INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Transformação Digital: Como passar com uma boa gestão?

Quem tem empresa sabe que não dá para sustentar um negócio com apenas uma grande ideia. A vida de um gestor de empresa é estar sempre antenado em novidades e em busca de inovações, entre elas, se destaca a transformação digital.

Hoje em dia as pessoas convivem, aprendem, consomem entretenimento, trabalham e realizam qualquer outra ação do seu dia por intermédio de ferramentas online. Esse fato faz com que o ambiente online se torne um ecossistema muito importante para as vendas.

Aproveitar todas as vantagens de estar nesse meio demanda mudanças. As empresas mais tradicionais, como uma especialista em impermeabilização de estofados automotivos, precisam se adaptar a uma série de processos para chegar com o pé direito no online.

Essa adaptação a processos e métodos do ambiente digital é o que se pode chamar de transformação digital. A partir dela, se reestruturam todos os processos da empresa, ganhando mais em produtividade e absorvendo parte da cultura digital.

Estar alheio ao ambiente online não é só abrir mão de bons resultados, mas também ficar para trás de boa parte da concorrência. A presença digital é cada vez mais importante, e ignorar isso vai fazer sua empresa ficar para trás.

A transformação digital está relacionada de forma direta com a implantação de tecnologias no processo produtivo de prensas hidráulicas, a depender do ramo de atuação.

A conectividade gerou soluções que vão além do marketing, operam em todos os pontos da empresa fazendo com que se produza mais, por um valor menor.

Melhorar o desempenho através de organização por meio de softwares, economia de tempo com relatórios automatizados, reduzir custos com uma logística otimizada, e vender para um mercado gigantesco através dos meios digitais, são aspectos da transformação digital.

É importante manter em evidência que não quer dizer apenas implementar novos aplicativos ou equipamentos. Para uma empresa gerar resultados no online, é preciso mudar completamente a forma que gestores enxergam seu próprio empreendimento.

A transformação digital é bastante discutida em momentos onde a empresa de limpeza de cortinas e persianas está em franco crescimento e buscando novos mercados.

No entanto, é importante que se entenda que a transformação é um processo necessário para todas as empresas.

Quando as empresas passam por momentos de crise ou de quedas no faturamento, a transformação digital pode ser a rota de fuga para voltar a apresentar resultados. Aprimorar processos e encontrar um novo público nunca faz mal para nenhuma empresa. 

Por que realizar uma transformação digital

Quando se revisa todos os processos e protocolos de uma empresa e se transfere para o meio digital, muita coisa pode ser aprendida. Em geral, é nesse momento que se encontram falhas que podem ser estudadas e sanadas para otimizar uma operação.

Para as mudanças poderem ser consideradas como uma transformação digital, elas precisam ser concretas e profundas, além de diretamente relacionada com a tecnologia para dar novos ares à empresa, podendo ser comparada a cilindro de oxigênio grande.

Se uma empresa tem uma página nas redes sociais, se comunica internamente por aplicativos ou até já tem um site estruturado, esses são bons primeiros passos, mas ainda não é uma transformação digital real e consistente.

A transformação digital é um processo mais radical, e por isso demanda um planejamento muito maior. Antes de qualquer operação real nesse sentido é importante planejar. Entrar em uma rede ou aderir a uma aplicação sem estudo pode ser perda de tempo e dinheiro. 

Apesar de inovar ser uma demanda antiga do empreendedorismo, a transformação digital é uma necessidade de forma mais latente apenas nos últimos anos, e essa novidade tem gerado dúvidas que precisam ser esclarecidas.

Muita gente acha que investir em tecnologia só é importante para empresas que operam no ramo, mas de grandes fintechs até uma empresa de manutenção compressor de ar direto precisam dessa expertise.

O mais importante nesse conceito é utilizar a tecnologia que está à disposição para otimizar   as ações internas e externas da empresa. Com o devido estudo de caso, existem tecnologias para serem aplicadas em todos os meios de trabalho humano.

A transformação digital também faz com que a empresa tenha acesso a mais dados sobre seu próprio rendimento nas ações em curso e do mercado em geral.

