INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Transformação digital: Por que é importante e o que gera nas empresas?

Transformação digital é um assunto cada vez mais debatido e que está influenciando empresas dos mais variados setores. 

Este conceito é de muita importância para a competitividade das companhias, e no ano de 2020, ele foi ainda mais rápido.

Naquele ano, empresas e pessoas adotaram recursos digitais em larga escala, algo fundamental para que as organizações pudessem se adaptar à nova realidade e à necessidade de trabalhar à distância.

Desde então, os negócios que não conseguem se adaptar a essa realidade acabam perdendo espaço no mercado e oportunidades valiosas. 

Os recursos digitais estão presentes em tudo e fazem parte do dia a dia dos consumidores.

Inclusive, eles preferem negociar com empresas que saibam usar as facilidades digitais em vários sentidos, como nas estratégias de marketing, vendas, canais de comunicação, dentre outros.

Mas, é fato que os empreendedores, principalmente, os que estão começando agora, ainda têm muitas dúvidas em relação a esse assunto, mas é necessário se atualizar o quanto antes para adaptar o negócio a essa nova realidade.

Neste artigo, vamos explicar a importância da transformação digital, porque é necessário fazer um bom planejamento e de que maneira ela pode ser implementada nas empresas.

 

Importância da transformação digital

O avanço tecnológico tem rompido muitas barreiras entre o físico e o digital, principalmente nas últimas duas décadas, o que fez com que a tecnologia começasse a fazer parte do cotidiano da sociedade em vários sentidos.

Isso também acabou impactando o modo como as empresas trabalham, pois elas perceberam que para atender às necessidades e exigências do público e do mercado em geral, precisavam acompanhar os avanços tecnológicos e fazer uso deles.

Vários recursos começaram a ser usados, como os totens fotográficos, e essa mudança de mentalidade é justamente o conceito de transformação digital.

A adoção massiva de ferramentas tecnológicas por parte das organizações tem como objetivo melhorar o desempenho das empresas, além de conquistar outros objetivos, como:

  • Melhorar as tomadas de decisões;
  • Reduzir a burocracia;
  • Melhorar a comunicação interna e externa;
  • Agilidade na solução de problemas.

Mas, não são só os negócios que sentem os impactos da transformação digital, e são eles que definem a importância dos recursos tecnológicos para a sociedade.

Para compreender esses impactos, basta analisar a maneira como vivemos o dia a dia, e a partir disso enxergar muitas coisas que melhoraram e mudaram nos últimos anos, tudo graças a tecnologia.

Atualmente, é muito mais fácil se comunicar e se divertir, mas outras mudanças também merecem destaque, como o avanço da medicina e os recursos tecnológicos nesse setor, facilidades para a educação e melhoria dos recursos de segurança pública.

Atualmente, existem softwares especializados em avaliação de ativos para empresa, mas independentemente disso, todas as mudanças acabaram influenciando também o nosso comportamento.

Assim sendo, é correto afirmar que a transformação digital também gerou impactos na maneira como a sociedade se comporta, e as corporações, por sua vez, precisam continuar se reinventando.

No que diz respeito às empresas, um dos maiores impactos é a sustentabilidade, um assunto importante porque cada vez mais pessoas começaram a se dar conta do quanto suas ações podem afetar o futuro do planeta.

Isso fez com que a sociedade passasse a denunciar empresas que ameaçam o ecossistema de alguma forma e que não respeitam o meio ambiente. As ferramentas digitais ajudam nesse sentido e melhoram a imagem da corporação.

Outro impacto é a cooperação e o compartilhamento, e isso acontece porque os bens estão perdendo o sentido que tinham a tempos atrás.

Por exemplo, enquanto antigamente a única solução para superar os problemas do transporte público era comprar um carro, hoje em dia os aplicativos de transporte resolvem o problema.

Também vemos constantemente banner infantil personalizado, outdoor, campanhas na TV e na internet, dentre outros veículos, ressaltando a importância da prática de atividade física, o que fez muitos optarem por caminhar ou andar de bicicleta.

Isso acaba por desenvolver um senso de cooperação e compartilhamento, uma vez que muitos também acabam por optar por compartilhar os meios de transporte, usando os sistemas de aluguel e sem a interferência de terceiros.

A transformação digital também impactou o comportamento do consumidor, que não tem muita paciência para esperar, e se a empresa não souber atendê-lo no período em que ele considera aceitável, poderá ter muitas dificuldades.

