto.

Produtos que misturem papéis mais ásperos com mais suaves, brincando não só com o sentido tátil, são escolhas interessantes.

5. Uso de outros materiais

A preocupação com a sustentabilidade vem motivando o mercado gráfico a procurar outros materiais para a confecção de seus cartões. O sócio diretor da empresa identifica como tendência crescente o uso de elementos biodegradáveis ou, ainda, reciclados.

6. Cartões estampados com imagens

Os cartões de visita tradicionais, ilustrados apenas com textos, estão começando a dividir muito espaço com aqueles feitos apenas com imagens. Em geral, as figuras escolhidas tem relação direta com o trabalho de quem encomenda aquele tipo de produto.

7. Mensagens criativas

Empreendedores já estão investindo nesse diferencial: um cartão de visitas com um formato tão inusitado que mais se parece com uma lembrança de festa.
“As pessoas estão percebendo que não adianta só caprichar na apresentação do cartão. É preciso passar uma mensagem instigante, que deixe aquela pulga atrás da orelha de quem recebe”, explica Roberto.

8. Tecnologia

Por fim, uma tendência que vem crescendo cada vez mais na confecção de cartões de visita é o uso da tecnologia. Roberto Eskenazi destaca a inserção de elementos como o QR Code, código em que todos os dados de uma pessoa ou empresa podem ser consultados via aplicativo.

“Com o uso cada vez maior do celular, muita gente não dá atenção para o que recebe em papel. Então, ao mesclar o cartão tradicional com um aplicativo, muitos executivos estão percebendo resultados positivos. E nós, da indústria gráfica também, pois estamos acompanhando esse novo fenômeno”, conclui.

Fonte: exame.abril

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais notícias para você

Instagram libera pedido de verificação de conta para qualquer usuário!

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=””

Leia mais »
Shopping Basket