Quando se entra de forma integral na internet, sua empresa de fechamento de telhado com vidro abre um horizonte completamente novo.

Com essa transformação, as empresas de todos os nichos e portes ampliaram infinitamente a gama de serviços e produtos, além de expandir sua capacidade de obtenção de clientes.

Como não está presa em uma loja física, a oferta de valor da empresa está disponível em qualquer lugar do mundo. Com tanto mercado para ser explorado, o empreendedor pode focar em um produto diferenciado, exclusivo e focado no público ideal.

Trabalhar no ambiente digital está relacionado de forma profunda com os processos de monitoramento e administração. Com tantos dados a disposição, é possível que uma empresa de bateria carro possa gerir com mais assertividade todo o processo produtivo.

O que a transformação digital leva para a sua empresa

O processo de transformação digital em uma empresa pode ser trabalhoso e demandar certo investimento, além da atenção direcionada da equipe de gestão. Quando bem feito, todos os setores percebem um ganho de produtividade e todo o processo se dinamiza.

Os benefícios dessa transformação são percebidos em diversas áreas da empresa, como:

  • Melhora na experiência do cliente;
  • Mais eficiência nos processos produtivos;
  • Maior direcionamento nas ações estratégicas;
  • Maior visualização dos resultados e dos investimentos realizados.

Toda alteração no processo produtivo vai surtir um efeito na outra ponta dessa linha, quando o cliente compra um produto ou contrata um serviço.

A melhora de qualidade em algo que é vendido geralmente é resultado de uma revisão ou de uma transformação de operação da empresa.

Porém, é possível realizar uma transformação a partir da digitalização de processos com um foco mais direto na interação com o cliente e na experiência dele ao consumir algo relacionado à empresa. Esse pode ser o grande diferencial de qualquer negócio.

Esse processo mais focado no comprador tem o intuito de segmentar melhor o público. Com ferramentas que otimizam as tarefas é viável que se realize uma interação personalizada com cada cliente ou grupo focal de pessoas.

Assim como também é possível apostar em ofertas e demandas personalizadas. Com os dados a disposição, é possível saber quais compradores estão mais propensos a converterem a compra de cada produto específico.

Se ao vender para pessoas instigando seu desejo as empresas ganham ao adotar um sistema de transformação digital, quando se adere em empresas de grande porte que negociam com outras empresas, também se enxergam benefícios.

Quando uma empresa que fornece pedra para construção civil digitaliza seus processos, ela pode calcular com mais assertividade quais clientes precisam de novos carregamentos e onde se faz necessário uma maior atenção no atendimento.

A transformação digital tem seu reflexo profundo na relação com o seu público como já entendemos acima, mas esse processo se faz ainda mais presente no ambiente interno da empresa. A revisão de antigos métodos e a implementação de novos é essencial.

É a transformação digital que torna possível a otimização das operações de um comércio, de uma indústria ou outras empresas.

Além de motivar os funcionários com mudanças que facilitam o seu dia a dia, ocorre o redirecionamento da energia deles para funções que geram mais resultados.

Contudo, estar lidando com o processo de transformação digital não significa abrir mão totalmente da presença física, mas sim, a reconstrução também dos processos que ocorrem no offline.

Cálculo de estoque, sazonalidade das demandas, controle de entregas, entre outros, todos esses fatores comuns de lojas e ambientes de trabalho físicos podem ser otimizados com tecnologias já disponíveis no mercado e é aqui que a transformação digital ocorre. 

Considerações finais

A transformação digital é um tema que ganha mais corpo a cada dia, e tende a ser ainda mais relevante conforme as tecnologias surgem e vão sendo aplicadas pelas empresas. Ignorar esse processo é perder um grande espaço para a concorrência.

A implementação de tecnologias não está restrita ao ramo de TI. Qualquer empresa pode aproveitar de facilitações de aplicativos ou processos online para otimizar sua operação sem depender do nicho de atuação ou do porte atual.

Essa transformação não pode ser feita de impulso, é necessário que se faça com a estratégia correta e com o apoio técnico adequado.

Uma plataforma digital pode trazer diversos benefícios, mas quando isso ocorre de forma errada, ela pode deixar todos os processos ainda menos eficientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.