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TikTok para empresas: como seu negócio pode usar essa plataforma para crescer

Popular entre os jovens e com capacidade de gerar conteúdos virais, o TikTok para empresas não foi inicialmente pensado para o mundo dos negócios, mas a sua popularidade e poder de engajamento foram decisivos para as marcas.

Desde 2019, o aplicativo desbancou o Instagram e o Facebook, alcançando a marca de 2 bilhões de downloads. O TikTok já registrou um faturamento de US$ 456,7 milhões, sendo que 72,3% desse valor é da China.

A partir de março de 2020, com a pandemia da Covid-19, o TikTok alcançou o ápice, pois as pessoas passaram a buscar novas formas de entretenimento durante a quarentena. Tanto que o aplicativo chinês se espalhou para todo o mundo, incluindo no Brasil.

Mas como seu negócio pode usar essa plataforma para crescer?

O artigo de hoje pretende responder a essa pergunta, dando dicas de produção de conteúdo e marketing para o TikTok. Quer saber mais? Então, continue lendo!

O que é o TikTok?

O TikTok é uma plataforma focada na criação de vídeos curtos, entre 15 a 60 segundos de duração, com inúmeras ferramentas simples e intuitivas para edição, corte, inserção de filtros e, até mesmo, de trilha sonora.

O aplicativo foi criado pela empresa ByteDance, da China, em uma união com a antiga rede social de música Music.ly.

O que antes começou timidamente, com pequenos tutoriais de receitas de bolos ou petit four de goiabada, bem como vídeos de dublagem, tornou-se um grande fenômeno mundial, com vídeos sobre os mais variados assuntos.

No entanto, o humor é a chave principal para a produção de conteúdo no TikTok. Por isso, os influenciadores (chamados de tiktokers) investem na elaboração de esquetes, mas também em desafios coreográficos.

A rede social é a mais popular entre os jovens de 16 a 24 anos, um público extremamente engajado e que busca cada vez mais por conteúdos de entretenimento na internet.

Diante disso, as empresas que atendem essa faixa etária ou que desejam produzir materiais diferenciados, encontraram no TikTok a oportunidade que faltava para alavancar os negócios e acompanhar as tendências virais das redes.

6 dicas para usar o TikTok no seu negócio

Só pelo grande número de usuários, o TikTok já desperta o interesse de qualquer empresa. Além disso, o aplicativo ainda é pouco explorado no Brasil, sendo uma oportunidade para melhorar o posicionamento da marca e se destacar da concorrência.

No entanto, é preciso lembrar que o TikTok tem como público majoritário os adolescentes. Por isso, dependendo do perfil do seu negócio, a plataforma pode não trazer os resultados esperados – principalmente, se a sua audiência é mais formal.

Por esse motivo, antes de começar a investir na rede, faça uma pesquisa de mercado para avaliar se vale mesmo a pena a produção de conteúdo no TikTok. Dito isso, vamos à algumas dicas de como usar a plataforma:

1 – Tenha espontaneidade

O TikTok não faz uso das tradicionais ferramentas de impulsionamento, como os anúncios patrocinados do Instagram e do Facebook.

Sendo assim, para ter um alto engajamento com os conteúdos, é necessário focar na produção de qualidade e com entretenimento.

Uma dica é produzir vídeos do dia a dia da empresa, incluindo os processos de produção, embalagens de produtos e outras rotinas do seu negócio.

Por exemplo, uma escola de música pode produzir um vídeo de uma aula de sertanejo, com um estudante tocando o trecho de uma música popular, de até 1 minuto.

2 – Participe dos desafios

Os desafios (challenges) do TikTok são ações divulgadas por meio de hashtags, com a intenção de estimular determinadas atividades por várias pessoas. Pode ser uma dança, uma dublagem ou qualquer outra ação criativa.

O intuito do challenge é interagir com outros usuários. Para as empresas, a participação nesses desafios mostra que a marca está atenta às tendências.

Por exemplo, uma academia de treinamento funcional para obesos pode entrar em um challenge de dança, mostrando que todos os corpos são capazes de dançar, se mexer e praticar exercícios físicos.

É uma ótima maneira de interagir com outros usuários e ainda divulgar a ideia do “body positive”, que visa desestimular práticas preconceituosas e gordofóbicas.

3 – Faça parcerias com os influenciadores

Muitos influenciadores digitais surgiram com o TikTok. Em alguns casos, os tiktokers já eram populares em outras redes, como no Instagram e no YouTube, mas há famosos que alcançaram o reconhecimento só com o aplicativo chinês.

