INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Website: Passos importantes para ter bons resultados!

É impossível negar algumas transformações pelas quais o mundo corporativo vem passando, sendo uma das principais a da digitalização e da internet como um todo, tornando o website cada vez mais importante para qualquer empresa.

De fato, já se foi a época em que era possível ficar contando com o boca a boca, como se bastasse abrir a porta da loja e esperar que os clientes surgissem por conta própria. 

Na verdade, mesmo no mundo offline nunca foi assim, pois era mais complexo.

Basicamente, havia mil e uma maneiras de uma marca conseguir aparecer para as pessoas certas, do jeito certo e na hora certa, que é a missão do marketing. 

Isso podia muito bem ir desde panfletagem, outdoors e revistas até televisão e grandes eventos.

Hoje essa continua sendo a obrigação principal do marketing, fazer com que a empresa marque presença de modo racional e sistematizado. Contudo, o site de uma gráfica rápida digital acaba tendo de seguir algumas regras bem diferentes.

Por exemplo, não basta comprar um domínio e subir um site apenas com as informações básicas sobre a empresa, como endereço, horário de funcionamento e dados para contato, ou seja, tornar o site algo como um panfleto ou um cartão de visitas.

Na verdade, o website segue outras regras e uma linha totalmente diferente em termos de comunicação. Assim como os veículos que hoje ajudam a divulgar são consideravelmente diferentes quando comparados à televisão ou ao rádio de antigamente.

Para começar, podemos falar dos benefícios e vantagens, sendo um dos principais o da própria democratização que a esfera digital conseguiu proporcionar. No fundo, só as marcas mais ricas conseguiam algo como o horário nobre da televisão.

Afinal, eram anúncios caríssimos, cujos segundos chegavam a custar centenas de milhares de reais, para dividir a cena com uma ou outra novela famosa. 

Hoje a maior vitrine do mundo são os buscadores, nos quais é possível aparecer de graça.

Basta abrir um dos maiores motores de busca do mundo, que é o Google, e escrever algo como uma placa de identificação de salas personalizada, verificando que abaixo de quatro ou cinco links patrocinados (pagos), há vários outros orgânicos.

Esse posicionamento orgânico, do qual falaremos bastante abaixo, aponta justamente os sites que apareceram pelo mérito de cumprir os parâmetros e algoritmos da plataforma, em vez de terem investido altos valores em propaganda.

Além da democratização, há a questão do custo-benefício, já que manter uma loja física com poucos funcionários pode ser algo consideravelmente dispendioso, se considerarmos os custos com aluguel, água, luz, internet, salários e afins.

Já com um website simples é possível abrir mão de boa parte do gasto com infraestrutura, além de contar com todo um suporte tecnológico que pode impedir até mesmo o gasto com funcionários, além de problemas trabalhistas e coisas similares.

Afinal, um website qualquer fica nada menos que 24h por dia no ar, sete dias da semana, sem que ninguém precise receber salário, hora extra ou insalubridade por isso. Basta manter os valores de hospedagem e manutenção, que são pequenos.

Até porque, o tipo de empresa não muda nada, podendo ser um estoque grande ou pequeno, de uma papelaria que vende pasta personalizada para empresa ou da fábrica que manufatura esse item. O site, naturalmente, não se altera por causa disso.

Por isso, é que decidimos escrever este conteúdo, trazendo o tema sobre os passos mais importantes para você ter bons resultados com seu website, conquistando a tão sonhada estabilidade de uma empresa que vende bem, e vende sempre.

Lembrando que a importância deles já não é uma questão de opinião, pois as próprias pesquisas revelam isso. 

Uma das mais recentes saiu pela famosa Ebit/Nielsen, que é referência na área de e-commerce, lojas virtuais e afins.

O boletim começou por revelar que mais de 40% das empresas nacionais ainda não têm site, portanto a hora de entrar é agora, antes que fique mesmo saturado. Depois, constatou que mais de 60% das empresas com sites têm melhores resultados.

Sendo que esses resultados incluem desde um tráfego maior no site até mais captação de leads e um número significativamente maior de vendas e de engajamento, ou seja, com o resultado prático vem também o estratégico, que é o fortalecimento de marca.

Realmente, quando um site de avaliação de ativos para empresa se destaca em seu segmento, ele acaba entrando em um círculo virtuoso em que cada novo compartilhamento gera maior tráfego, mais comentários positivos, mais vendas e daí em diante.

