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Tráfego orgânico; Como conseguir gerar para o seu e-commerce?

O tráfego orgânico é todo o movimento recebido por seu site de forma espontânea, ou seja, que não utiliza nenhum tipo de anúncio pago. Esse tipo de tráfego normalmente tem origem em mecanismos de busca e referências.

Toda vez que seu site recebe uma visita, esta representa um determinado tipo de tráfego. Isso demonstra a quantidade de pessoas que acessam seu conteúdo através da internet.

Portanto, o tráfego orgânico nada mais é do que aquele que vem sem nenhum tipo de impulsionamento, de forma natural.

Entretanto, é um erro dizer que é um tráfego sem custo. Isso porque muitas vezes as estratégias de marketing utilizadas por um determinado conteúdo tem um custo de execução, buscando justamente receber como retorno o tráfego orgânico.

Porém, um dos grandes diferenciais desse modelo de tráfego é justamente que o custo é muito baixo, e seu negócio de serviço de frete e transporte de pequenas cargas acaba recebendo em retorno bons resultados por muito mais tempo, diferente do tráfego pago.

Além do orgânico, você também pode conseguir consumidores acessando sua página com outros tipos de tráfego, tais como:

  • Direto;
  • Pago;
  • Social;
  • De referência.

Embora todos os tipos de tráfego sejam vantajosos para um e-commerce, o que gera um engajamento maior acaba sendo o orgânico.

Isso porque clientes que desejam um produto ou serviço em particular acabarão procurando por eles nos próprios mecanismos de busca. Assim, uma pessoa que procura no Google “empresas de entregas”, certamente encontrará o local ideal para fechar negócio.

Por esse motivo, um cliente que chegou em seu site organicamente tem muito mais chance de fazer a compra do que ter se deixado levar por um anúncio pago.

Por que usar o tráfego orgânico?

Existem inúmeras vantagens na utilização desse tipo de tráfego para um e-commerce, principalmente por conta das possibilidades de conversão geradas pelo interesse do público. Entre elas, podemos mencionar:

1 – Melhor custo-benefício

Um dos principais pontos da utilização do tráfego orgânico é seu custo-benefício. Para modificar seu e-commerce para que ele consiga melhorar seu engajamento, você terá um custo muito menor em comparação a outras ações de marketing.

Isso porque o único fator realmente determinante é melhorar o SEO do conteúdo. A sigla, que significa Search Engine Optimization, representa uma série de atividades que tem como objetivo final melhorar seu ranqueamento junto aos motores de busca.

Se você está com um projeto de loja de roupa online, é interessante já começar a alimentar essa ferramenta agora, para no futuro, estar melhor estabelecido.

Quando um cliente faz uma pesquisa na internet, ele normalmente encontra o que estava precisando entre os primeiros links apresentados.

Por isso, há uma movimentação por parte da empresa para se adequar aos algoritmos de pesquisa e se encontrar nestas primeiras posições.

Quanto mais seu e-commerce for capaz de subir no ranqueamento das ferramentas de pesquisa, maior será o potencial de negócios que conseguirá alcançar.

Esse tipo de ação acaba gerando muitos resultados, com um custo baixo e que não precisa de gastos de reposição.

Assim, seja uma loja de roupas femininas para revenda ou e-commerces dos mais variados ramos podem conquistar muito mais oportunidades.

2 – Não há prazo de validade

Outra grande vantagem do tráfego orgânico é que, diferente de outros formatos de alcançar seus seguidores, neste caso, não existe um prazo de validade para as ações.

Todos os procedimentos tomados para melhorar o tráfego em seu e-commerce são permanentes.

Isso porque tudo fica em um histórico em seu site, e ele não tem uma limitação para ficar ativo na internet gerando engajamento. Por conta disso, esse movimento se torna fundamental para conseguir atingir os objetivos da empresa.

Isso porque uma campanha de marketing teria um custo praticamente impossível de acompanhar para ter a mesma funcionalidade que o tráfego orgânico.

3 – Poder de escalada

Quando você cria um anúncio para seu e-commerce, ele não tem nenhum poder de escalada. Isso significa que, no momento em que você parar de pagar o anúncio, ele cessará os resultados.

Entretanto, quando você cria conteúdo para gerar um maior tráfego orgânico, a situação é diferente. Os efeitos que você começar a receber vão aumentar progressivamente, uma vez que conforme o tráfego orgânico aumenta, o custo para criá-lo diminui.

4 – Apresenta credibilidade

Muitas pessoas não confiam em sites que aparecem apenas em propagandas pagas. Quando você tenta vender bolo caseiro artesanal, a credibilidade é um importante fator de negociação.

Um site que organicamente tem bons resultados em pesquisas, passa muito mais credibilidade, uma vez que as ferramentas de busca procuram conteúdo de confiança e qualidade para apresentar.

