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YouTube Ads: veja mais sobre a ferramenta e as suas vantagens!

Youtube Ads é uma plataforma de anúncios dentro do Youtube, ela é responsável por alavancar a popularidade de uma marca, empresa ou qualquer tipo de negócio com propagandas audiovisuais que são inseridas em conteúdos de algum canal.

O recurso funciona como os comerciais presentes nos canais televisivos ou estações de rádio que, durante alguns segundos ou minutos, interrompem a programação para anunciar alguma publicidade.

 

Atualmente, essa ferramenta audiovisual digital tem sido uma ótima alternativa para marcas que desejam conquistar destaque. 

 

Hoje, o Youtube tem sido um concorrente assíduo da televisão e já serve, inclusive, como fonte de informação populacional.

 

De acordo com dados levantados pela Google, 55% das pessoas que pesquisam sobre um produto no Google, recorrem ao YouTube para conhecer opiniões, ver resenhas e visualizar a mercadoria, antes de decidir comprá-la.

 

Além disso, segundo pesquisa realizada pela Cisco, em 2021, 82% do tráfego de internautas se deve ao consumo de vídeos. Esses dados mostram a relevância dessa mídia para a população.

 

O grande diferencial do Youtube em relação à Televisão é a possibilidade de escolha dos usuários sobre os conteúdos que serão consumidos. A plataforma oferece uma junção de todo tipo de assunto, desde informações até entretenimento.

 

Diante dessa variedade de criações, é possível utilizar o recurso do YouTube Ads para segmentar um anúncio e alcançar uma grande parcela de um determinado público-alvo de uma marca.

 

Para alavancar a popularidade de um negócio, não é necessário contar somente com o auxílio de um painel luminoso para propaganda, comerciais televisivos e radiofônicos e materiais impressos entregues às pessoas.

 

O processo digital exige apenas a criação de uma campanha em vídeo, a segmentação de seu público e a escolha dos canais a quem ela deseja vincular. 

 

Dessa forma, será possível alcançar resultados como:

 

  • Flexibilidade do preço da campanha;
  • Controle e acesso às métricas;
  • Direcionamento assertivo;
  • Maior alcance do público-alvo.

 

O direcionamento selecionado das propagandas proporciona um efeito semelhante à distribuição de envelopes de convites para determinadas pessoas. 

 

Elas recebem em suas “mãos” algo que você, intencional e calculadamente, decidiu entregá-las. Canais de moda divulgam propagandas de roupas, sapatos e acessórios. 

 

Canais de bem-estar divulgam anúncios de convênios médicos, academias e todo tipo de cuidado com a saúde. Lógicas semelhantes são aplicadas a outros segmentos anunciantes.

Quais são e como funcionam os anúncios do Youtube Ads?

 

As propagandas criadas e direcionadas à plataforma de conteúdos audiovisuais podem apresentar três formatos diferentes, além de contarem com a possibilidade de controle do tempo de duração.

 

Os anúncios em formato de texto, semelhantes a um painel backdrop personalizado, podem ser usados com o objetivo de tornar a marca lembrada de forma discreta. Geralmente, o texto aparece rapidamente em 20% da parte inferior de um vídeo.

 

Chamados de overlay, de acordo com o Support Google, esses só podem ser visualizados em telas de computadores e devem possuir o tamanho de 468 x 60 ou 728 x 90 pixels.

 

Os anúncios gráficos, que utilizam banner personalizado com foto, ilustração, tipografia ou logotipo da marca, chamados de bumper ads, podem ser assistidos em desktop e mobile e possuem, no máximo, seis segundos de duração.

 

As propagandas em vídeos também podem ser assistidas em mais de uma tela e podem ser criadas para serem ou não serem puladas pelos usuários. Na opção de pular, o usuário pode descartar o anúncio após cinco segundos.

 

Já na alternativa não pular, o usuário precisa terminar de assistir o anúncio que varia de 15 a 20 segundos, para prosseguir com a exibição do vídeo selecionado. Nos dois casos, a exibição pode acontecer no começo, meio ou fim de uma reprodução.

 

Além desses formatos, existe o chamado masthead, que aparece no topo do Youtube, em todos os tipos de telas, como uma placa PS personalizada que chama a atenção do público que acessa ao canal, antes mesmo de assistir a um vídeo.

 

Para conseguir realizar esse tipo de publicidade, é preciso uma pré-avaliação de um representante Google e envios de alguns processos criativos em até 48 horas antes da publicação.

Como anunciar na ferramenta?

 

Após conhecer um pouco da importância do YouTube Ads e de como funcionam os tipos de anúncios da ferramenta, é importante saber quais são os passos necessários para conseguir anunciar uma marca.

 

Um dos requisitos primordiais é a produção de propagandas atraentes, feitas por profissionais da publicidade. A partir disso, será possível dar os primeiros passos para anunciar.

 

Por meio da criação de uma conta no Gmail será possível criar uma conta no YouTube com todas as informações necessárias do canal e dos temas e conteúdos que serão publicados nele.

 

Ao criar o canal, o usuário deverá acessar o site do Google Ads, realizar um cadastro e vincular essa plataforma ao canal criado no Youtube. Em seguida, é essencial estar atento a alguns pontos importantes.