Diante disto, se o seu grande interesse é realmente mergulhar de cabeça em um guia com o passo a passo de como transformar um site simples em uma verdadeira máquina de vendas, então basta seguir na leitura com a gente até o fim.

 

Faça um planejamento

Um passo fundamental para todo empreendedor encontrar os bons resultados que procura na criação de um website é começar pelo planejamento.

Ali você determina todos os fatores realmente importantes, mais ou menos como se estivesse fazendo um verdadeiro Business Plan (Plano de Negócios).

Com a diferença de que aqui você não vai planejar toda a empresa ou mesmo todas as estratégias de marketing, mas apenas a do website. 

Esse enfoque também potencializa ainda mais o recurso, tornando-o bem mais assertivo.

Assim, se a empresa lida com agenda personalizada com nome, ela pode levantar todos os dados e as ferramentas que vão fazer parte desse projeto.

Basicamente, os pilares indispensáveis a comparecer são os seguintes:

  • Os objetivos;
  • As métricas;
  • Os recursos;
  • As propagandas;
  • Os conteúdos;
  • Os funcionários;
  • O orçamento.

Enfim, ao colocar tudo isso no papel e transformar literalmente em um documento, você vai perceber que antes mesmo de ir para o ar, seu site estará pronto em sua cabeça, com o começo, meio e fim de cada campanha ou ação.

Com isso, não se corre o risco de faltar mão de obra, ou dinheiro para ser investido ou de se arrepender de um objetivo que tivesse sido decidido às pressas.

Em suma, é o planejamento que dá racionalidade e previsibilidade ao seu website, sendo que esses são valores insubstituíveis no mercado atual.

 

O marketing de conteúdo

Outro planejamento de ouro é o da sua linha editorial, que pode ser a diferença entre você realmente chegar até o fim da estratégia, ou desistir no meio do caminho.

Ao definir cada conteúdo que será escrito dentro de um período mensal, semestral ou mesmo anual, você mitiga o cansaço e os imprevistos do dia a dia.

Além disso, já vai se alinhando com o marketing de conteúdo, que é hoje uma das principais ferramentas de divulgação do mundo todo.

O modo que uma empresa de painel luminoso para loja tem de fazer isso é anexando um blog ao website, para publicar artigos diários ou semanais. 

Eles precisam ser originais, relevantes e bem otimizados, para atraírem cada vez mais gente.

Assim, as pessoas terão um motivo não apenas para entrar no seu website, mas sobretudo para voltar nele com frequência e até para compartilhar e indicar aos outros.

Depois, você ainda pode utilizar esses artigos mais densos como base para conteúdos mais leves, como postagens de rede social, ou mesmo script de lives, podcasts, workshops e afins. Saber reutilizar o conteúdo é um dos grandes segredos de um website.

 

Pense também no visual

Ao falar sobre o conteúdo e a importância desse tipo de marketing hoje, é muito comum as pessoas acabarem deixando a identidade visual de lado.

Na verdade, é preciso garantir uma experiência completa para seus visitantes, leitores e clientes. 

Portanto, é fundamental ter um bom layout, uma paleta de cores harmoniosa, uma tipografia interessante e daí em diante.

Quando você entra em um site de totem fotográfico completo, por exemplo, isso se torna ainda mais importante, pois a empresa trabalha na área de comunicação visual.

Um critério bacana aqui é o da escaneabilidade, que é o modo como você sofre o impacto geral do site, ao entrar na home e correr a barra de rolagem, antes mesmo de ler algo. Se for um impacto positivo, sua experiência tende a ser melhor.

 

Invista em tecnologia

Há várias frentes tecnológicas que podem ser implementadas em um website e ajudar na hora de gerar bons resultados para o seu negócio.

Os chatbots são um exemplo, pois são robôs de atendimento que operam 24h por dia, captando leads e dando suporte para dúvidas básicas.

Uma empresa de banner infantil personalizado também pode integrar o website a um programa de funil de vendas, como na hora de disparar e-mails em massa e newsletters.

Além de automatizar o processo, isso aumenta a proximidade com seu público, pois permite disparar mais conteúdos em um tempo menor, o que é fundamental.

 

Considerações finais

Sendo assim, cada dia mais os websites se tornam não um diferencial ou uma mera questão de gosto, mas sim uma ferramenta indispensável para a sobrevivência de uma empresa.

Aqui trouxemos dicas e conselhos práticos sobre como dar os passos mais importantes no sentido de garantir os melhores resultados possíveis.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.