Por isso, quanto mais você conseguir converter em tráfego orgânico para sua página, maior será a autoridade de seu site, que logo acabará se tornando uma referência na área de atuação.

Ao explorar conteúdos mais profundamente, você consegue ainda mais espaço dentro do mercado, e seu e-commerce pode se tornar uma liderança forte no nicho em que está posicionado.

Por isso, a divulgação orgânica de bolo de leite ninho simples e outros sabores oferecidos pelo seu estabelecimento online pode acabar sendo um grande chamariz para sua empresa, se você utilizar corretamente os elementos digitais.

Como aumentar seu tráfego orgânico?

Para um e-commerce conseguir aproveitar da melhor maneira possível os benefícios gerados pelo tráfego orgânico, é preciso se atentar a alguns detalhes que podem fazer a diferença para conquistar estes resultados.

Conhecendo o seu público

Para que suas ações tenham resultados efetivos, não basta criar anúncios e outras etapas mecânicas. Você precisa saber para quem está apresentando o conteúdo e como estas pessoas consomem.

O primeiro passo é delimitar seu público-alvo. Esse grupo de pessoas está muito mais alinhado com o tipo de produto ou serviço que você oferece em seu e-commerce.

É possível identificar estas pessoas através de relatórios e avaliações de clientes, usuários interessados, motoboy delivery e outros.

Quando você define o público-alvo, já tem ideia do que deve fazer para conseguir um melhor engajamento. Entretanto, esse tipo de métrica ainda é genérica e tem uma margem de erro um pouco maior.

Portanto, o ideal quando você está preparando seu e-commerce para o tráfego orgânico é criar personas para conquistar uma resposta mais personalizada.

A persona é a idealização de um cliente. Trata-se de uma figura fictícia criada pela equipe de marketing para simular um consumidor de fato. A persona tem um nome, endereço, gostos, hobbies, desejos, medos, entre outros.

Quanto mais real for a persona, melhor será o resultado que ela fornecerá para suas ações de marketing.

Otimizando o SEO

Um outro ponto a se verificar é se o seu e-commerce está com o SEO em ordem. Conforme mencionamos anteriormente, o SEO é um conjunto de ferramentas muito importante para melhorar seu ranqueamento junto aos mecanismos de busca.

Trata-se de uma ferramenta fundamental para conseguir explorar em sua totalidade o tráfego orgânico. 

Para conseguir aproveitar todo este potencial, existem alguns detalhes que fazem toda a diferença para conseguir engajar seu e-commerce com estratégias de tráfego orgânico. Um dos pontos mais importantes de qualquer publicação é o título. 

Isso porque os algoritmos dos sites de busca procuram constantemente por palavras-chave, e conteúdos mais fáceis de serem encontrados são aqueles que definem de forma clara e objetiva o que estão oferecendo no título do material.

Por isso, apresentar logo de início que você trabalha com motoboy para delivery pode acabar alavancando seu site.

Assim, será possível aumentar a quantidade de resultados encontrados quando alguém pesquisar sobre o seu conteúdo.

Aproveite as redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta imprescindível para qualquer empreendimento.

Embora elas não afetem diretamente o SEO, o potencial de compartilhar seu conteúdo nas redes acaba aumentando as pesquisas relacionadas à sua empresa, o que gera resultados muito positivos.

É preciso ter em mente que as publicações para redes sociais devem ser planejadas pensando em suas estruturas, uma vez que cada tipo de rede tem seu próprio formato de publicação e suas peculiaridades, que devem ser seguidas.

Por isso, é essencial utilizar-se das ferramentas que domine para conseguir criar bons resultados e aproveitar melhor o potencial que as redes têm para oferecer na obtenção de tráfego orgânico.

Além disso, muitas pessoas preferem o contato direto que as redes sociais oferecem, optando por esse tipo de engajamento para tirar dúvidas e questionamentos sobre seu e-commerce.

Por isso, é fundamental ter em mente que sua equipe de atendimento deve sempre estar de prontidão para garantir o melhor retorno possível quando há esse tipo de interação.

Tenha um site responsivo

Um dos mais importantes termos da atualidade, qualquer e-commerce que deseja se manter firme no mercado e aproveitar os benefícios do tráfego orgânico precisa ter em mente o conceito de responsividade.

Trata-se de estruturar o design da página para que pessoas consigam acessar o conteúdo de qualquer plataforma, principalmente em dispositivos mobile.

Esse é um mercado em amplo crescimento, e estar na frente disso significa um excelente potencial para a empresa.

Considerações finais

O tráfego orgânico é um importante ponto para que você consiga explorar seu e-commerce da melhor maneira possível, e é preciso tomar uma série de cuidados para que você consiga obter o melhor desta ferramenta.

Por isso, criar um ambiente com bom potencial de geração de tráfego é fundamental para qualquer loja online que queira ser uma referência em seu nicho de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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