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Vendas pelo WhatsApp: 5 Dicas para vender mais!

As vendas pelo WhatsApp estão cada vez mais comuns e sendo adotadas por empresas de diferentes setores. Afinal, esse aplicativo, que inicialmente foi lançado para facilitar a comunicação entre as pessoas, se tornou essencial para o sucesso dos negócios.

Hoje em dia, é muito difícil ver alguém que não tenha WhatsApp no celular, e por ser utilizado por bilhões de pessoas no mundo todo, as companhias podem contar com sua versão Business.

Essa versão do aplicativo facilita a vida dos negócios, uma vez que oferece uma série de funcionalidades que ajudam a divulgar os produtos e serviços e a aumentar as vendas.

Sem falar que trabalhar com WhatsApp permite que o seu negócio utilize um meio de comunicação que está entre os preferidos pelos clientes.

Diversas pessoas preferem falar com as empresas usando esse aplicativo, pois ele é muito mais prático e simples do que fazer uma ligação telefônica.

Se você quer vender pelo WhatsApp, mas não faz ideia de como começar, não tem problema: no próximo tópico, vamos mostrar como as redes sociais mudaram a forma como os negócios se comunicam com seus clientes.

Neste artigo, também trouxemos algumas dicas para você vender pelo WhatsApp e quais são os impactos positivos dessa modalidade. Acompanhe!

As mudanças que acompanham as redes sociais

As redes sociais mudaram completamente a maneira como as empresas se comunicam com seus consumidores e trouxeram mais praticidade nesse sentido. Dentre as principais plataformas usadas estão:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • Entre outros.

O WhatsApp não é bem uma rede social, mas um aplicativo mensageiro que agrada e atrai os clientes, assim como uma boa fachada de loja moderna.

A comunicação tornou-se muito mais rápida e prática, afinal, as organizações conseguem se comunicar com pessoas do mundo todo, em tempo real.

Antes destas plataformas ganharem destaque, as companhias falavam com os clientes por telefone ou e-mail. 

Ambas as ferramentas continuam fazendo parte do cotidiano das organizações, entretanto, o surgimento de novos canais possibilitou a expansão da comunicação.

No caso do WhatsApp, este permite que o seu negócio organize todos os contatos, responda às mensagens de maneira rápida e assim, ofereça uma experiência mais positiva para o consumidor.

Só que além de facilitar a comunicação, essa ferramenta também auxilia nos processos de vendas. No entanto, você precisa saber como utilizá-la, e é sobre isso que vamos falar a seguir.

Como vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados do mundo e, diariamente, bilhões de pessoas utilizam o aplicativo para se comunicar com seus contatos, o que inclui as empresas.

Por conta de sua popularidade que muitas organizações, como um fabricante de caixa de papelão personalizada para presente, transformou esse aplicativo em um dos seus principais canais de atendimento.

Se você também utiliza o WhatsApp para atender seus clientes, saiba que por meio dele é possível aumentar as suas vendas. Para isso, você precisa investir nas seguintes estratégias:

1. Baixar a versão Business

Em primeiro lugar, você precisa baixar a versão Business para que realmente possa prestar um bom atendimento ao cliente. Ele oferece recursos e ferramentas que vão ajudá-lo a acompanhar a comunicação e a vender.

Uma de suas principais funcionalidades são as respostas rápidas que ajudam a criar atalhos com mensagens completas.

Ademais, em seu perfil comercial, os clientes conseguem identificar a sua marca, site e outros dados essenciais. Também é possível programar mensagens automáticas de boas-vindas ou para informar o cliente que você está ausente.

Outro recurso muito importante são as etiquetas, que permitem marcar os contatos para que você os encontre com mais facilidade.

2. Compartilhamento de conteúdos

Você pode compartilhar conteúdos com seus clientes pelo WhatsApp, fazendo dele um excelente canal para suas estratégias de marketing.

Um fabricante de adesivo vinil preto pode enviar conteúdos promocionais, lembretes, descontos, entre outras possibilidades.

Para aumentar as chances de venda, você ainda pode utilizar os gatilhos mentais, visto que aumentam o senso de urgência e geram mais oportunidades de negócios.

As mesmas estratégias que você aplica em seu e-mail marketing podem ser utilizadas no WhatsApp. Você só precisa se certificar de que o cliente deseja participar de sua lista de transmissão para que a experiência dele seja positiva.

3. Criar listas de transmissão

Para compartilhar seus conteúdos você precisa criar uma lista de transmissão ao invés de utilizar os grupos.

