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Você sabe o que é gestão de tráfego? Entenda o que é e conheça como fazer!

Fazer uma boa gestão de tráfego é fundamental para garantir um fluxo maior de visitantes em seus canais digitais. Afinal, quanto mais visitas o seu site recebe, mais bem posicionado ele vai aparecer entre os resultados de pesquisa.

Consequentemente, seu negócio conquista mais oportunidades de vendas, consegue se destacar em meio aos concorrentes, conquistam engajamento do público e atrai potenciais clientes. Tudo isso aumenta as vendas e o faturamento.

Um dos maiores objetivos das empresas atualmente é conquistar uma boa posição nos resultados do Google. 

Desde que o marketing digital se tornou essencial para a sobrevivência dos negócios, aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa tornou-se o foco.

Com a popularização da internet, o comportamento do consumidor moderno mudou, e hoje ele está em busca de informações, sobre os mais variados produtos e serviços, antes de realizar uma compra.

No entanto, para garantir que os seus canais tenham um bom fluxo de visitas, é necessário fazer a gestão de tráfego.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito dessa gestão, mostrar a sua importância, dar dicas para realizá-la e apontar alguns de seus benefícios. Confira!

 

Por dentro do conceito de gestão de tráfego

Antes de entender o que é gestão de tráfego, você precisa compreender o conceito de tráfego. Ele nada mais é do que o fluxo de visitas que acessa as páginas dos canais digitais da sua empresa, como:

  • Site;
  • Redes sociais;
  • Canal do YouTube;
  • E-commerce.

Fazer esse acompanhamento é vital porque, quanto mais pessoas acessarem os seus canais digitais, mais chances você terá de ser encontrado na internet.

Para ter um bom resultado com seus canais, um fabricante de totem de sinalização precisa fazer a gestão de tráfego.

Trata-se de uma estratégia que tem o objetivo de aumentar a quantidade de usuários e visitantes em canais digitais da marca.

A gestão de tráfego funciona por meio da segmentação de públicos, tendo como foco um grupo de pessoas que possa se interessar por seus produtos e serviços.

Também é necessário analisar métricas para gerenciar esse fluxo, de modo a qualificá-lo e potencializar as chances de essas visitas se transformarem em oportunidades de negócio.

Durante esse trabalho, o gestor analisa os canais digitais mais apropriados para a empresa, pois é por meio deles que aumentam as conversões de visitantes em leads, que se tornam leads qualificados, posteriormente em oportunidades até que se tornam clientes.

Só que para chegar a esses resultados, é preciso saber como fazer uma boa gestão de tráfego, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Dicas de gerenciamento de tráfego para o seu negócio

Para melhorar o desempenho do seu negócio, você cuida de cada detalhe, por exemplo, quando planeja uma boa fachada de loja de roupas, quando distribui um folder ou quando lança uma promoção.

Tudo isso tem como objetivo atrair pessoas para a sua empresa, mas você também precisa atraí-las na internet, e uma maneira de fazer isso é por meio da gestão de tráfego, e dentre as principais estratégias desse trabalho estão:

 

1 – Conhecer o seu público

É fundamental que você conheça o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que podem se interessar pelos seus produtos e serviços e vir a comprá-los.

Entre as características dessas pessoas, você precisa descobrir a idade, profissão, interesses, problemas, hábitos de consumo, entre outras.

Para saber essas informações, você pode contar com ferramentas online, que te ajudam a realizar uma pesquisa e descobrir de que maneira as pessoas procuram pelos produtos e serviços que você vende.

 

2 – Escolher um tipo de tráfego

Os dois principais tipos de tráfego que existem são pagos e orgânicos. O tráfego pago são os anúncios que você faz em plataformas como o Google e as redes sociais.

O tráfego orgânico, por sua vez, são estratégias de SEO, criação de conteúdo e outros recursos que levam mais tempo para fazer efeito, mas que também são mais duradouros.

Assim como você investe nos serviços de uma empresa de comunicação visual, é fundamental trabalhar com esses dois tipos de tráfego incluí-los em suas estratégias de marketing digital.

O tráfego pago vai divulgar os seus produtos e serviços diretamente, enquanto o tráfego orgânico constrói a credibilidade e a autoridade da sua marca na internet.

