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Tráfego pago para e-commerce: Entenda como aumentar suas conversões e gerar melhores resultados

O tráfego pago trata-se de um investimento feito em plataformas, como as redes sociais e sites, como o Google, para que determinado conteúdo apareça destacado para os usuários.

Com isso, uma marca conquista visibilidade rápida e divulgação nos meios digitais. Toda empresa tem como objetivo crescer e se tornar mais conhecida, e esse objetivo circula principalmente entre o setor e-commerce.

Na verdade, para as lojas online, ter destaque na web é ainda mais importante, já que o comércio eletrônico depende desse meio para vender seus produtos e serviços.

Uma das formas de crescer é aumentando o tráfego do site, que sob o ponto de vista orgânico, exige muita produção de conteúdo e paciência para esperar as estratégias começarem a trazer resultados.

No entanto, quem quer alavancar as vendas o quanto não pode esperar, concorda? Por isso, é preciso agir por outros meios para aumentar o tráfego, e mais do que isso: atrair visitantes qualificados.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é tráfego pago para e-commerce, como melhorar sua qualidade, bem como obter resultados com as estratégias pagas. Então, se você tem um e-commerce e se interessou, acompanhe a leitura.

Afinal, o que é tráfego pago para e-commerce?

O tráfego pago nada mais é do que as visitas que foram geradas para sua loja online por meio de anúncios. De maneira simplificada, trata-se dos visitantes que chegaram até o site de uma loja virtual depois de clicarem em um anúncio.

Esses anúncios podem ser veiculados nos motores de busca, nas redes sociais ou em sites de terceiros, além de outras opções de mídias online, a depender da escolha do e-commerce anunciante.

O tráfego pago é uma acao de marketing promocional diferente do orgânico. Isso porque, no primeiro caso, há um investimento em dinheiro em anúncios e campanhas pagas distribuídas pela web.

No segundo caso, o investimento é em produção de conteúdo, tendo como base as estratégias de SEO. 

Por meio dos anúncios pagos, é possível atrair tráfego qualificado para o seu e-commerce, algo muito importante para seu desenvolvimento.

A importância do tráfego qualificado

O tráfego qualificado aumenta as chances de vendas para uma loja online, mas seus efeitos estão muito além disso.

Qualquer material lançado na internet de maneira segmentada tem como objetivo satisfazer as necessidades de um público-alvo específico. Assim, além de atrair leads, vai criar caminhos para que a empresa interaja com eles.

Toda e qualquer interação com o site aumenta a relevância dele para o Google. Para se ter uma ideia, só de uma pessoa acessar o domínio e permanecer um tempo na página já melhora a qualidade dela perante o Google.

Sendo assim, se uma gráfica de impressao digital melhorar o seu tráfego, o site terá mais potencial para fazer conversões e, consequentemente, gerar mais negócios.

A visibilidade dele nos buscadores também melhora e ele se conecta a uma rede de contatos bem qualificada. Sem dúvida, são ótimos resultados, mas se não houver uma estratégia bem elaborada e que influencie a decisão do lead, os resultados se perdem.

Isso significa que mais do que investir em anúncios pagos, é preciso saber como fazer isso de maneira correta e efetiva.

Como aumentar a qualidade do tráfego no e-commerce

Quem tem uma loja online sabe o quanto o fluxo de visitantes importa, afinal, se ninguém entrar no site, não é possível vender e obter lucros.

Mas não basta atrair um monte de visitantes para a plataforma. É necessário que esse tráfego seja de qualidade, isto é, pessoas que realmente queiram comprar com você, e por meio do tráfego pago é possível fazer isso, usando estratégias como:

1 – Escrever para a persona

Os anúncios precisam de um texto, mesmo que curto, e ele aparece nas imagens, tanto nos títulos quanto na descrição. Inclusive, para que a campanha paga traga bons resultados, é necessário dialogar com as pessoas que vão visualizar.

A persona direciona suas ações, até mesmo em um flyer digital, por isso, é de suma importância conhecê-la bem. Por exemplo, não faz sentido e nem pega bem uma loja de vinhos importados usar uma linguagem igual à de uma loja de games.

2 – Trabalhar com o remarketing

Alguns donos de plataformas e-commerce pensam apenas no público novo, ou seja, nas pessoas que pretendem conquistar. Mas é essencial entender que a maioria das pessoas não compra no instante em que  veem um anúncio.

