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Você sabe mesmo qual é o diferencial competitivo da sua empresa?

Você já percebeu como o Marketing Digital possibilitou que empresas de todos os portes e nichos atraiam e se relacionem melhor com a audiência? Se por um lado essa vantagem abriu as fronteiras da comunicação entre a marca e o consumidor, por outro fortaleceu a concorrência. Ao descobrir o seu diferencial competitivo, você garante um melhor resultado e mais visibilidade.

O que um lead qualificado precisa para se tornar um cliente satisfeito? Hoje a resposta não se resume apenas à qualidade do produto. Deve haver uma identificação dos valores da empresa e da solução oferecida. O prospect também deseja se sentir único, em uma relação verdadeira com a marca, além, é claro, de perceber benefícios exclusivos.

Entenda quem é o seu público

Talvez você esteja pensando que esse fator é óbvio para qualquer ação de Marketing Digital. Entretanto, o diferencial está no posicionamento estratégico e você só conseguirá alcançá-lo se ouvir a persona. Modele as suas soluções de acordo com os fatores que agregam valor. Com um CRM e o monitoramento de redes sociais, por exemplo, você consegue responder a perguntas como:

  • O que faz meus clientes escolherem a minha marca?
  • Quais são os valores inegociáveis que tornam meu produto destacado perante a concorrência?
  • Como meu produto ajuda (de forma real) o cliente?
  • A concorrência pode alcançar os diferenciais que meu negócio oferece hoje?

Faça benchmarking e veja o posicionamento da concorrência

Agora que você já descobriu o que a sua audiência quer e gosta, é hora de saber o que as outras empresas estão oferecendo, não é mesmo? Afinal, como você pode definir um diferencial sem saber de quais parâmetros você pretende se destacar? Com o ambiente virtual, ficou mais simples analisar dados de mercado e até mesmo estratégias da concorrência.

Use o benchmarking para descobrir se:

  • Seu produto supera as tecnologias e tendências do mercado;
  • Existem gargalos de oportunidade que podem ser aproveitados, mas a concorrência ainda não identificou;
  • Tem alguma estratégia de concorrentes que possam ser otimizadas;
  • Observando o mercado, seu produto ainda se apresenta inovador e exclusivo.

Cuide da equipe para implementar o diferencial competitivo

Às vezes, é difícil para os colaboradores entenderem o negócio. Primeiro você precisa definir os pontos positivos que precisam ser fortalecidos. Depois, atualize e capacite todos os envolvidos com a cultura da empresa.

Assim, a sua marca transmite os valores estabelecidos em todos os contatos e canais de atendimento. Imagine que seus leads façam uma pesquisa online antes de visitar sua loja física (o que é uma tendência) e têm uma experiência integrada, identificando sua marca? O fortalecimento da cultura alinha o posicionamento da empresa.

 

vantagem competitiva

 

Use a análise SWOT para identificar oportunidades em potencial

Também conhecida como FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), essa é uma ferramenta que cruza dados internos e externos sobre o seu empreendimento. Você sabe o motivo da SWOT ser um recurso importante?

  • Entender as tecnologias do mercado que sua empresa precisa acompanhar;
  • Descobrir quais são as vantagens únicas do seu negócio;
  • Acompanhar oportunidades que podem se transformar no seu diferencial competitivo. Como um valor agregado (agilidade, personalização, dentre outros) ou mesmo uma técnica (automação do atendimento ou geolocalização, por exemplo).

Conte com apoio profissional para uma visão mais abrangente

Você já identificou pontos que podem virar o diferencial competitivo do seu negócio ou mesmo não sabe qual destacar para a sua empresa? Talvez seja hora de contar com uma consultoria de Marketing para ter uma perspectiva mais segura sobre a sua empresa. Além de ser experiente, uma agência está sempre se atualizando sobre ferramentas de análise e o mercado.

O diferencial competitivo é muito importante para fortalecer o propósito de marca, criando exclusividade e conexão com o público certo. Identifique a melhor forma de destacar as soluções que a sua empresa entrega e assegure de a concorrência não copiará seu diferencial com facilidade. Para garantir uma visão certeira e otimizada, faça uma consultoria do seu negócio.

 

 

Fonte: Orgânica Digital.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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