Essa lista ajuda a transmitir mensagens para todos os seus contatos e evita que os clientes vejam respostas e reações de outros contatos.

Formar um grupo pode ser um pouco arriscado, uma vez que os consumidores podem fazer reclamações que serão vistas pelos demais contatos.

Quando você cria uma lista, eles não podem responder aos conteúdos, mas podem te chamar no particular, para que você trate cada caso de maneira individual.

Todas as mensagens podem ser enviadas simultaneamente para quantos contatos você quiser, e tudo será recebido de maneira particular.

4. Personalizar a comunicação

Personalizar a comunicação com seus clientes é fundamental para aumentar as chances de vendas, o que é válido para qualquer canal, como no caso de convites personalizados por e-mail.

Para enviar conteúdos personalizados pelo WhatsApp, colete informações relevantes sobre os seus contatos, como suas preferências e interesses.

Ademais, invista em um trabalho segmentado e garanta conteúdos e promoções relevantes para cada cliente de sua lista.

Uma boa forma de fazer isso é criar diferentes listas de transmissão, segmentando de acordo com as categorias de produtos que você trabalha.

Isso ajuda a otimizar seus esforços e a investir tempo em ofertas que possam ser realmente interessantes para o seu cliente.

5. Responder rapidamente

O tempo que você leva para responder é uma métrica de atendimento ao cliente, que ajuda a medir o intervalo entre a primeira mensagem do contato e a primeira resposta do seu negócio.

Apesar de o WhatsApp Business ser perfeito para ser utilizado por qualquer tamanho de empresa, ele não é uma ferramenta de atendimento profissional.

Isso significa que qualquer organização, como um fabricante de adesivo para logotipo, não poderá acompanhar essa métrica por meio de relatórios detalhados. Mesmo assim, é importante prezar pela qualidade do atendimento.

Configure as mensagens automáticas de boas-vindas e, durante o horário de funcionamento do negócio, responda às mensagens o quanto antes.

Isso é importante porque, muitas vezes, o consumidor está acessando o seu site, mas antes de comprar um produto ou serviço, ele quer esclarecer alguma dúvida.

Independentemente dos motivos que levam um cliente a entrar em contato com você pelo WhatsApp, saiba que a demora no atendimento é uma das maiores reclamações por parte dos consumidores.

Se você oferecer respostas rápidas, vai impactar positivamente em suas vendas e na imagem do seu negócio.

Benefícios do WhatsApp como canal de vendas

Para um fabricante de sacolas kraft personalizada e outras empresas, vender pelo WhatsApp traz muitas vantagens. Uma delas é o aumento da taxa de abertura, visto que as mensagens pelo aplicativo são abertas em quase 100% dos casos.

Você tem mais chances de o cliente visualizar o seu conteúdo, o que ajuda a aumentar o índice de engajamento e interação.

Pelo fato de ser um dos aplicativos mais utilizados no mundo, você consegue alcançar um número maior de potenciais clientes e enviar uma única mensagem para várias pessoas.

O funil de vendas também melhora, pois, geralmente, ele começa pela etapa de aprendizado e descoberta. Se há um investimento em vendas pelo WhatsApp, isso pode acelerar as jornadas de compra e facilitar a tomada de decisão.

Um fabricante de brinde personalizado para empresa também ajuda a atrair mais clientes, tendo em vista que muitas pessoas preferem negociar por esse aplicativo.

Isso acontece porque ele oferece uma comunicação rápida e simplificada e ainda permite o envio de outros formatos de mídia, como áudios, imagens e vídeos.

Quando você oferece essa liberdade de comunicação para os seus clientes, melhora a experiência deles com a sua marca, o que é importante, afinal, sua companhia vai conquistar a propaganda boca e aumentar sua credibilidade.

Por fim, você vai acompanhar uma das maiores tendências no atendimento ao cliente e ainda economizar investimentos em outros recursos, como o próprio telefone.

Conclusão

Toda empresa, como um fabricante de copos acrílico personalizado, precisa estar presente no dia a dia de seus consumidores.

O WhatsApp é uma poderosa ferramenta de comunicação que te aproxima ainda mais dos seus contatos e permite a troca de informações de maneira muito mais rápida, uma vez que sua funcionalidade é totalmente instantânea.

O consumidor moderno gosta de agilidade e precisão, e essas são as principais características desse aplicativo que faz parte do dia a dia das pessoas.

Além de facilitar sua interação com os seus clientes, ainda possibilita que você efetue vendas e melhore os seus lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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