Esse novo público está conhecendo a sua marca e aprendendo a confiar nela. Daí a necessidade de elaborar um funil de remarketing, com estratégias que acompanham e etapa da jornada que o usuário se encontra.

Se uma gráfica de que produz Folder Promocional quer ter resultados melhores, ela pode instalar um pixel do Facebook em todas as páginas do seu site. Dessa forma, é possível rastrear os acessos dos usuários para que as tomadas de decisão sejam mais assertivas.

3 – Definir o objetivo da campanha

Plataformas de anúncio, como o Facebook e o Google, procuram entregar a melhor experiência aos usuários e aos seus anunciantes também. Isso acontece porque, quanto mais conversões, melhor será para todos os envolvidos.

Assim sendo, o primeiro passo para que suas estratégias pagas tenham resultados satisfatórios é definir um objetivo, que pode ser:

  • Aumentar o tráfego;
  • Melhorar as conversões;
  • Aumentar o alcance da marca;
  • Crescimento das vendas.

É com base nessa definição que os algoritmos vão trabalhar, e com isso, trazer os resultados que você espera para o seu negócio.

4 – Adotar o lookalike

O lookalike é uma lista de pessoas parecidas com aquelas que já acompanham o seu negócio ou que interagem com a sua página.

Se uma gráfica de banner com foto faz essa segmentação, plataformas como o Google e o Facebook vão fazer com que os anúncios cheguem ao máximo de pessoas parecidas com seus seguidores.

Trata-se de um recurso que aumenta as chances de investimentos certeiros e melhora o Retorno sobre Investimento (ROI).

Ainda é possível usar a lista de clientes dentro do Facebook com estratégias para encontrar pessoas parecidas com aquelas que já compraram em sua loja virtual.

5 – Fazer testes A/B

Não é porque um anúncio não converteu que ele estava muito ruim. Às vezes, mudar um pequeno detalhe, como o título, já faz toda a diferença.

Por isso é importante fazer os testes A/B, pois é uma forma de testar os elementos do seu anúncio e encontrar aquele que precisa ser alterado.

Como obter bons resultados com o tráfego pago?

Todo investimento para divulgar um e-commerce, como um anúncio pago ou até mesmo banner impressao tem um objetivo por trás, e para quem quer bons resultados com o tráfego pago, algumas dicas de plataformas que merecem investimento são:

Google Ads

Esta é uma das plataformas mais usadas no mundo para gerar tráfego, com anúncios que aparecem no topo ou na lateral da página.

Uma das vantagens é que o anunciante pode pagar os anúncios de diversas formas, sendo uma delas apenas quando o usuário clicar no anúncio.

Também é possível fazer testes A/B variando as palavras-chave, as chamadas, call to action (chamadas para ação), o texto usado, entre outros.

Facebook Ads

Por meio do Facebook Ads, um fabricante de camisa gola polo personalizada pode criar anúncios com fotos, vídeos e textos, que vão ser exibidos na própria rede social.

Por reunir muitos usuários, todos aqueles que visualizarem o anúncio, ao clicarem nele, podem ser levados para o site do e-commerce.

Essa opção pode ser usada junto com o Google Ads, uma alternativa para captar um público diferente. Também é possível segmentar os anúncios de acordo com os interesses, idade, gênero e outras informações do público.

Instagram Ads

Por meio do Instagram Ads, um fabricante de camisa de uniforme social pode exibir anúncios em formato de vídeos, carrossel de imagens e foto única, com o auxílio de texto.

Além disso, sua loja e-commerce pode anunciar nos Stories ou no Instagram Shopping, o que facilita ainda mais o fluxo de vendas e desperta o engajamento do público.

Essa ferramenta é conectada com o Facebook, portanto, é possível criar estratégias para os dois. Sem falar que essa plataforma é uma das redes sociais mais usadas no Brasil, o que faz dela muito vantajosa para quem vende pela internet.

O Instagram também oferece ferramentas incríveis para análise e segmentação, bem como formatos e recursos que ajudam a atrair a audiência.

Conclusão

Não existe outro tipo de empresa que precise mais gerar tráfego do que o e-commerce. Quanto mais pessoas acessam o site, maiores são as chances de vender.

O tráfego pago é um recurso poderoso para levar seu negócio a um número maior de pessoas e aumentar suas chances de vendas.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre ele e como deve ser trabalhado para trazer bons resultados. Sua loja e-commerce vai conquistar mais tráfego, mais clientes e, consequentemente, mais vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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