 

Por que planejar é importante?

A transformação digital não acontece da noite para o dia, trata-se de um processo que leva tempo, e justamente por isso depende de um bom planejamento.

É dessa forma que um estabelecimento que está fazendo mudanças em sua fachada de loja de roupas analisa seus processos internos, de modo a viabilizar a transição.

Quando a possibilidade é identificada, deve ser feita de modo a tornar o processo mais ágil, além de facilitar a obtenção de dados.

Tenha em mente que é durante o planejamento que a empresa atende ao propósito de evolução dos negócios, a partir disso, será capaz de alcançar seus objetivos.

A transformação digital também ajuda a introduzir novos processos e que vão fazer com que a companhia esteja apta a encarar novos desafios.

Isso também provoca uma verdadeira transformação digital, que vai mudar os hábitos e costumes. Nesse sentido, o gestor, juntamente com o RH, precisa saber conduzir as mudanças, de modo a definir diretrizes para estabelecer como a transformação vai ocorrer.

Tendo em mente que o pilar da transformação digital é a tecnologia, o planejamento acaba se tornando a melhor forma de conhecer a fundo as mudanças que vão impactar a corporação.

Podemos usar como exemplo a indústria, como no caso de um fabricante de painel luminoso para loja, que não pode deixar de compreender quais são os conceitos e os pilares de aplicação da indústria 4.0.

 

Como implementar a transformação digital?

Para fazer a transição de maneira tranquila e completa, a organização precisa seguir um passo a passo com as seguintes práticas:

 

Pensar na cultura empresarial

Transformação digital também é sinônimo de mudança de mindset, portanto, acaba refletindo na cultura organizacional.

Nesse contexto, o gestor precisa trabalhar na criação de uma cultura que incentiva a inovação e que transpareça para os colaboradores que suas ideias também são bem-vindas.

Com isso, o gestor consegue fazer com que todos se envolvam no processo e abracem a causa.

 

Capacitar os colaboradores

Outra forma de amenizar qualquer tipo de resistência por parte dos funcionários, o que é normal, é investir em estratégias para desenvolver suas habilidades.

Logo após o treinamento, a companhia pode oferecer brindes personalizados, como uma recompensa por terem se qualificado para lidar com as novas ferramentas adotadas.

O que os gestores precisam ter em mente é que a transformação digital começa pelas pessoas, portanto, precisam ter todos os recursos necessários para lidar com ela.

 

Acompanhar as tendências

Qualquer negócio que queira implementar a transformação digital também precisa acompanhar as tendências em seu mercado, pois isso ajuda a avaliar o que faz sentido ou não para o negócio.

Existem várias inovações que estão revolucionando a maneira como as companhias operam, e dentre as ferramentas mais usadas está a internet das coisas, realidade virtual e computação em nuvem.

 

Investir em melhorias contínuas

Antes de implementar qualquer tipo de mudança tecnológica, uma gráfica especializada em banner personalizado com foto deve compreender que o objetivo da transformação digital é garantir melhorias contínuas no desempenho do negócio.

Para que isso realmente aconteça, é necessário fazer uma avaliação profunda dos processos internos, e assim ver quais deles podem ser melhorados.

Alguns gestores acreditam que uma metodologia que funcionou até aqui não precisa de ajustes, pois continuará funcionando no futuro, o que não é verdade.

O fato é que os concorrentes vão evoluir continuamente em seus processos internos, e mesmo que você tenha a melhor metodologia agora, em breve ela estará ultrapassada.

Nada é tão bom que possa durar para sempre, por isso, um fabricante de painel backdrop personalizado deve avaliar seu esquema de funcionamento para melhorá-lo, todas as vezes que julgar necessário.

É dessa forma que se configura uma evolução contínua, um comportamento que deve servir de incentivo para qualquer empresa e que com certeza vai promover transformações muito positivas.

 

Considerações finais

Sendo assim, a transformação digital precisa fazer parte da sua empresa para que ela possa acompanhar as tendências e mudanças trazidas pela tecnologia, em seu mercado de atuação.

Lembre-se de que o consumidor moderno espera por isso, pois ele também faz uso de vários recursos digitais em seu dia a dia. Seguindo o passo a passo que mostramos aqui, seu negócio vai promover essa transformação e se tornar mais competitivo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.