 

3 – Fazer um planejamento

Ao criar os anúncios de tráfego pago nas redes sociais, você precisa criar etapas que vão conduzir o visitante pelo funil de vendas, desde o momento em que ele descobre o seu negócio, até o fechamento da venda.

Esse processo também acontece durante a criação de conteúdo para o blog. São esses materiais que vão nutrir os visitantes do topo ao fim do funil de vendas.

 

4 – Criar a persona do negócio

Tudo o que você fizer para promover o seu negócio e torná-lo conhecido, como no caso dos serviços de comunicação visual, deve ser direcionado à persona da sua empresa.

A persona é o personagem que representa o perfil do seu cliente ideal, ela possui nome, idade, gênero, profissão, necessidades, objetivos, problemas e desejos, assim como qualquer pessoa.

Depois que você cria a persona com base em informações reais, descobre de que maneira sua página pode ajudar os visitantes.

Você também pode aplicar esse direcionamento em outras estratégias, inclusive offline, como no caso dos folders empresariais.

A partir do momento em que todas as suas ações são direcionadas para um perfil de cliente específico, naturalmente você conquista um tráfego maior e mais seletivo em seus canais.

 

5 – Investir em conteúdos ricos

A qualidade dos conteúdos que seu negócio publica no site ou blog, bem como as pautas que eles abordam, é determinante para atrair usuários.

Quanto mais publicações relevantes você fizer, mais visitas vai receber, visto que conteúdos ricos ajudam as suas páginas a aparecerem entre os primeiros resultados de pesquisa.

Esses materiais podem assumir diversos formatos, como vídeos, imagens, textos, áudios, infográficos, entre outros.

Entretanto, não se esqueça de que, independentemente do formato em que você vai publicar, seus conteúdos precisam ser realmente relevantes e focados em pautas de interesse do seu público-alvo.

 

6 – Analisar dados e métricas

Para saber como está o desempenho dos seus esforços online e até mesmo das estratégias offline, como impressão de materiais gráficos, é fundamental analisar constantemente os dados e métricas de suas ações.

É dessa forma que você vai valer todo o seu investimento, como escolha das palavras-chave e segmentação de público.

Essa análise ainda permite que você mude e aperfeiçoe as estratégias, de modo que elas melhorem seu resultado e façam valer a pena todo o dinheiro e tempo investidos.

 

Vantagens da gestão de tráfego

O consumidor moderno não quer comprar apenas um produto ou serviço, mas adquirir algo que tenha um alto valor agregado. É dessa forma que as soluções atendem às suas demandas.

No entanto, existem muitas empresas dispostas a oferecer o que essas pessoas procuram e com muitos diferenciais, como rótulos personalizados, atendimento de qualidade, entre outros quesitos.

Na internet, todas essas empresas também estão investindo em maneiras de atrair os consumidores, por isso, é imprescindível que o seu negócio consiga impactar o público-alvo antes da concorrência.

Uma das estratégias utilizadas para isso é a produção de conteúdo relevante, mas ele precisa chegar até as pessoas. É exatamente aqui que entra a gestão de tráfego, pois ela faz com que suas publicações cheguem às pessoas interessadas.

Isso acontece independentemente do formato do material, pois o que vale é o assunto que ele aborda e o acompanhamento de seu desempenho.

Dentro do seu estabelecimento, você vai investir em maneiras de fazer com que a pessoa entre, por exemplo, colocando adesivo personalizado para loja na vitrine.

Mas você pode fazer com que as pessoas procurem o seu estabelecimento depois de visualizarem suas páginas na internet.

Para trabalhar esse interesse, a gestão de tráfego engloba as publicações no blog, criação de vídeos e outros materiais como e-book, e-mail marketing e assim por diante.

Por meio desse trabalho, você evita que tudo o que foi produzido para gerar tráfego fique difuso. Dessa forma, todos esses investimentos serão direcionados para quem realmente possa se interessar pelos seus produtos e serviços.

 

Conclusão

A internet é um espaço democrático em que todos podem estar presentes, mas é exatamente isso que aumenta a competitividade entre as empresas.

A boa notícia é que, quem sabe trabalhar e utilizar boas estratégias de marketing digital, como a gestão de tráfego, consegue se destacar e chamar a atenção do público.

Por meio desse trabalho, você aumenta a quantidade de visitantes em seus canais digitais, o que traz mais oportunidades de vendas, tornando o seu negócio mais lucrativo e competitivo no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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