 

Ao fazer o login e acessar a plataforma Ads, é necessário se dirigir até a opção “nova campanha”. Com isso, será possível criar a primeira campanha, em qualquer um dos formatos mencionados anteriormente.

 

Após essa etapa de criação, o objetivo do anúncio deverá ser escolhido, entre eles, pode-se encontrar: vendas, promoções e visitas a lojas. Outro ponto importante é a segmentação do público-alvo.

 

Entre essas informações a respeito do grupo almejado, poderão ser selecionados a idade, gênero, média salarial e geolocalização das pessoas a serem atingidas pela publicidade.

 

Depois de ter uma campanha criada, com objetivos definidos e segmentação estabelecida, é necessário escolher onde o anúncio aparecerá no Youtube, por vídeos ou pela rede de display.

 

É primordial também estabelecer o valor do orçamento a ser gasto, o idioma da campanha, quais países o anúncio atingirá, além da data de início e de final da estratégia estabelecida.

Quais são as vantagens de investir no Youtube Ads?

 

Considerando o grande consumo de conteúdos audiovisuais em plataformas digitais, investir em propagandas que atinjam as pessoas que estão presentes nesse ambiente é uma ótima forma de alavancar os negócios.

 

Diversas são as vantagens que podem ser conquistadas com essa estratégia de publicidade para aumentar o número de vendas, e consequentemente, a lucratividade de uma marca, entre elas, pode-se mencionar as seguintes:

 

1 – Preço de acordo com o orçamento da empresa

Quem estabelece o valor a ser investido é o próprio anunciante, adaptando-o de acordo com a realidade de suas finanças. 

 

Além disso, a cobrança só começará a acontecer a partir de um retorno do público.

 

O anunciante será cobrado com base no engajamento do seu anúncio, portanto, quanto mais cliques, maior será a taxa a ser paga. Dessa forma, o investimento feito sempre terá um retorno.  

 

2 – Controle de resultados

Além das informações de cobranças por clique, é possível visualizar dados de quem assistiu o anúncio por mais de cinco segundos, por mais de 30 segundos e quem acessou o site presente na campanha.

 

Também é possível ter acesso ao valor total de cliques e exibições dos anúncios, proporcionando uma visão geral e detalhada do desempenho da propaganda aplicada pelo anunciante.

 

3 – Segmentação assertiva

Na criação de um anúncio, é possível selecionar a quem ele será direcionado. Todos os detalhes incluídos sobre o público-alvo fazem com que a propaganda chegue e influencie somente pessoas que possam ter interesse no produto ou serviço oferecido.

 

Conhecer o grupo com quem o anunciante está se comunicando é primordial para estabelecer um formato de comunicação de oferta que seja atraente para suas necessidades e desejos.

 

4 – Abrangência e popularidade

Considerando os dados fornecidos pela Google, que dizem que 80% das pessoas alternam suas pesquisas entre Google e Youtube antes de realizar a compra de um produto, é essencial se inserir nesse meio popular de comunicação.

 

Com uma boa campanha, é possível abranger diversas localidades e alcançar uma popularidade entre o grande número de pessoas que acessam a plataforma de conteúdos audiovisuais.

Como a ferramenta pode auxiliar um e-commerce?

Suponhamos que uma gráfica rápida digital queria expandir os seus negócios e alcançar um maior número de pessoas que tenham interesse em algum dos serviços oferecidos e manter o interesse da clientela ativo.

 

Como ela já possui um formato digital, a melhor alternativa de mídia paga é o Youtube Ads, considerando que o público presente no Youtube é o mesmo que consome conteúdos digitais e efetua contratações online.

 

Os primeiros anúncios de promoções limitadas já foram feitos e direcionados a potenciais clientes. 

 

Agora, o objetivo é focar nos benefícios que serão lançados ao público fidelizado, como a oferta de brindes personalizados para clientes.

 

Com uma campanha atraente e segmentação bem feita, é possível que, além de atrair a clientela que já é fiel aos serviços, o anúncio atinja novas pessoas que se interessem pelo trabalho gráfico e pelos benefícios oferecidos ao público.

 

A partir desse interesse das pessoas, o número de cliques na campanha aumentará, cobrindo o investimento feito pelo anunciante, e consequentemente, gerando novas vendas e aumentando a lucratividade.

 

Esse cenário de engajamento e retorno financeiro poderá impactar até mesmo o ambiente físico da gráfica, como reforma de loja do seu ambiente físico e expansão do portfólio de serviços oferecidos.

Considerações finais

 

Sendo assim, como mencionado no caso anterior, serviços e lojas virtuais precisam buscar alcançar o público que esteja presente no mesmo ambiente digital, portanto, investir em anúncios em Youtube Ads pode ser a melhor saída.

 

Não adianta tentar alcançar um público de internautas por meio de campanhas televisivas, por exemplo. O ambiente escolhido para as propagandas deve acompanhar o formato de negócio de uma empresa.

 

Por isso, a ferramenta em questão pode ser uma boa alternativa para o e-commerce e alcançar uma boa parcela da população, de forma rápida, prática e econômica.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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