Para as empresas, essas pessoas são ótimas para o marketing de influência, pois elas podem recomendar produtos e serviços para seus vários seguidores, tornando o seu negócio muito mais reconhecido e aumentando as chances de conversão.

Por exemplo, uma empresa de confecção de adesivos personalizados pode firmar parceria com um influenciador e propor um challenge. Isso dá ainda mais poder de viralização do conteúdo, o que é fundamental para a popularidade da marca.

No entanto, é preciso focar em tiktokers que sejam representativos para o público-alvo. Por isso, vale a pena ficar atento aos seguintes pontos sobre os seguidores:

  • Eles teriam interesse na marca?
  • Qual a faixa etária?
  • É algo que agrega valor aos usuários?
  • O influenciador fala a mesma língua da empresa?
  • Os valores compartilhados são os mesmos?

Ao responder a essas perguntas, fica mais fácil escolher qual tiktoker representa melhor o seu negócio e pode contribuir para o crescimento da empresa.

Além disso, lembre-se de estudar bem a vida do influenciador. O marketing de influência tem uma relação muito próxima com a pessoalidade dos famosos e, por conta disso, é necessário escolher pessoas que representam os valores da marca.

Há muitos casos de influenciadores que perderam contratos grandes com as empresas, porque se portaram de maneira preconceituosa ou arrogante – o que não é bem visto pela sociedade e, consequentemente, pelos negócios.

4 – Crie vídeos virais

Não é fácil criar um conteúdo viral, mas o TikTok te ajuda nessa produção. Muito disso deve-se à praticidade dos recursos de edição, que pode ser usado por qualquer usuário, até mesmo os leigos.

Uma dica para criar conteúdos virais é analisar o que pode ser interessante para a audiência. Por exemplo, um vídeo curto com dicas de emagrecimento para homens tem poder de se tornar viral, justamente por conta do assunto.

No entanto, conteúdos espontâneos, divertidos e engraçados também são passíveis de viralidade, por isso são extremamente populares no TikTok.

O importante é investir na criatividade, pois esse é o aspecto que mais conta na criação de conteúdos virais.

Afinal de contas, precisamos lembrar que as redes sociais são plataformas de entretenimento, não um canal publicitário. 

Ou seja, um vídeo com a propaganda de um salão de festa rústico pode não fazer tanto sucesso no TikTok, enquanto uma esquete é muito melhor vista pelos usuários.

5 – Tenha uma frequência de postagens

Assim como as demais redes sociais, não basta criar uma conta no TikTok, postar um único desafio, e já esperar que a sua marca conquiste o engajamento. Ao contrário, é preciso ter uma frequência de postagens.

Lembre-se que o aplicativo é extremamente dinâmico, o que significa que a sua postagem do dia anterior sobre toy art em papel pode ser facilmente engolida por outros conteúdos.

Quando lidamos com o público jovem, essa efemeridade é ainda maior.

Por isso, tenha um cronograma de postagens e, se possível faça pelo menos um vídeo por dia no TikTok.

6 – Use uma linguagem jovem

Parece óbvio falar isso diante do público-alvo do TikTok, mas esse é um erro muito comum das empresas. 

Por vezes, os empreendimentos se esquecem de tratar os seguidores como usuários que são muito mais do que clientes e, dessa forma, acabam usando uma linguagem muito corporativa e formal.

No TikTok, esse erro pode comprometer todo o engajamento da sua empresa. Por esse motivo, ao mostrar o processo de embalagem de produtos com sacola tnt lembrancinha, por exemplo, use uma linguagem despojada, informal e dinâmica.

Não se prenda aos jargões, mas também não use palavras de baixo calão, pois isso é mal visto por qualquer seguidor, independentemente da rede social.

Conclusão

O TikTok é um fenômeno mundial. A rede social atingiu o maior índice de downloads em 2020, mas perspectivas mostram que a plataforma só tende a crescer.

Dinâmico, criativo e divertido, o aplicativo é notável pela criação de vídeos virais e pelo alto poder de engajamento dos usuários. Tanto que, por isso, o TikTok atraiu as empresas, principalmente as que possuem um público-alvo jovem e antenado.

No entanto, é importante verificar que o marketing no TikTok é bem diferente das outras redes. 

Por não conter anúncios pagos, as empresas precisam investir bastante na criatividade, pois só assim elas conseguem realmente cativar os seguidores e expandir o reconhecimento da marca.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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