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ZMOT – Conheça a Chave para Influenciar o Consumidor

O que você diria se eu te contasse que está perdendo grandes oportunidades ao não investir no ZMOT?

Talvez você sequer saiba o que é isso, mas não se preocupe porque vou te contar em detalhes!

O ZMOT (Zero Moment of Truth), ou Momento Zero da Verdade, é um conceito que tem o objetivo de entender como os consumidores tomam sua decisão de compra e quais fatores podem influenciá-los nessa trajetória.

Isso quer dizer que o ZMOT é a oportunidade perfeita para que a sua marca entre em ação, se fazendo presente e convencendo o cliente de que ele deve escolher você!

Esse momento da verdade foi uma descoberta feita pelo Google em parceria com a Shopper Science. Após estudar mais de 5000 empresas, eles chegaram a 4 pilares de influência que estruturam o ZMOT.

Como sabemos da importância desse momento, vamos te mostrar em detalhes cada um deles.

 

zmot

 

4 Pilares do ZMOT

Ao tomar uma decisão, seja qual for, as pessoas podem ser influenciadas por inúmeros fatores externos, como opiniões ou preços, quando falamos de produtos.

Graças ao estudo que mencionamos acima, foi possível organizar os principais fatores de influência sobre o consumidor em 4 pilares chave que permitem às empresas darem aquele empurrãozinho no cliente e convencê-lo a comprar.

Esses pilares se unem a estratégias do Marketing Digital abrindo fronteiras promissoras para as empresas.

Os pilares são:

  1. Ranqueamento
  2. Avaliações
  3. Listas Comparativas
  4. Promoções e Cupons

Ranqueamento

Estar presente em boas classificações nos ranqueamentos de busca online é essencial para que seu cliente consiga chegar até você.

Entretanto, alguns dados podem deixar mais claro até que ponto vai essa importância.

Um estudo realizado pela Advanced Web Ranking descobriu que o 1º link orgânico ranqueado no google tem um percentual de cliques de 33%. Já o 2º colocado atinge cerca de 15% das interações.

Esses valores vão diminuindo drasticamente até chegarem a uma porcentagem irrelevante, como é o caso do 15º link, que consegue apenas 0,04% dos cliques.

E uma vez que o Google é responsável por 90% de todas as pesquisas online, ser bem ranqueado – em especial nessa plataforma – é extremamente importante.

Para isso, foque seus esforços em estratégias de SEO. Elas podem te ajudar a melhorar o ranqueamento e os cliques.

Avaliações

Você confia em tudo o que vê na internet? Provavelmente não, e nem deveria.

O mesmo acontece quando pensamos em consumir online. Os clientes não costumam confiar de primeira nas empresas e acabam por buscar avaliações positivas para se sentirem seguros ao realizar uma compra.

Segundo a Bright Local, 95% dos jovens entre 18 e 34 anos afirmam pesquisar por comentários positivos e 57% deles só efetuam uma compra caso as avaliações sejam entre 4 e 5 estrelas.

Isso significa que criar uma boa reputação online pode ser a diferença para as suas conversões!

Listas Comparativas

É comum que fiquemos indecisos entre produtos semelhantes quando estamos comprando. Por isso as tabelas e listas comparativas são tão importantes.

Ao fornecer as informações sobre os produtos de forma fácil e dinâmica, você não só vai melhorar a User Experience (UX) do seu site como também vai contribuir para que o consumidor avance na jornada de compra.

As listas comparativas podem ser simples, o essencial é mostrar para o cliente que você entende a dúvida dele e está disposto a ajudá-lo nessa decisão.

Além do mais, essa é uma maneira excelente de influenciá-lo e também fixar a sua marca na mente do cliente através das heurísticas.

Promoções e Cupons

A busca por promoções na internet costuma consumir cerca de 2 horas semanais da vida de um cliente comum. Isso porque 85% deles tendem a procurar por descontos para lojas online e físicas.

Esses dados, fornecidos pela Acess Development, apenas confirmam algo que já sabíamos: o preço é um fator de decisão importantíssimo.

Mas olhe para isso como uma oportunidade de gerar mais conversões!

Se seus clientes buscam por cupons, descontos e promoções, ofereça isso a eles. Essa é uma forma muito fácil e produtiva de convertê-los durante o ZMOT.

Conclusão

O Momento Zero da Verdade é uma grande oportunidade que podemos usar para conhecer o consumidor e a forma como ele toma suas decisões.

Quanto mais informações tiver sobre isso, mais fácil será entender a importância dos 4 pilares.

Essa é uma forma extremamente proveitosa de influenciá-los a escolherem você.

Deixe um comentário para nós contando o que achou do conteúdo!

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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