INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Tudo o que você precisa saber sobre Co-marketing

O que é Co-marketing

O Co-marketing ocorre quando duas empresas de um mesmo segmento se unem para desenvolver serviços, produtos ou conteúdo de marketing.

Isso ocorre porque devido às mudanças ocasionadas pela tecnologia, muitas empresas precisaram se adaptar e recriar suas estratégias de comunicação e captação de clientes.

Para conseguir compreender os elementos da mudança e como aplicar essas novas técnicas, muitas empresas notaram que o trabalho em conjunto era muito melhor. 

Isso porque as equipes podem conversar entre si e notar os acertos e erros de cada um.

Uma ação de marketing com convites personalizados pode fazer uma grande movimentação para indicar que duas grandes empresas estão se juntando para fazer uma ação.

Esse tipo de parceria é muito funcional no mercado de hoje. A força que duas empresas possuem juntas no mercado acaba aumentando, e mostra profissionalismo e qualidade para o público-alvo que eles desejam atingir.

Embora similar, não é a mesma coisa que o co-branding. Este utiliza produtos de uma empresa agregados a outra, para formar um terceiro produto. No co-marketing, cada uma das equipes trabalha em conjunto dividindo as tarefas entre elas.

No co-marketing, todas as etapas são compartilhadas. Por isso, quando uma empresa se junta a outra para criar a estratégia, deve iniciar desde a etapa de planejamento até o fim do funil.

Ao estruturar os flyers de festa para um evento compartilhado, as empresas precisam definir qual será a responsabilidade de quem para conseguir fazer tudo de um jeito proveitoso.

O compartilhamento de leads e das tarefas de produção pode proporcionar excelentes resultados para ambas as companhias. A escolha de oferecer um produto em conjunto ou separado fica a cargo das empresas, mas os resultados devem ser sempre compartilhados.

Benefícios do Co-marketing

Existem diversas vantagens de se unir a outra empresa do mesmo público-alvo que o seu para conseguir realizar ações mais assertivas e interessantes para conquistar novos leads.

Vale lembrar que nem todas as empresas com o mesmo nicho são concorrentes, e é possível criar grandes estratégias agindo em parceria.

Aumento de alcance

Cada uma das empresas possui uma base de clientes, consumidores que já estão fidelizados e costumam consumir com uma determinada frequência os produtos oferecidos. 

Esses clientes podem não conhecer a empresa parceira, o que abre espaço para um novo engajamento.

Uma empresa de aluguel som para festa, por exemplo, pode se aliar a uma de iluminação, para juntos conquistarem um espaço muito maior do mercado.

Quando as duas empresas agem em conjunto, ambas conseguem trocar suas bases de clientes, expandindo a quantidade de pessoas que conhecem o conteúdo de cada uma. Essas pessoas estarão muito mais propensas a comprar.

É possível também que um cliente faça parte de ambas as bases. 

Neste caso, ele provavelmente será um consumidor da ação em conjunto, com grandes chances de se tornar um promotor da ação, anunciando em suas redes de contatos pessoais e profissionais.

As ações que busquem um maior alcance de público por parte das empresas também apresenta resultados muito maiores. Isso porque os custos acabam sendo reduzidos, uma vez que as duas dividem a etapa de desenvolvimento e promoção da ação.

Assim, uma empresa de alimentação coletiva, por exemplo, poderia se unir a uma de transportes para diminuir os custos de entrega e aumentar a quantidade de vendas.

Entretanto, todos os movimentos de marketing feitos para a parceria acabam atingindo o público de ambas as empresas, tendo um resultado muito maior e melhor do que o atingido por uma ação singular com os mesmos custos.

Redução de custos

Conforme mencionado anteriormente, quando você faz um trabalho em conjunto, a tendência é que os custos diminuam enquanto os benefícios se multiplicam.

Isso porque você não precisa criar uma ação separada de marketing para cada empresa.

Uma vez que o produto é uma parceria de co-marketing, ambas as equipes trabalharão juntas, buscando um resultado que seja satisfatório para ambas as empresas.

Maior reconhecimento

Sempre que alguém recebe uma recomendação, costuma procurar esse local com uma boa impressão, afinal de contas alguém estava dizendo que teve uma boa experiência ali.

No caso de empresas, isso é ainda mais impactante. Isso porque vivemos em um ambiente competitivo, e as pessoas não esperam que uma empresa ofereça sua própria credibilidade para que seu público conheça uma nova companhia.

O mesmo acontece com você. Sua empresa coloca a própria credibilidade na outra ao alegar que confia a ponto de fazer uma parceria.

Uma empresa de aluguel de espaço para casamento tem um nome a zelar, e quando faz parcerias com empresas de outros serviços, precisa que a qualidade oferecida seja a mesma que você propõe a seus clientes.

Por esse motivo, é muito importante saber com quem você pretende fazer uma estratégia de co-marketing. Empresas que se unem para realizar ações devem ser responsáveis com seus públicos.

Além disso, tente fazer parcerias com empresas que possuam um grau de autoridade similar ao seu. Esse tipo de ação causa mais profissionalismo e evita que o público tenha uma experiência não tão positiva.

No fim das contas, você deve sentir se este é um bom momento para fazer uma ação desse tipo. A responsabilidade será sua, mas se for feito do jeito certo tem grandes chances de apresentar resultados muito positivos.

Como fazer um co-marketing?

Essa estratégia, que é muito benéfica para todos os envolvidos, precisa de alguns detalhes importantes para funcionar. Quando você opta por iniciar uma campanha de co-marketing, deve estar atento para alguns passos que devem ser tomados.

Assim, ambas as empresas poderão se beneficiar mutuamente da ação.

Escolha seu parceiro

Esse é um momento crucial para a efetividade da ação. Você deve procurar o parceiro ideal para conseguir construir uma campanha boa de co-marketing. Não basta ser alguém do mesmo nicho que você, mas que não seja concorrente direto.

Um buffet de massas, por exemplo, pode se aliar a uma empresa de distribuição de bebidas para oferecer um serviço mais qualificado, gerando benefícios para ambas as empresas.

Os pontos a se observar neste caso são:

  • Experiência na área;
  • Engajamento com público;
  • Bons conteúdos;
  • Ser uma referência.

É importante ter em mente que você deve oferecer a essa empresa o mesmo que pede.

Por isso, suas ações singulares de marketing devem ser todas focadas em conquistar bons resultados para poder ofertar a um futuro parceiro.

Essa estratégia também é ótima para expandir sua rede de networking, uma vez que a empresa torna-se uma aliada que pode gerar várias oportunidades de engajamento.

Foco no planejamento

O objetivo da ação de co-marketing deve estar muito claro e decidido desde o primeiro momento.

Isso porque ambas as empresas devem entender suas ações e quais benefícios surgirão delas, para conseguir encontrar quais serão os passos a se tomar.

Na etapa de planejamento, as equipes de marketing das empresas envolvidas podem decidir quais serão os materiais utilizados, os temas abordados e que ações de marketing serão realizadas para conseguir conquistar um grupo maior de leads.

Uma ação de brindes para clientes personalizada, com entrega de uma lembrancinha com chocolate pode ser bastante proveitosa, e esse é o tipo de atitude que deve ser discutida na etapa de planejamento.

Além disso, é fundamental definir quais serão os investimentos realizados por cada uma das empresas, bem como os prazos para cada etapa da ação. 

Isso ajuda a estruturar a campanha e permite que as empresas consigam identificar os resultados.

Divisão de tarefas

Depois que o planejamento estiver definido, é hora de decidir que tarefa ficará sob a responsabilidade de cada empresa. Todas as ações que puderem ser realizadas por uma das equipes internas ajuda nesse ponto, uma vez que isso diminui os custos da ação.

Por isso, é preciso que cada profissional de ambas as empresas esteja engajado, oferecendo sua expertise para conseguir ampliar os resultados aguardados pelas empresas com cada ação.

Funcionários qualificados que trabalham juntos têm grandes chances de conseguir melhores resultados em prazos menores e com redução de custos.

Neste ponto, se profissionais de ambas as empresas perceberem que têm um melhor resultado trabalhando junto, é possível planejar uma área específica em uma das empresas para conseguir evoluir esse processo.

Talvez alugar uma sala de reunião possa ser a solução para estes casos.

Ganhos para todos

É importante criar um ambiente onde todos os envolvidos tenham bons resultados.

Se você tentar ganhar alguma vantagem ou se favorecer nesse tipo de ação de troca, acabará somente diminuindo sua credibilidade e potencialmente perdendo um grande aliado.

Medição de resultados

As métricas de avaliação são um excelente termômetro para medir o quão bem as empresas estão indo na ação. 

Existem diversas ferramentas que ambas podem usar para avaliar os resultados, além de cruzarem as informações para identificar se tudo está indo bem.

O resultado dessas ações determinará se a parceria foi proveitosa, e muitas vezes é possível até mesmo começar a pensar em uma nova campanha de co-marketing em um futuro próximo.

Além disso, caso algum dos elementos da campanha não tenha ido tão bem, você pode aproveitar para identificar esses pontos e decidir em conjunto o que pode ser feito para reverter esse quadro.

Considerações Finais

Em um mercado cada vez mais competitivo, quanto mais aliados você tiver maiores serão suas chances de sucesso. Por isso, invista em ações afirmativas para conquistar cada vez mais público.

Empresas juntas acabam conquistando um espaço muito maior no mercado, além de se provarem autoridades em sua área com esse tipo de investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket